Barreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann, Anelise Todeschini
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Japur, Léa Maria Dorneles, Jacques, Jocelise Jacques de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254718
Resumo: Profissões como design, engenharias e arquitetura sempre dependeram da representação prévia de seus objetos, quer para o processo de criação, quer para o de materialização. A representação por meio de desenho de um objeto a ser produzido é chamada de “projeto”. Por isto, os profissionais envolvidos nas atividades de projeto necessitam de conhecimentos de geometria e também habilidades espaciais que permitam a eles tanto a decodificação das formas existentes ou imaginadas, quanto sua proposição e melhor representação. Diferente do artesão ou do artista que produz seus objetos, nessas três profissões, suas representações dependerão de muitos para serem adequada e corretamente produzidas. Assim, nesse capítulo, inicialmente é feita uma reflexão sobre habilidades e competências relacionadas ao tema, para então apresentar de forma sucinta uma pesquisa que objetivou identificar, analisar e documentar possíveis lacunas nos calouros da Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ufrgs), que pudessem interferir em seu aproveitamento nas disciplinas de desenho.
id UFRGS-2_4486be13612ed3aae7bb24f1295431b9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254718
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hoffmann, Anelise TodeschiniJapur, Léa Maria DornelesJacques, Jocelise Jacques de2023-02-14T03:21:12Z2023http://hdl.handle.net/10183/254718001162345Profissões como design, engenharias e arquitetura sempre dependeram da representação prévia de seus objetos, quer para o processo de criação, quer para o de materialização. A representação por meio de desenho de um objeto a ser produzido é chamada de “projeto”. Por isto, os profissionais envolvidos nas atividades de projeto necessitam de conhecimentos de geometria e também habilidades espaciais que permitam a eles tanto a decodificação das formas existentes ou imaginadas, quanto sua proposição e melhor representação. Diferente do artesão ou do artista que produz seus objetos, nessas três profissões, suas representações dependerão de muitos para serem adequada e corretamente produzidas. Assim, nesse capítulo, inicialmente é feita uma reflexão sobre habilidades e competências relacionadas ao tema, para então apresentar de forma sucinta uma pesquisa que objetivou identificar, analisar e documentar possíveis lacunas nos calouros da Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ufrgs), que pudessem interferir em seu aproveitamento nas disciplinas de desenho.application/pdfporOliveira, Geísa Gaiger de; Núñez, Gustavo Javier Zani; Passos, Jaire Ederson (Orgs.). Design em pesquisa : vol 5. Porto Alegre : Marcavisual, 2023. p. 194-207DesignExpressao graficaBarreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenhariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162345.pdf.txt001162345.pdf.txtExtracted Texttext/plain37559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254718/2/001162345.pdf.txt53b7db21de142742648c75de91c16587MD52ORIGINAL001162345.pdfCapítulo 14application/pdf290736http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254718/1/001162345.pdf69138ccf175e87d9dbe27cef4a7c18c7MD5110183/2547182023-02-15 04:23:14.446626oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254718Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-02-15T06:23:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Barreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenharia
title Barreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenharia
spellingShingle Barreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenharia
Hoffmann, Anelise Todeschini
Design
Expressao grafica
title_short Barreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenharia
title_full Barreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenharia
title_fullStr Barreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenharia
title_full_unstemmed Barreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenharia
title_sort Barreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenharia
author Hoffmann, Anelise Todeschini
author_facet Hoffmann, Anelise Todeschini
Japur, Léa Maria Dorneles
Jacques, Jocelise Jacques de
author_role author
author2 Japur, Léa Maria Dorneles
Jacques, Jocelise Jacques de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoffmann, Anelise Todeschini
Japur, Léa Maria Dorneles
Jacques, Jocelise Jacques de
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Expressao grafica
topic Design
Expressao grafica
description Profissões como design, engenharias e arquitetura sempre dependeram da representação prévia de seus objetos, quer para o processo de criação, quer para o de materialização. A representação por meio de desenho de um objeto a ser produzido é chamada de “projeto”. Por isto, os profissionais envolvidos nas atividades de projeto necessitam de conhecimentos de geometria e também habilidades espaciais que permitam a eles tanto a decodificação das formas existentes ou imaginadas, quanto sua proposição e melhor representação. Diferente do artesão ou do artista que produz seus objetos, nessas três profissões, suas representações dependerão de muitos para serem adequada e corretamente produzidas. Assim, nesse capítulo, inicialmente é feita uma reflexão sobre habilidades e competências relacionadas ao tema, para então apresentar de forma sucinta uma pesquisa que objetivou identificar, analisar e documentar possíveis lacunas nos calouros da Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ufrgs), que pudessem interferir em seu aproveitamento nas disciplinas de desenho.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-14T03:21:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254718
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162345
url http://hdl.handle.net/10183/254718
identifier_str_mv 001162345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Geísa Gaiger de; Núñez, Gustavo Javier Zani; Passos, Jaire Ederson (Orgs.). Design em pesquisa : vol 5. Porto Alegre : Marcavisual, 2023. p. 194-207
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254718/2/001162345.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254718/1/001162345.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 53b7db21de142742648c75de91c16587
69138ccf175e87d9dbe27cef4a7c18c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725156559159296