Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153089 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância e as contribuições dos contos de fadas para a infância. Tal estudo partiu de uma inquietação pessoal sobre os contos de fadas serem um tipo de literatura prejudicial às crianças a qual pode trazer visões ilusórias da vida. Inicialmente o trabalho discute temas como a literatura e a contação de histórias, trazendo a importância das mesmas para a infância. Busco também refletir sobre os contos de fadas, se é pertinente para os professores trabalharem esse gênero literário em sala de aula, quais são os benefícios que eles podem trazer às crianças e se deve existir alguma resistência sobre esses contos para com as mesmas. Para isso, a metodologia utilizada foi a de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso, utilizando como estratégia a coleta de dados por meio de entrevistas, com um roteiro semiestruturado. Mais precisamente, do material empírico para o debate destas questões foi formulado a partir de entrevistas com treze crianças de quatro a seis anos de idade que possuem contato com este gênero literário. As análises das entrevistas foram feitas a partir da fala das crianças e analisadas a partir do referencial bibliográfico marcado, predominantemente, pelas contribuições de Bruno Bettelheim (1980), sobretudo aquelas apresentadas na obra “A psicanálise dos contos de fadas”. |
id |
UFRGS-2_421b6d92c81bb75deeeeb84578275766 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153089 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Flores, Juliana DuarteReal, Luciane Magalhães Corte2017-02-24T02:25:47Z2016http://hdl.handle.net/10183/153089001013879O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância e as contribuições dos contos de fadas para a infância. Tal estudo partiu de uma inquietação pessoal sobre os contos de fadas serem um tipo de literatura prejudicial às crianças a qual pode trazer visões ilusórias da vida. Inicialmente o trabalho discute temas como a literatura e a contação de histórias, trazendo a importância das mesmas para a infância. Busco também refletir sobre os contos de fadas, se é pertinente para os professores trabalharem esse gênero literário em sala de aula, quais são os benefícios que eles podem trazer às crianças e se deve existir alguma resistência sobre esses contos para com as mesmas. Para isso, a metodologia utilizada foi a de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso, utilizando como estratégia a coleta de dados por meio de entrevistas, com um roteiro semiestruturado. Mais precisamente, do material empírico para o debate destas questões foi formulado a partir de entrevistas com treze crianças de quatro a seis anos de idade que possuem contato com este gênero literário. As análises das entrevistas foram feitas a partir da fala das crianças e analisadas a partir do referencial bibliográfico marcado, predominantemente, pelas contribuições de Bruno Bettelheim (1980), sobretudo aquelas apresentadas na obra “A psicanálise dos contos de fadas”.application/pdfporEducação infantilLiteraturaConto de fadaPerspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013879.pdf001013879.pdfTexto completoapplication/pdf519389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153089/1/001013879.pdfd83a0cf498aadc475e6c7d6a34a16bdaMD51TEXT001013879.pdf.txt001013879.pdf.txtExtracted Texttext/plain72682http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153089/2/001013879.pdf.txtdb7181fec9584da2b62f212a7e3d4a11MD5210183/1530892017-02-25 02:30:42.29893oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153089Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-25T05:30:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados |
title |
Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados |
spellingShingle |
Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados Flores, Juliana Duarte Educação infantil Literatura Conto de fada |
title_short |
Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados |
title_full |
Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados |
title_fullStr |
Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados |
title_full_unstemmed |
Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados |
title_sort |
Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados |
author |
Flores, Juliana Duarte |
author_facet |
Flores, Juliana Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Juliana Duarte |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Real, Luciane Magalhães Corte |
contributor_str_mv |
Real, Luciane Magalhães Corte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Literatura Conto de fada |
topic |
Educação infantil Literatura Conto de fada |
description |
O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância e as contribuições dos contos de fadas para a infância. Tal estudo partiu de uma inquietação pessoal sobre os contos de fadas serem um tipo de literatura prejudicial às crianças a qual pode trazer visões ilusórias da vida. Inicialmente o trabalho discute temas como a literatura e a contação de histórias, trazendo a importância das mesmas para a infância. Busco também refletir sobre os contos de fadas, se é pertinente para os professores trabalharem esse gênero literário em sala de aula, quais são os benefícios que eles podem trazer às crianças e se deve existir alguma resistência sobre esses contos para com as mesmas. Para isso, a metodologia utilizada foi a de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso, utilizando como estratégia a coleta de dados por meio de entrevistas, com um roteiro semiestruturado. Mais precisamente, do material empírico para o debate destas questões foi formulado a partir de entrevistas com treze crianças de quatro a seis anos de idade que possuem contato com este gênero literário. As análises das entrevistas foram feitas a partir da fala das crianças e analisadas a partir do referencial bibliográfico marcado, predominantemente, pelas contribuições de Bruno Bettelheim (1980), sobretudo aquelas apresentadas na obra “A psicanálise dos contos de fadas”. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-24T02:25:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/153089 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013879 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/153089 |
identifier_str_mv |
001013879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153089/1/001013879.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153089/2/001013879.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d83a0cf498aadc475e6c7d6a34a16bda db7181fec9584da2b62f212a7e3d4a11 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224525347553280 |