Barreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254718 |
Resumo: | Profissões como design, engenharias e arquitetura sempre dependeram da representação prévia de seus objetos, quer para o processo de criação, quer para o de materialização. A representação por meio de desenho de um objeto a ser produzido é chamada de “projeto”. Por isto, os profissionais envolvidos nas atividades de projeto necessitam de conhecimentos de geometria e também habilidades espaciais que permitam a eles tanto a decodificação das formas existentes ou imaginadas, quanto sua proposição e melhor representação. Diferente do artesão ou do artista que produz seus objetos, nessas três profissões, suas representações dependerão de muitos para serem adequada e corretamente produzidas. Assim, nesse capítulo, inicialmente é feita uma reflexão sobre habilidades e competências relacionadas ao tema, para então apresentar de forma sucinta uma pesquisa que objetivou identificar, analisar e documentar possíveis lacunas nos calouros da Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ufrgs), que pudessem interferir em seu aproveitamento nas disciplinas de desenho. |
id |
UFRGS-2_4486be13612ed3aae7bb24f1295431b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254718 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hoffmann, Anelise TodeschiniJapur, Léa Maria DornelesJacques, Jocelise Jacques de2023-02-14T03:21:12Z2023http://hdl.handle.net/10183/254718001162345Profissões como design, engenharias e arquitetura sempre dependeram da representação prévia de seus objetos, quer para o processo de criação, quer para o de materialização. A representação por meio de desenho de um objeto a ser produzido é chamada de “projeto”. Por isto, os profissionais envolvidos nas atividades de projeto necessitam de conhecimentos de geometria e também habilidades espaciais que permitam a eles tanto a decodificação das formas existentes ou imaginadas, quanto sua proposição e melhor representação. Diferente do artesão ou do artista que produz seus objetos, nessas três profissões, suas representações dependerão de muitos para serem adequada e corretamente produzidas. Assim, nesse capítulo, inicialmente é feita uma reflexão sobre habilidades e competências relacionadas ao tema, para então apresentar de forma sucinta uma pesquisa que objetivou identificar, analisar e documentar possíveis lacunas nos calouros da Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ufrgs), que pudessem interferir em seu aproveitamento nas disciplinas de desenho.application/pdfporOliveira, Geísa Gaiger de; Núñez, Gustavo Javier Zani; Passos, Jaire Ederson (Orgs.). Design em pesquisa : vol 5. Porto Alegre : Marcavisual, 2023. p. 194-207DesignExpressao graficaBarreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenhariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162345.pdf.txt001162345.pdf.txtExtracted Texttext/plain37559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254718/2/001162345.pdf.txt53b7db21de142742648c75de91c16587MD52ORIGINAL001162345.pdfCapítulo 14application/pdf290736http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254718/1/001162345.pdf69138ccf175e87d9dbe27cef4a7c18c7MD5110183/2547182023-02-15 04:23:14.446626oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254718Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-02-15T06:23:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Barreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenharia |
title |
Barreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenharia |
spellingShingle |
Barreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenharia Hoffmann, Anelise Todeschini Design Expressao grafica |
title_short |
Barreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenharia |
title_full |
Barreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenharia |
title_fullStr |
Barreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenharia |
title_full_unstemmed |
Barreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenharia |
title_sort |
Barreiras ao ensino de expressão gráfica nos cursos de engenharia |
author |
Hoffmann, Anelise Todeschini |
author_facet |
Hoffmann, Anelise Todeschini Japur, Léa Maria Dorneles Jacques, Jocelise Jacques de |
author_role |
author |
author2 |
Japur, Léa Maria Dorneles Jacques, Jocelise Jacques de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoffmann, Anelise Todeschini Japur, Léa Maria Dorneles Jacques, Jocelise Jacques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Expressao grafica |
topic |
Design Expressao grafica |
description |
Profissões como design, engenharias e arquitetura sempre dependeram da representação prévia de seus objetos, quer para o processo de criação, quer para o de materialização. A representação por meio de desenho de um objeto a ser produzido é chamada de “projeto”. Por isto, os profissionais envolvidos nas atividades de projeto necessitam de conhecimentos de geometria e também habilidades espaciais que permitam a eles tanto a decodificação das formas existentes ou imaginadas, quanto sua proposição e melhor representação. Diferente do artesão ou do artista que produz seus objetos, nessas três profissões, suas representações dependerão de muitos para serem adequada e corretamente produzidas. Assim, nesse capítulo, inicialmente é feita uma reflexão sobre habilidades e competências relacionadas ao tema, para então apresentar de forma sucinta uma pesquisa que objetivou identificar, analisar e documentar possíveis lacunas nos calouros da Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ufrgs), que pudessem interferir em seu aproveitamento nas disciplinas de desenho. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-14T03:21:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254718 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162345 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254718 |
identifier_str_mv |
001162345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Oliveira, Geísa Gaiger de; Núñez, Gustavo Javier Zani; Passos, Jaire Ederson (Orgs.). Design em pesquisa : vol 5. Porto Alegre : Marcavisual, 2023. p. 194-207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254718/2/001162345.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254718/1/001162345.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
53b7db21de142742648c75de91c16587 69138ccf175e87d9dbe27cef4a7c18c7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725156559159296 |