Mensuração da qualidade dos serviços de TI na perspectiva do usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vacaro, Renato
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29840
Resumo: A tecnologia da informação (TI), área essencialmente prestadora de serviços, assume um papel fundamental na conquista de diferencial competitivo por partes das organizações. Desta forma, quanto mais presente o serviço de TI estiver nestas organizações, maior é a responsabilidade da área de TI em prover serviços de qualidade. Por ser uma área prestadora de serviços que apóia as demais áreas, o seu desempenho não é simples de ser mensurado. Este trabalho busca obter por quem efetivamente utiliza os serviços de TI um diagnóstico a respeito da qualidade dos serviços prestados. Foi utilizada a escala SERVPERF do modelo SERVQUAL para identificar qual é a percepção dos usuários internos a respeito da qualidade dos serviços prestados pela área de TI. O método empregado neste estudo foi abordagem exploratória e descritiva em uma amostra probabilística estratificada não proporcional composta por 126 respondentes. A percepção de qualidade apresentou uma média geral de 3,387 em uma escala de 1 a 5, o que corresponde a 67,74% de concordância dos indicadores de qualidade avaliados. A dimensão da qualidade que apresentou melhor desempenho foi a segurança e a dimensão que apresentou o pior resultado foi a confiabilidade. Não foi observada diferença estatisticamente significativa na percepção de qualidade por parte das diversas categorias de usuários. Os resultados obtidos pela escala SERVPERF permitem ao gestor da área desencadear ações de melhorias nas dimensões e indicadores de pior desempenho, porém pode ser necessário buscar informações qualitativas não fornecidas pela escala.
id UFRGS-2_4486290e60c588298bc6f2ca16d32fff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29840
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vacaro, RenatoSlongo, Luiz AntonioSegabinazzi, Rodrigo Costa2011-06-28T06:00:26Z2010http://hdl.handle.net/10183/29840000773320A tecnologia da informação (TI), área essencialmente prestadora de serviços, assume um papel fundamental na conquista de diferencial competitivo por partes das organizações. Desta forma, quanto mais presente o serviço de TI estiver nestas organizações, maior é a responsabilidade da área de TI em prover serviços de qualidade. Por ser uma área prestadora de serviços que apóia as demais áreas, o seu desempenho não é simples de ser mensurado. Este trabalho busca obter por quem efetivamente utiliza os serviços de TI um diagnóstico a respeito da qualidade dos serviços prestados. Foi utilizada a escala SERVPERF do modelo SERVQUAL para identificar qual é a percepção dos usuários internos a respeito da qualidade dos serviços prestados pela área de TI. O método empregado neste estudo foi abordagem exploratória e descritiva em uma amostra probabilística estratificada não proporcional composta por 126 respondentes. A percepção de qualidade apresentou uma média geral de 3,387 em uma escala de 1 a 5, o que corresponde a 67,74% de concordância dos indicadores de qualidade avaliados. A dimensão da qualidade que apresentou melhor desempenho foi a segurança e a dimensão que apresentou o pior resultado foi a confiabilidade. Não foi observada diferença estatisticamente significativa na percepção de qualidade por parte das diversas categorias de usuários. Os resultados obtidos pela escala SERVPERF permitem ao gestor da área desencadear ações de melhorias nas dimensões e indicadores de pior desempenho, porém pode ser necessário buscar informações qualitativas não fornecidas pela escala.application/pdfporTecnologia da informaçãoAvaliação de serviçosMensuração da qualidade dos serviços de TI na perspectiva do usuárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000773320.pdf.txt000773320.pdf.txtExtracted Texttext/plain83811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29840/2/000773320.pdf.txte1b228aadb88fef0d0b688e6860d5d5eMD52ORIGINAL000773320.pdf000773320.pdfTexto completoapplication/pdf1369584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29840/1/000773320.pdffc9590a249737a670fd51fc2fa3ad24dMD51THUMBNAIL000773320.pdf.jpg000773320.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29840/3/000773320.pdf.jpg444aa8fadd4a0f318d067288a5f43564MD5310183/298402018-10-09 09:23:55.318oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29840Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:23:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mensuração da qualidade dos serviços de TI na perspectiva do usuário
title Mensuração da qualidade dos serviços de TI na perspectiva do usuário
spellingShingle Mensuração da qualidade dos serviços de TI na perspectiva do usuário
Vacaro, Renato
Tecnologia da informação
Avaliação de serviços
title_short Mensuração da qualidade dos serviços de TI na perspectiva do usuário
title_full Mensuração da qualidade dos serviços de TI na perspectiva do usuário
title_fullStr Mensuração da qualidade dos serviços de TI na perspectiva do usuário
title_full_unstemmed Mensuração da qualidade dos serviços de TI na perspectiva do usuário
title_sort Mensuração da qualidade dos serviços de TI na perspectiva do usuário
author Vacaro, Renato
author_facet Vacaro, Renato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vacaro, Renato
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Segabinazzi, Rodrigo Costa
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
Segabinazzi, Rodrigo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Avaliação de serviços
topic Tecnologia da informação
Avaliação de serviços
description A tecnologia da informação (TI), área essencialmente prestadora de serviços, assume um papel fundamental na conquista de diferencial competitivo por partes das organizações. Desta forma, quanto mais presente o serviço de TI estiver nestas organizações, maior é a responsabilidade da área de TI em prover serviços de qualidade. Por ser uma área prestadora de serviços que apóia as demais áreas, o seu desempenho não é simples de ser mensurado. Este trabalho busca obter por quem efetivamente utiliza os serviços de TI um diagnóstico a respeito da qualidade dos serviços prestados. Foi utilizada a escala SERVPERF do modelo SERVQUAL para identificar qual é a percepção dos usuários internos a respeito da qualidade dos serviços prestados pela área de TI. O método empregado neste estudo foi abordagem exploratória e descritiva em uma amostra probabilística estratificada não proporcional composta por 126 respondentes. A percepção de qualidade apresentou uma média geral de 3,387 em uma escala de 1 a 5, o que corresponde a 67,74% de concordância dos indicadores de qualidade avaliados. A dimensão da qualidade que apresentou melhor desempenho foi a segurança e a dimensão que apresentou o pior resultado foi a confiabilidade. Não foi observada diferença estatisticamente significativa na percepção de qualidade por parte das diversas categorias de usuários. Os resultados obtidos pela escala SERVPERF permitem ao gestor da área desencadear ações de melhorias nas dimensões e indicadores de pior desempenho, porém pode ser necessário buscar informações qualitativas não fornecidas pela escala.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-28T06:00:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29840
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000773320
url http://hdl.handle.net/10183/29840
identifier_str_mv 000773320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29840/2/000773320.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29840/1/000773320.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29840/3/000773320.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e1b228aadb88fef0d0b688e6860d5d5e
fc9590a249737a670fd51fc2fa3ad24d
444aa8fadd4a0f318d067288a5f43564
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224411046477824