Efeitos da utilização da realidade virtual não imersiva na reabilitação de membro superior de pacientes acometidos por AVC em um hospital público de Porto Alegre
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225102 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo relatar os efeitos do uso da realidade virtual não imersiva através de um jogo criado para a reabilitação de membro superior pós AVC. O mesmo foi aplicado com quatro pacientes na Unidade de Cuidados Especiais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sendo realizado duas vezes ao dia durante a semana e uma vez ao dia nos finais de semana, desde a avaliação ao momento da alta hospitalar. Foi realizado a avaliação inicial e final da escala de Rankin modificada e selecionou-se as jogadas inicial e final para a verificação dos resultados. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva. Os resultados demonstraram uma diminuição do tempo de execução do jogo com aumento da pontuação alcançada durante os desafios na maioria dos pacientes. Entende-se que jogos sérios podem ser utilizados como complemento na reabilitação pós-AVC. |
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Rocha, Gabriela CornelySchmidt, DéboraSchaan, Camila WohlgemuthRossato, Daniele2021-08-05T04:28:59Z20212357-9730http://hdl.handle.net/10183/225102001129102O presente estudo teve por objetivo relatar os efeitos do uso da realidade virtual não imersiva através de um jogo criado para a reabilitação de membro superior pós AVC. O mesmo foi aplicado com quatro pacientes na Unidade de Cuidados Especiais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sendo realizado duas vezes ao dia durante a semana e uma vez ao dia nos finais de semana, desde a avaliação ao momento da alta hospitalar. Foi realizado a avaliação inicial e final da escala de Rankin modificada e selecionou-se as jogadas inicial e final para a verificação dos resultados. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva. Os resultados demonstraram uma diminuição do tempo de execução do jogo com aumento da pontuação alcançada durante os desafios na maioria dos pacientes. Entende-se que jogos sérios podem ser utilizados como complemento na reabilitação pós-AVC.The present study aimed to report the effects of using a non-immersive virtual reality game on patients undergoing upper limb rehabilitation after stroke. The intervention was administered to 4 patients in the Special Care Unit at Hospital de Clínicas de Porto Alegre; it was performed twice a day during the week and once a day on weekends, from baseline to discharge. The initial and final evaluations were conducted using the modified Rankin scale, and the initial and final moves were selected to check the results. Data analysis was performed using descriptive statistics. The results showed a decrease in game execution time with an increase in the score achieved during the challenges in most patients. It is believed that serious games can be used as an additional tool in post-stroke rehabilitation.application/pdfporClinical and biomedical research. Porto Alegre. Vol. 41, no. 1 (2021), p. 53-56Realidade virtualReabilitaçãoFisioterapiaAcidente vascular cerebral hemorrágicoVirtual realityPhysical therapy specialtyRehabilitationStrokeEfeitos da utilização da realidade virtual não imersiva na reabilitação de membro superior de pacientes acometidos por AVC em um hospital público de Porto AlegreNon-immersive virtual reality effects on upper limb rehabilitation of patients with stroke in a public hospital in Porto Alegre info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129102.pdf.txt001129102.pdf.txtExtracted Texttext/plain13729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225102/2/001129102.pdf.txta7e35a3fd5d8132669bbed8d2587ec35MD52ORIGINAL001129102.pdfTexto completoapplication/pdf298977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225102/1/001129102.pdf5ccb8d996d3a59a18f513916f36541faMD5110183/2251022023-12-21 04:30:52.215426oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225102Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-21T06:30:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente estudo teve por objetivo relatar os efeitos do uso da realidade virtual não imersiva através de um jogo criado para a reabilitação de membro superior pós AVC. O mesmo foi aplicado com quatro pacientes na Unidade de Cuidados Especiais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sendo realizado duas vezes ao dia durante a semana e uma vez ao dia nos finais de semana, desde a avaliação ao momento da alta hospitalar. Foi realizado a avaliação inicial e final da escala de Rankin modificada e selecionou-se as jogadas inicial e final para a verificação dos resultados. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva. Os resultados demonstraram uma diminuição do tempo de execução do jogo com aumento da pontuação alcançada durante os desafios na maioria dos pacientes. Entende-se que jogos sérios podem ser utilizados como complemento na reabilitação pós-AVC. |
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