A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/101376 |
Resumo: | No presente trabalho tem-se por objetivo tencionar as questões pertinentes ao processo de avaliação em matemática e investigar as implicações de tal processo em suas dimensões pedagógica, ética e social. Interroga-se, apoiado em pesquisadores da área, dentre os quais destacam-se Popkewitz, Larrosa, Luckesi e Hoffmann, como ocorre a prática de avaliação dentro do domínio da pedagogia e como a avaliação é entendida pelos graduandos e utilizada pelos professores. Abordando as dimensões éticas e sociais de tal prática, acentua-se o caráter seletivo, classificatório e regulador que ela pode assumir. Por intermédio de entrevistas a colegas do curso de Licenciatura em Matemática, investiga-se como eles veem o processo de avaliação quando são submetidos a ele, mas também quando precisam avaliar seus alunos, considerando que isso já vem ocorrendo em suas primeiras experiências como docentes. Ao final, discute-se como a prática avaliativa classificatória produz o sujeito excluído e apontam-se algumas alternativas a essa prática. |
id |
UFRGS-2_43f57de6a38fcd1e3b3c8e21ea86c50b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101376 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Alexsandro RamosCarrasco, Lucia Helena Marques2014-08-19T02:10:39Z2014http://hdl.handle.net/10183/101376000931185No presente trabalho tem-se por objetivo tencionar as questões pertinentes ao processo de avaliação em matemática e investigar as implicações de tal processo em suas dimensões pedagógica, ética e social. Interroga-se, apoiado em pesquisadores da área, dentre os quais destacam-se Popkewitz, Larrosa, Luckesi e Hoffmann, como ocorre a prática de avaliação dentro do domínio da pedagogia e como a avaliação é entendida pelos graduandos e utilizada pelos professores. Abordando as dimensões éticas e sociais de tal prática, acentua-se o caráter seletivo, classificatório e regulador que ela pode assumir. Por intermédio de entrevistas a colegas do curso de Licenciatura em Matemática, investiga-se como eles veem o processo de avaliação quando são submetidos a ele, mas também quando precisam avaliar seus alunos, considerando que isso já vem ocorrendo em suas primeiras experiências como docentes. Ao final, discute-se como a prática avaliativa classificatória produz o sujeito excluído e apontam-se algumas alternativas a essa prática.This work aims to propose the issues relevant to the assessment process in mathematics questions and to investigate the implications of such a process in this educational social and ethics dimensions. One wonders if through supported by researchers in the field, among which stand out Popkewitz, Larrosa, Luckesi and Hoffmann, as occurs in the field of pedagogy and evaluation is understood by students and used by teachers. Addressing the ethical dimensions and social practice, emphasizes the selective character, classifying and cruise control that it may take. Through interviews with members of the degree course in Mathematics to examine how they see the evaluation process when they are subjected to it, but also when they need to evaluate their students, considering that this is already happening in their first experiences as teachers. Finally, it discusses how the evaluative practice classifying produces the subject deleted and point out some alternatives to this practice.bapplication/pdfporEducação MatemáticaAvaliacao docenteEnsino : AprendizagemInvestigateMathematics educationSubjectivityA avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000931185.pdf000931185.pdfTexto completoapplication/pdf491137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101376/1/000931185.pdf82b363baf8d92e2858fece8f30e2f767MD51TEXT000931185.pdf.txt000931185.pdf.txtExtracted Texttext/plain155772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101376/2/000931185.pdf.txt45eb767db9f0cc1e31d2081f3fb54601MD52THUMBNAIL000931185.pdf.jpg000931185.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101376/3/000931185.pdf.jpg2277c28ade9dd01b75f0c2e4da0a5d02MD5310183/1013762018-10-22 09:19:19.461oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101376Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:19:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos |
title |
A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos |
spellingShingle |
A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos Gomes, Alexsandro Ramos Educação Matemática Avaliacao docente Ensino : Aprendizagem Investigate Mathematics education Subjectivity |
title_short |
A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos |
title_full |
A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos |
title_fullStr |
A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos |
title_full_unstemmed |
A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos |
title_sort |
A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos |
author |
Gomes, Alexsandro Ramos |
author_facet |
Gomes, Alexsandro Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Alexsandro Ramos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
contributor_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Avaliacao docente Ensino : Aprendizagem |
topic |
Educação Matemática Avaliacao docente Ensino : Aprendizagem Investigate Mathematics education Subjectivity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Investigate Mathematics education Subjectivity |
description |
No presente trabalho tem-se por objetivo tencionar as questões pertinentes ao processo de avaliação em matemática e investigar as implicações de tal processo em suas dimensões pedagógica, ética e social. Interroga-se, apoiado em pesquisadores da área, dentre os quais destacam-se Popkewitz, Larrosa, Luckesi e Hoffmann, como ocorre a prática de avaliação dentro do domínio da pedagogia e como a avaliação é entendida pelos graduandos e utilizada pelos professores. Abordando as dimensões éticas e sociais de tal prática, acentua-se o caráter seletivo, classificatório e regulador que ela pode assumir. Por intermédio de entrevistas a colegas do curso de Licenciatura em Matemática, investiga-se como eles veem o processo de avaliação quando são submetidos a ele, mas também quando precisam avaliar seus alunos, considerando que isso já vem ocorrendo em suas primeiras experiências como docentes. Ao final, discute-se como a prática avaliativa classificatória produz o sujeito excluído e apontam-se algumas alternativas a essa prática. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-19T02:10:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/101376 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000931185 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/101376 |
identifier_str_mv |
000931185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101376/1/000931185.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101376/2/000931185.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101376/3/000931185.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
82b363baf8d92e2858fece8f30e2f767 45eb767db9f0cc1e31d2081f3fb54601 2277c28ade9dd01b75f0c2e4da0a5d02 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447131171848192 |