(Re)conhecendo o povo Mbya Guarani : um olhar para os Kyringue
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77237 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a temática indígena direcionando o olhar para os kyringue (crianças) do povo Mbya Guarani da Tekoa Anhetengua, do bairro Lomba do Pinheiro, município de Porto Alegre/RS, especificamente as que frequentam o 3º e 4º anos da escola indígena da aldeia. A investigação ancorou-se nas seguintes questões: quem são as crianças Mbya Guarani da Tekoa Anhetengua? Com o que se ocupam? O que fazem e o que mais gostam de fazer? Como é sua relação com a escola? Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, que buscou, na convivência com a comunidade e posteriores anotações do diário de campo, subsídios para descrever as crianças Mbya Guarani e suas relações com a escola. O trabalho de campo e as reflexões sobre esse tema também possibilitaram compreender seus processos de aprendizagem e identificar como os kyringue vivenciam os tempos e os espaços dentro da escola específica e diferenciada e na comunidade. A perspectiva teórica baseou-se em Bergamaschi ao tratar do povo Mbya Guarani, em Nunes ao se reportar às crianças indígenas e a García Canclini ao abordar a interculturalidade. Os resultados indicam que as crianças fazem da escola um lugar de envolvimento e atenção permeado pelo silêncio como indicador de suas aprendizagens. Elas também povoam a aldeia através da alegria presente no cuidado afetuoso com os irmãos menores, assim como em suas brincadeiras no campo de futebol. |
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