A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Alexsandro Ramos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/101376
Resumo: No presente trabalho tem-se por objetivo tencionar as questões pertinentes ao processo de avaliação em matemática e investigar as implicações de tal processo em suas dimensões pedagógica, ética e social. Interroga-se, apoiado em pesquisadores da área, dentre os quais destacam-se Popkewitz, Larrosa, Luckesi e Hoffmann, como ocorre a prática de avaliação dentro do domínio da pedagogia e como a avaliação é entendida pelos graduandos e utilizada pelos professores. Abordando as dimensões éticas e sociais de tal prática, acentua-se o caráter seletivo, classificatório e regulador que ela pode assumir. Por intermédio de entrevistas a colegas do curso de Licenciatura em Matemática, investiga-se como eles veem o processo de avaliação quando são submetidos a ele, mas também quando precisam avaliar seus alunos, considerando que isso já vem ocorrendo em suas primeiras experiências como docentes. Ao final, discute-se como a prática avaliativa classificatória produz o sujeito excluído e apontam-se algumas alternativas a essa prática.
id UFRGS-2_43f57de6a38fcd1e3b3c8e21ea86c50b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101376
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Alexsandro RamosCarrasco, Lucia Helena Marques2014-08-19T02:10:39Z2014http://hdl.handle.net/10183/101376000931185No presente trabalho tem-se por objetivo tencionar as questões pertinentes ao processo de avaliação em matemática e investigar as implicações de tal processo em suas dimensões pedagógica, ética e social. Interroga-se, apoiado em pesquisadores da área, dentre os quais destacam-se Popkewitz, Larrosa, Luckesi e Hoffmann, como ocorre a prática de avaliação dentro do domínio da pedagogia e como a avaliação é entendida pelos graduandos e utilizada pelos professores. Abordando as dimensões éticas e sociais de tal prática, acentua-se o caráter seletivo, classificatório e regulador que ela pode assumir. Por intermédio de entrevistas a colegas do curso de Licenciatura em Matemática, investiga-se como eles veem o processo de avaliação quando são submetidos a ele, mas também quando precisam avaliar seus alunos, considerando que isso já vem ocorrendo em suas primeiras experiências como docentes. Ao final, discute-se como a prática avaliativa classificatória produz o sujeito excluído e apontam-se algumas alternativas a essa prática.This work aims to propose the issues relevant to the assessment process in mathematics questions and to investigate the implications of such a process in this educational social and ethics dimensions. One wonders if through supported by researchers in the field, among which stand out Popkewitz, Larrosa, Luckesi and Hoffmann, as occurs in the field of pedagogy and evaluation is understood by students and used by teachers. Addressing the ethical dimensions and social practice, emphasizes the selective character, classifying and cruise control that it may take. Through interviews with members of the degree course in Mathematics to examine how they see the evaluation process when they are subjected to it, but also when they need to evaluate their students, considering that this is already happening in their first experiences as teachers. Finally, it discusses how the evaluative practice classifying produces the subject deleted and point out some alternatives to this practice.bapplication/pdfporEducação MatemáticaAvaliacao docenteEnsino : AprendizagemInvestigateMathematics educationSubjectivityA avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000931185.pdf000931185.pdfTexto completoapplication/pdf491137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101376/1/000931185.pdf82b363baf8d92e2858fece8f30e2f767MD51TEXT000931185.pdf.txt000931185.pdf.txtExtracted Texttext/plain155772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101376/2/000931185.pdf.txt45eb767db9f0cc1e31d2081f3fb54601MD52THUMBNAIL000931185.pdf.jpg000931185.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101376/3/000931185.pdf.jpg2277c28ade9dd01b75f0c2e4da0a5d02MD5310183/1013762018-10-22 09:19:19.461oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101376Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:19:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos
title A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos
spellingShingle A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos
Gomes, Alexsandro Ramos
Educação Matemática
Avaliacao docente
Ensino : Aprendizagem
Investigate
Mathematics education
Subjectivity
title_short A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos
title_full A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos
title_fullStr A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos
title_full_unstemmed A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos
title_sort A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos
author Gomes, Alexsandro Ramos
author_facet Gomes, Alexsandro Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Alexsandro Ramos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
contributor_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Avaliacao docente
Ensino : Aprendizagem
topic Educação Matemática
Avaliacao docente
Ensino : Aprendizagem
Investigate
Mathematics education
Subjectivity
dc.subject.eng.fl_str_mv Investigate
Mathematics education
Subjectivity
description No presente trabalho tem-se por objetivo tencionar as questões pertinentes ao processo de avaliação em matemática e investigar as implicações de tal processo em suas dimensões pedagógica, ética e social. Interroga-se, apoiado em pesquisadores da área, dentre os quais destacam-se Popkewitz, Larrosa, Luckesi e Hoffmann, como ocorre a prática de avaliação dentro do domínio da pedagogia e como a avaliação é entendida pelos graduandos e utilizada pelos professores. Abordando as dimensões éticas e sociais de tal prática, acentua-se o caráter seletivo, classificatório e regulador que ela pode assumir. Por intermédio de entrevistas a colegas do curso de Licenciatura em Matemática, investiga-se como eles veem o processo de avaliação quando são submetidos a ele, mas também quando precisam avaliar seus alunos, considerando que isso já vem ocorrendo em suas primeiras experiências como docentes. Ao final, discute-se como a prática avaliativa classificatória produz o sujeito excluído e apontam-se algumas alternativas a essa prática.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-19T02:10:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/101376
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000931185
url http://hdl.handle.net/10183/101376
identifier_str_mv 000931185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101376/1/000931185.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101376/2/000931185.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101376/3/000931185.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 82b363baf8d92e2858fece8f30e2f767
45eb767db9f0cc1e31d2081f3fb54601
2277c28ade9dd01b75f0c2e4da0a5d02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447131171848192