Contos de fadas : do imaginário às fronteiras da realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nólio, Lara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139575
Resumo: O encantador universo infantil é povoado, em grande parte, por sonhos, fantasias, imaginação, conflitos e questionamentos que levam a criança a sentir-se insegura diante do mundo real. Os contos de fadas, atuando sobre a mente humana, encantam a criança e a fazem identificar-se com esse mundo mágico, transmitindo-lhe valores que a ajudam na compreensão de si mesma e da realidade à sua volta. Nesse sentido, no presente trabalho, busca-se investigar como esses contos de fadas agem na mente e nas emoções da criança, através de histórias representativas de situações e problemas reais. Este estudo tem como fundamentação o reconhecimento da utilização da narração de contos de fadas na resolução de conflitos por meio do imaginário. Assim, destaca-se o problema desta pesquisa: como as narrações dos contos de fadas ajudam no desenvolvimento do imaginário infantil e na resolução dos conflitos internos das crianças, mais especificamente, as crianças na faixa etária de cinco a seis anos que frequentam a Educação Infantil? A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento e análise bibliográfica, mais precisamente, de viés psicanalítico. A metodologia prevê, inicialmente, o estabelecimento de um marco teórico para, em seguida, realizar-se a análise da externalização de conflito após a narração do conto de fadas A Bela Adormecida, que será feita a partir do relatório de estágio realizado com uma turma de educação infantil. Ao final serão apresentados os resultados visualizados através da análise proposta.
id UFRGS-2_4202cfc6e9868af0a7e472462382231f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139575
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nólio, LaraJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2016-04-26T02:07:54Z2015http://hdl.handle.net/10183/139575000990553O encantador universo infantil é povoado, em grande parte, por sonhos, fantasias, imaginação, conflitos e questionamentos que levam a criança a sentir-se insegura diante do mundo real. Os contos de fadas, atuando sobre a mente humana, encantam a criança e a fazem identificar-se com esse mundo mágico, transmitindo-lhe valores que a ajudam na compreensão de si mesma e da realidade à sua volta. Nesse sentido, no presente trabalho, busca-se investigar como esses contos de fadas agem na mente e nas emoções da criança, através de histórias representativas de situações e problemas reais. Este estudo tem como fundamentação o reconhecimento da utilização da narração de contos de fadas na resolução de conflitos por meio do imaginário. Assim, destaca-se o problema desta pesquisa: como as narrações dos contos de fadas ajudam no desenvolvimento do imaginário infantil e na resolução dos conflitos internos das crianças, mais especificamente, as crianças na faixa etária de cinco a seis anos que frequentam a Educação Infantil? A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento e análise bibliográfica, mais precisamente, de viés psicanalítico. A metodologia prevê, inicialmente, o estabelecimento de um marco teórico para, em seguida, realizar-se a análise da externalização de conflito após a narração do conto de fadas A Bela Adormecida, que será feita a partir do relatório de estágio realizado com uma turma de educação infantil. Ao final serão apresentados os resultados visualizados através da análise proposta.application/pdfporConto de fadaEducação infantilContos de fadas : do imaginário às fronteiras da realidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990553.pdf000990553.pdfTexto completoapplication/pdf364384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139575/1/000990553.pdfaa86623a4ab72ce179ae866b428b1451MD51TEXT000990553.pdf.txt000990553.pdf.txtExtracted Texttext/plain112430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139575/2/000990553.pdf.txtd361a24afb757c5c0f7cc5a88c7b2b26MD52THUMBNAIL000990553.pdf.jpg000990553.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139575/3/000990553.pdf.jpg2beebc256baf2b2628be7b6817caeaecMD5310183/1395752018-10-25 09:14:35.788oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139575Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:14:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contos de fadas : do imaginário às fronteiras da realidade
title Contos de fadas : do imaginário às fronteiras da realidade
spellingShingle Contos de fadas : do imaginário às fronteiras da realidade
Nólio, Lara
Conto de fada
Educação infantil
title_short Contos de fadas : do imaginário às fronteiras da realidade
title_full Contos de fadas : do imaginário às fronteiras da realidade
title_fullStr Contos de fadas : do imaginário às fronteiras da realidade
title_full_unstemmed Contos de fadas : do imaginário às fronteiras da realidade
title_sort Contos de fadas : do imaginário às fronteiras da realidade
author Nólio, Lara
author_facet Nólio, Lara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nólio, Lara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
contributor_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Conto de fada
Educação infantil
topic Conto de fada
Educação infantil
description O encantador universo infantil é povoado, em grande parte, por sonhos, fantasias, imaginação, conflitos e questionamentos que levam a criança a sentir-se insegura diante do mundo real. Os contos de fadas, atuando sobre a mente humana, encantam a criança e a fazem identificar-se com esse mundo mágico, transmitindo-lhe valores que a ajudam na compreensão de si mesma e da realidade à sua volta. Nesse sentido, no presente trabalho, busca-se investigar como esses contos de fadas agem na mente e nas emoções da criança, através de histórias representativas de situações e problemas reais. Este estudo tem como fundamentação o reconhecimento da utilização da narração de contos de fadas na resolução de conflitos por meio do imaginário. Assim, destaca-se o problema desta pesquisa: como as narrações dos contos de fadas ajudam no desenvolvimento do imaginário infantil e na resolução dos conflitos internos das crianças, mais especificamente, as crianças na faixa etária de cinco a seis anos que frequentam a Educação Infantil? A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento e análise bibliográfica, mais precisamente, de viés psicanalítico. A metodologia prevê, inicialmente, o estabelecimento de um marco teórico para, em seguida, realizar-se a análise da externalização de conflito após a narração do conto de fadas A Bela Adormecida, que será feita a partir do relatório de estágio realizado com uma turma de educação infantil. Ao final serão apresentados os resultados visualizados através da análise proposta.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T02:07:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139575
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990553
url http://hdl.handle.net/10183/139575
identifier_str_mv 000990553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139575/1/000990553.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139575/2/000990553.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139575/3/000990553.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aa86623a4ab72ce179ae866b428b1451
d361a24afb757c5c0f7cc5a88c7b2b26
2beebc256baf2b2628be7b6817caeaec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224506521419776