Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riegel, Roberta Plagg
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134078
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal a aplicação prática de uma proposta para o ensino da Geometria Plana, que vise ajudar os alunos a visualizar e elaborar uma estratégia de resolução de problemas, referentes a figuras compostas por mais formas geométricas. Para tanto foi empregada a metodologia da Engenharia Didática, em duas turmas de 8º série da Escola Estadual de Ensino Médio Décio Martins Costa, no ano de 2014, com o auxílio do software Sketchup. A proposta tinha a intenção de mostrar para os alunos como surge uma figura sobreposta, e a partir dessa lógica de construção montar um conceito do que realmente é a área e o perímetro dessas figuras. A experiência foi bastante significativa e os resultados demonstraram que os alunos obtiveram uma compreensão maior sobre a construção dessas formas geométricas, o que consequentemente ampliou o senso crítico na resolução de problemas.
id UFRGS-2_41ffdff911dd611e768969be2cbb5319
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134078
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Riegel, Roberta PlaggCastro, Manuela Longoni de2016-03-24T02:06:15Z2015http://hdl.handle.net/10183/134078000985938O presente trabalho tem como objetivo principal a aplicação prática de uma proposta para o ensino da Geometria Plana, que vise ajudar os alunos a visualizar e elaborar uma estratégia de resolução de problemas, referentes a figuras compostas por mais formas geométricas. Para tanto foi empregada a metodologia da Engenharia Didática, em duas turmas de 8º série da Escola Estadual de Ensino Médio Décio Martins Costa, no ano de 2014, com o auxílio do software Sketchup. A proposta tinha a intenção de mostrar para os alunos como surge uma figura sobreposta, e a partir dessa lógica de construção montar um conceito do que realmente é a área e o perímetro dessas figuras. A experiência foi bastante significativa e os resultados demonstraram que os alunos obtiveram uma compreensão maior sobre a construção dessas formas geométricas, o que consequentemente ampliou o senso crítico na resolução de problemas.application/pdfporGeometria planaEngenharia didáticaConstrução de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985938.pdf000985938.pdfTexto completoapplication/pdf759940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134078/1/000985938.pdfab4011c4c5988b92cd8b4e4ab0e017cbMD51TEXT000985938.pdf.txt000985938.pdf.txtExtracted Texttext/plain40138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134078/2/000985938.pdf.txt17dcd5404577c64806bc2af75557d27aMD52THUMBNAIL000985938.pdf.jpg000985938.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134078/3/000985938.pdf.jpg3cc1452ebd3aeed4a555c84168d63708MD5310183/1340782018-10-29 08:04:52.35oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134078Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:04:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro
title Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro
spellingShingle Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro
Riegel, Roberta Plagg
Geometria plana
Engenharia didática
title_short Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro
title_full Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro
title_fullStr Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro
title_full_unstemmed Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro
title_sort Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro
author Riegel, Roberta Plagg
author_facet Riegel, Roberta Plagg
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Riegel, Roberta Plagg
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Manuela Longoni de
contributor_str_mv Castro, Manuela Longoni de
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria plana
Engenharia didática
topic Geometria plana
Engenharia didática
description O presente trabalho tem como objetivo principal a aplicação prática de uma proposta para o ensino da Geometria Plana, que vise ajudar os alunos a visualizar e elaborar uma estratégia de resolução de problemas, referentes a figuras compostas por mais formas geométricas. Para tanto foi empregada a metodologia da Engenharia Didática, em duas turmas de 8º série da Escola Estadual de Ensino Médio Décio Martins Costa, no ano de 2014, com o auxílio do software Sketchup. A proposta tinha a intenção de mostrar para os alunos como surge uma figura sobreposta, e a partir dessa lógica de construção montar um conceito do que realmente é a área e o perímetro dessas figuras. A experiência foi bastante significativa e os resultados demonstraram que os alunos obtiveram uma compreensão maior sobre a construção dessas formas geométricas, o que consequentemente ampliou o senso crítico na resolução de problemas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134078
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985938
url http://hdl.handle.net/10183/134078
identifier_str_mv 000985938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134078/1/000985938.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134078/2/000985938.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134078/3/000985938.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ab4011c4c5988b92cd8b4e4ab0e017cb
17dcd5404577c64806bc2af75557d27a
3cc1452ebd3aeed4a555c84168d63708
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447164688531456