(Re)conhecendo o povo Mbya Guarani : um olhar para os Kyringue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kurroschi, Andréia Rosa da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77237
Resumo: Este trabalho apresenta a temática indígena direcionando o olhar para os kyringue (crianças) do povo Mbya Guarani da Tekoa Anhetengua, do bairro Lomba do Pinheiro, município de Porto Alegre/RS, especificamente as que frequentam o 3º e 4º anos da escola indígena da aldeia. A investigação ancorou-se nas seguintes questões: quem são as crianças Mbya Guarani da Tekoa Anhetengua? Com o que se ocupam? O que fazem e o que mais gostam de fazer? Como é sua relação com a escola? Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, que buscou, na convivência com a comunidade e posteriores anotações do diário de campo, subsídios para descrever as crianças Mbya Guarani e suas relações com a escola. O trabalho de campo e as reflexões sobre esse tema também possibilitaram compreender seus processos de aprendizagem e identificar como os kyringue vivenciam os tempos e os espaços dentro da escola específica e diferenciada e na comunidade. A perspectiva teórica baseou-se em Bergamaschi ao tratar do povo Mbya Guarani, em Nunes ao se reportar às crianças indígenas e a García Canclini ao abordar a interculturalidade. Os resultados indicam que as crianças fazem da escola um lugar de envolvimento e atenção permeado pelo silêncio como indicador de suas aprendizagens. Elas também povoam a aldeia através da alegria presente no cuidado afetuoso com os irmãos menores, assim como em suas brincadeiras no campo de futebol.
id UFRGS-2_43b7b51235ab25f6654324152efa646a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77237
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kurroschi, Andréia Rosa da SilvaBergamaschi, Maria Aparecida2013-08-22T01:45:15Z2013http://hdl.handle.net/10183/77237000895694Este trabalho apresenta a temática indígena direcionando o olhar para os kyringue (crianças) do povo Mbya Guarani da Tekoa Anhetengua, do bairro Lomba do Pinheiro, município de Porto Alegre/RS, especificamente as que frequentam o 3º e 4º anos da escola indígena da aldeia. A investigação ancorou-se nas seguintes questões: quem são as crianças Mbya Guarani da Tekoa Anhetengua? Com o que se ocupam? O que fazem e o que mais gostam de fazer? Como é sua relação com a escola? Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, que buscou, na convivência com a comunidade e posteriores anotações do diário de campo, subsídios para descrever as crianças Mbya Guarani e suas relações com a escola. O trabalho de campo e as reflexões sobre esse tema também possibilitaram compreender seus processos de aprendizagem e identificar como os kyringue vivenciam os tempos e os espaços dentro da escola específica e diferenciada e na comunidade. A perspectiva teórica baseou-se em Bergamaschi ao tratar do povo Mbya Guarani, em Nunes ao se reportar às crianças indígenas e a García Canclini ao abordar a interculturalidade. Os resultados indicam que as crianças fazem da escola um lugar de envolvimento e atenção permeado pelo silêncio como indicador de suas aprendizagens. Elas também povoam a aldeia através da alegria presente no cuidado afetuoso com os irmãos menores, assim como em suas brincadeiras no campo de futebol.application/pdfporEducação indígenaCriançaInterculturalidade(Re)conhecendo o povo Mbya Guarani : um olhar para os Kyringueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895694.pdf000895694.pdfTexto completoapplication/pdf2584174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77237/1/000895694.pdf0d0ccfe9f558c5029af52fe85629596bMD51TEXT000895694.pdf.txt000895694.pdf.txtExtracted Texttext/plain96846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77237/2/000895694.pdf.txt92534eab485f54dd948307aff54772baMD52THUMBNAIL000895694.pdf.jpg000895694.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1373http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77237/3/000895694.pdf.jpg8a9339fd5fce62f4cabaf06559445ea3MD5310183/772372018-10-17 07:26:20.911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77237Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:26:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv (Re)conhecendo o povo Mbya Guarani : um olhar para os Kyringue
title (Re)conhecendo o povo Mbya Guarani : um olhar para os Kyringue
spellingShingle (Re)conhecendo o povo Mbya Guarani : um olhar para os Kyringue
Kurroschi, Andréia Rosa da Silva
Educação indígena
Criança
Interculturalidade
title_short (Re)conhecendo o povo Mbya Guarani : um olhar para os Kyringue
title_full (Re)conhecendo o povo Mbya Guarani : um olhar para os Kyringue
title_fullStr (Re)conhecendo o povo Mbya Guarani : um olhar para os Kyringue
title_full_unstemmed (Re)conhecendo o povo Mbya Guarani : um olhar para os Kyringue
title_sort (Re)conhecendo o povo Mbya Guarani : um olhar para os Kyringue
author Kurroschi, Andréia Rosa da Silva
author_facet Kurroschi, Andréia Rosa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kurroschi, Andréia Rosa da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bergamaschi, Maria Aparecida
contributor_str_mv Bergamaschi, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação indígena
Criança
Interculturalidade
topic Educação indígena
Criança
Interculturalidade
description Este trabalho apresenta a temática indígena direcionando o olhar para os kyringue (crianças) do povo Mbya Guarani da Tekoa Anhetengua, do bairro Lomba do Pinheiro, município de Porto Alegre/RS, especificamente as que frequentam o 3º e 4º anos da escola indígena da aldeia. A investigação ancorou-se nas seguintes questões: quem são as crianças Mbya Guarani da Tekoa Anhetengua? Com o que se ocupam? O que fazem e o que mais gostam de fazer? Como é sua relação com a escola? Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, que buscou, na convivência com a comunidade e posteriores anotações do diário de campo, subsídios para descrever as crianças Mbya Guarani e suas relações com a escola. O trabalho de campo e as reflexões sobre esse tema também possibilitaram compreender seus processos de aprendizagem e identificar como os kyringue vivenciam os tempos e os espaços dentro da escola específica e diferenciada e na comunidade. A perspectiva teórica baseou-se em Bergamaschi ao tratar do povo Mbya Guarani, em Nunes ao se reportar às crianças indígenas e a García Canclini ao abordar a interculturalidade. Os resultados indicam que as crianças fazem da escola um lugar de envolvimento e atenção permeado pelo silêncio como indicador de suas aprendizagens. Elas também povoam a aldeia através da alegria presente no cuidado afetuoso com os irmãos menores, assim como em suas brincadeiras no campo de futebol.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-22T01:45:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77237
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895694
url http://hdl.handle.net/10183/77237
identifier_str_mv 000895694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77237/1/000895694.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77237/2/000895694.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77237/3/000895694.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d0ccfe9f558c5029af52fe85629596b
92534eab485f54dd948307aff54772ba
8a9339fd5fce62f4cabaf06559445ea3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224450722496512