Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Juliana Duarte
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153089
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância e as contribuições dos contos de fadas para a infância. Tal estudo partiu de uma inquietação pessoal sobre os contos de fadas serem um tipo de literatura prejudicial às crianças a qual pode trazer visões ilusórias da vida. Inicialmente o trabalho discute temas como a literatura e a contação de histórias, trazendo a importância das mesmas para a infância. Busco também refletir sobre os contos de fadas, se é pertinente para os professores trabalharem esse gênero literário em sala de aula, quais são os benefícios que eles podem trazer às crianças e se deve existir alguma resistência sobre esses contos para com as mesmas. Para isso, a metodologia utilizada foi a de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso, utilizando como estratégia a coleta de dados por meio de entrevistas, com um roteiro semiestruturado. Mais precisamente, do material empírico para o debate destas questões foi formulado a partir de entrevistas com treze crianças de quatro a seis anos de idade que possuem contato com este gênero literário. As análises das entrevistas foram feitas a partir da fala das crianças e analisadas a partir do referencial bibliográfico marcado, predominantemente, pelas contribuições de Bruno Bettelheim (1980), sobretudo aquelas apresentadas na obra “A psicanálise dos contos de fadas”.
id UFRGS-2_421b6d92c81bb75deeeeb84578275766
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153089
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Flores, Juliana DuarteReal, Luciane Magalhães Corte2017-02-24T02:25:47Z2016http://hdl.handle.net/10183/153089001013879O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância e as contribuições dos contos de fadas para a infância. Tal estudo partiu de uma inquietação pessoal sobre os contos de fadas serem um tipo de literatura prejudicial às crianças a qual pode trazer visões ilusórias da vida. Inicialmente o trabalho discute temas como a literatura e a contação de histórias, trazendo a importância das mesmas para a infância. Busco também refletir sobre os contos de fadas, se é pertinente para os professores trabalharem esse gênero literário em sala de aula, quais são os benefícios que eles podem trazer às crianças e se deve existir alguma resistência sobre esses contos para com as mesmas. Para isso, a metodologia utilizada foi a de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso, utilizando como estratégia a coleta de dados por meio de entrevistas, com um roteiro semiestruturado. Mais precisamente, do material empírico para o debate destas questões foi formulado a partir de entrevistas com treze crianças de quatro a seis anos de idade que possuem contato com este gênero literário. As análises das entrevistas foram feitas a partir da fala das crianças e analisadas a partir do referencial bibliográfico marcado, predominantemente, pelas contribuições de Bruno Bettelheim (1980), sobretudo aquelas apresentadas na obra “A psicanálise dos contos de fadas”.application/pdfporEducação infantilLiteraturaConto de fadaPerspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013879.pdf001013879.pdfTexto completoapplication/pdf519389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153089/1/001013879.pdfd83a0cf498aadc475e6c7d6a34a16bdaMD51TEXT001013879.pdf.txt001013879.pdf.txtExtracted Texttext/plain72682http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153089/2/001013879.pdf.txtdb7181fec9584da2b62f212a7e3d4a11MD5210183/1530892017-02-25 02:30:42.29893oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153089Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-25T05:30:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados
title Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados
spellingShingle Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados
Flores, Juliana Duarte
Educação infantil
Literatura
Conto de fada
title_short Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados
title_full Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados
title_fullStr Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados
title_full_unstemmed Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados
title_sort Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados
author Flores, Juliana Duarte
author_facet Flores, Juliana Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Juliana Duarte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Real, Luciane Magalhães Corte
contributor_str_mv Real, Luciane Magalhães Corte
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Literatura
Conto de fada
topic Educação infantil
Literatura
Conto de fada
description O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância e as contribuições dos contos de fadas para a infância. Tal estudo partiu de uma inquietação pessoal sobre os contos de fadas serem um tipo de literatura prejudicial às crianças a qual pode trazer visões ilusórias da vida. Inicialmente o trabalho discute temas como a literatura e a contação de histórias, trazendo a importância das mesmas para a infância. Busco também refletir sobre os contos de fadas, se é pertinente para os professores trabalharem esse gênero literário em sala de aula, quais são os benefícios que eles podem trazer às crianças e se deve existir alguma resistência sobre esses contos para com as mesmas. Para isso, a metodologia utilizada foi a de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso, utilizando como estratégia a coleta de dados por meio de entrevistas, com um roteiro semiestruturado. Mais precisamente, do material empírico para o debate destas questões foi formulado a partir de entrevistas com treze crianças de quatro a seis anos de idade que possuem contato com este gênero literário. As análises das entrevistas foram feitas a partir da fala das crianças e analisadas a partir do referencial bibliográfico marcado, predominantemente, pelas contribuições de Bruno Bettelheim (1980), sobretudo aquelas apresentadas na obra “A psicanálise dos contos de fadas”.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-24T02:25:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/153089
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013879
url http://hdl.handle.net/10183/153089
identifier_str_mv 001013879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153089/1/001013879.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153089/2/001013879.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d83a0cf498aadc475e6c7d6a34a16bda
db7181fec9584da2b62f212a7e3d4a11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224525347553280