Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134078 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal a aplicação prática de uma proposta para o ensino da Geometria Plana, que vise ajudar os alunos a visualizar e elaborar uma estratégia de resolução de problemas, referentes a figuras compostas por mais formas geométricas. Para tanto foi empregada a metodologia da Engenharia Didática, em duas turmas de 8º série da Escola Estadual de Ensino Médio Décio Martins Costa, no ano de 2014, com o auxílio do software Sketchup. A proposta tinha a intenção de mostrar para os alunos como surge uma figura sobreposta, e a partir dessa lógica de construção montar um conceito do que realmente é a área e o perímetro dessas figuras. A experiência foi bastante significativa e os resultados demonstraram que os alunos obtiveram uma compreensão maior sobre a construção dessas formas geométricas, o que consequentemente ampliou o senso crítico na resolução de problemas. |
id |
UFRGS-2_41ffdff911dd611e768969be2cbb5319 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134078 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Riegel, Roberta PlaggCastro, Manuela Longoni de2016-03-24T02:06:15Z2015http://hdl.handle.net/10183/134078000985938O presente trabalho tem como objetivo principal a aplicação prática de uma proposta para o ensino da Geometria Plana, que vise ajudar os alunos a visualizar e elaborar uma estratégia de resolução de problemas, referentes a figuras compostas por mais formas geométricas. Para tanto foi empregada a metodologia da Engenharia Didática, em duas turmas de 8º série da Escola Estadual de Ensino Médio Décio Martins Costa, no ano de 2014, com o auxílio do software Sketchup. A proposta tinha a intenção de mostrar para os alunos como surge uma figura sobreposta, e a partir dessa lógica de construção montar um conceito do que realmente é a área e o perímetro dessas figuras. A experiência foi bastante significativa e os resultados demonstraram que os alunos obtiveram uma compreensão maior sobre a construção dessas formas geométricas, o que consequentemente ampliou o senso crítico na resolução de problemas.application/pdfporGeometria planaEngenharia didáticaConstrução de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985938.pdf000985938.pdfTexto completoapplication/pdf759940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134078/1/000985938.pdfab4011c4c5988b92cd8b4e4ab0e017cbMD51TEXT000985938.pdf.txt000985938.pdf.txtExtracted Texttext/plain40138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134078/2/000985938.pdf.txt17dcd5404577c64806bc2af75557d27aMD52THUMBNAIL000985938.pdf.jpg000985938.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134078/3/000985938.pdf.jpg3cc1452ebd3aeed4a555c84168d63708MD5310183/1340782018-10-29 08:04:52.35oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134078Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:04:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro |
title |
Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro |
spellingShingle |
Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro Riegel, Roberta Plagg Geometria plana Engenharia didática |
title_short |
Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro |
title_full |
Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro |
title_fullStr |
Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro |
title_full_unstemmed |
Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro |
title_sort |
Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro |
author |
Riegel, Roberta Plagg |
author_facet |
Riegel, Roberta Plagg |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Riegel, Roberta Plagg |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castro, Manuela Longoni de |
contributor_str_mv |
Castro, Manuela Longoni de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria plana Engenharia didática |
topic |
Geometria plana Engenharia didática |
description |
O presente trabalho tem como objetivo principal a aplicação prática de uma proposta para o ensino da Geometria Plana, que vise ajudar os alunos a visualizar e elaborar uma estratégia de resolução de problemas, referentes a figuras compostas por mais formas geométricas. Para tanto foi empregada a metodologia da Engenharia Didática, em duas turmas de 8º série da Escola Estadual de Ensino Médio Décio Martins Costa, no ano de 2014, com o auxílio do software Sketchup. A proposta tinha a intenção de mostrar para os alunos como surge uma figura sobreposta, e a partir dessa lógica de construção montar um conceito do que realmente é a área e o perímetro dessas figuras. A experiência foi bastante significativa e os resultados demonstraram que os alunos obtiveram uma compreensão maior sobre a construção dessas formas geométricas, o que consequentemente ampliou o senso crítico na resolução de problemas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134078 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000985938 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134078 |
identifier_str_mv |
000985938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134078/1/000985938.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134078/2/000985938.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134078/3/000985938.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab4011c4c5988b92cd8b4e4ab0e017cb 17dcd5404577c64806bc2af75557d27a 3cc1452ebd3aeed4a555c84168d63708 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164688531456 |