A etnobotânica Guarani Mbyá : um conhecimento ancestral um conhecimento ancestral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Rita Fabiana Silveira Melo de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197716
Resumo: O presente artigo tem por objetivo relatar e refletir sobre a experiência da autora junto à Tekoá Pindó Mirim, Itapuã, na zona rural de Viamão/RS, local onde aconteceram as vivências para elaboração dos registros das plantas e seus processos curativos e preventivos. Dentro desta comunidade, existe a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Nhamandu Nhemopu’ã, a qual sou professora desde 2014. Utilizando a construção do herbário bilíngue, que serviu como atividade disparadora para o levantamento etnobotânico dos saberes e fazeres ancestrais, as rodas de conversas e saídas na mata foram essenciais nesta pesquisa. Considerando quea educação do campo é uma área que envolve a educação indígena, neste trabalho apresentarei brevemente sobre a educação do campo e aprofundarei mais sobre a cultura e a educação indígena. Os conhecimentos ancestrais sobre o uso das plantas medicinais nos processos de cura e a espiritualidade são os temas que foram observados e estudados nesta prática, para que assim fosse criado um diálogo intercultural voltado aos ensinamentos deste povo.
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