A metodologia de resolução de problemas no ensino de química orgânica a partir da temática "esportes - olimpíada 2020"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236819 |
Resumo: | A Química tem auxiliado no desenvolvimento de avanços científicos e tecnológicos importantes na área esportiva. Considerando a temática “Esportes – Olimpíada 2020” de relevância social, visto que os jogos ocorrerão no ano vigente, esta foi a temática escolhida para o desenvolvimento da pesquisa abordando conteúdos de Química Orgânica. Os sujeitos foram estudantes de três turmas do 3º ano do ensino médio de um colégio privado de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. O trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre de 2021 e teve por objetivo avaliar o emprego da metodologia de resolução de problemas aliada a temática Esportes – Olimpíadas 2020, em aulas de Química Orgânica no Ensino Médio, abordando o uso de substâncias proibidas e o doping tecnológico. Os dados desta pesquisa foram coletados a partir de questionários, produção textual e debate dos estudantes, sendo analisados através da técnica de Análise de Conteúdo (AC) e do uso da escala Likert. Os resultados indicam que a metodologia de resolução de problemas aliada a temática “Esportes – Olimpíada 2020” favoreceu a compreensão de conhecimentos científicos, em específico, de Química Orgânica e a relação desta com outras áreas do conhecimento. A metodologia utilizada permitiu a participação ativa dos estudantes, promovendo o envolvimento dos mesmos durante a realização da atividade. Além disso, os próprios estudantes destacaram que habilidades como interpretação de textos, escrita, investigação, tomada de decisão e trabalho em equipe foram aprimoradas pela metodologia de Resolução de Problemas. |
id |
UFRGS-2_44ccd25800050a9acce039a0fc3ba0d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236819 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Grings, BrunaPazinato, Maurícius Selvero2022-04-07T04:49:32Z2021http://hdl.handle.net/10183/236819001126587A Química tem auxiliado no desenvolvimento de avanços científicos e tecnológicos importantes na área esportiva. Considerando a temática “Esportes – Olimpíada 2020” de relevância social, visto que os jogos ocorrerão no ano vigente, esta foi a temática escolhida para o desenvolvimento da pesquisa abordando conteúdos de Química Orgânica. Os sujeitos foram estudantes de três turmas do 3º ano do ensino médio de um colégio privado de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. O trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre de 2021 e teve por objetivo avaliar o emprego da metodologia de resolução de problemas aliada a temática Esportes – Olimpíadas 2020, em aulas de Química Orgânica no Ensino Médio, abordando o uso de substâncias proibidas e o doping tecnológico. Os dados desta pesquisa foram coletados a partir de questionários, produção textual e debate dos estudantes, sendo analisados através da técnica de Análise de Conteúdo (AC) e do uso da escala Likert. Os resultados indicam que a metodologia de resolução de problemas aliada a temática “Esportes – Olimpíada 2020” favoreceu a compreensão de conhecimentos científicos, em específico, de Química Orgânica e a relação desta com outras áreas do conhecimento. A metodologia utilizada permitiu a participação ativa dos estudantes, promovendo o envolvimento dos mesmos durante a realização da atividade. Além disso, os próprios estudantes destacaram que habilidades como interpretação de textos, escrita, investigação, tomada de decisão e trabalho em equipe foram aprimoradas pela metodologia de Resolução de Problemas.Chemistry has helped in the development of important scientific and technological advances in the sports area. Considering the theme "Sports - Olympics 2020" of social relevance, since the games will take place in the current year, this was the theme chosen for the development of the research addressing contents of Organic Chemistry. The subjects were students from three classes of the 3rd year of high school at a private school in São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brazil. The work was developed in the first half of 2021 and aimed to evaluate the use of problem solving methodology combined with the theme Sports - Olympics 2020, in Organic Chemistry classes in high school, addressing the use of prohibited substances and technological doping. The data of this research were collected from questionnaires, textual production and debate of the students, being analyzed through the technique of Content Analysis (CA) and the use of the Likert scale. The results indicate that the problem solving methodology combined with the theme “Sports - Olympics 2020” favored the understanding of scientific knowledge, specifically, of Organic Chemistry and its relationship with other areas of knowledge. The methodology used allowed the active participation of students, promoting their involvement during the activity. In addition, the students themselves highlighted that skills such as text interpretation, writing, research, decision making and teamwork were improved by the Problem Solving methodology.application/pdfporEnsino de quimicaQuímica orgânicaResolução de problemasEsportesOlimpiadasAbordagem temáticaTeaching organic chemistryProblem solvingSportsOlympics 2020Thematic approachA metodologia de resolução de problemas no ensino de química orgânica a partir da temática "esportes - olimpíada 2020"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2021Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126587.pdf.txt001126587.pdf.txtExtracted Texttext/plain253559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236819/2/001126587.pdf.txt0c46709e4ee9a242709d3f64c26fe893MD52ORIGINAL001126587.pdfTexto completoapplication/pdf3624093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236819/1/001126587.pdf0be7ba51740337bd8a09cca8738d3b4bMD5110183/2368192022-04-20 04:55:00.907319oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236819Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A metodologia de resolução de problemas no ensino de química orgânica a partir da temática "esportes - olimpíada 2020" |
title |
A metodologia de resolução de problemas no ensino de química orgânica a partir da temática "esportes - olimpíada 2020" |
spellingShingle |
A metodologia de resolução de problemas no ensino de química orgânica a partir da temática "esportes - olimpíada 2020" Grings, Bruna Ensino de quimica Química orgânica Resolução de problemas Esportes Olimpiadas Abordagem temática Teaching organic chemistry Problem solving Sports Olympics 2020 Thematic approach |
title_short |
A metodologia de resolução de problemas no ensino de química orgânica a partir da temática "esportes - olimpíada 2020" |
title_full |
A metodologia de resolução de problemas no ensino de química orgânica a partir da temática "esportes - olimpíada 2020" |
title_fullStr |
A metodologia de resolução de problemas no ensino de química orgânica a partir da temática "esportes - olimpíada 2020" |
title_full_unstemmed |
A metodologia de resolução de problemas no ensino de química orgânica a partir da temática "esportes - olimpíada 2020" |
title_sort |
A metodologia de resolução de problemas no ensino de química orgânica a partir da temática "esportes - olimpíada 2020" |
author |
Grings, Bruna |
author_facet |
Grings, Bruna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grings, Bruna |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pazinato, Maurícius Selvero |
contributor_str_mv |
Pazinato, Maurícius Selvero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de quimica Química orgânica Resolução de problemas Esportes Olimpiadas Abordagem temática |
topic |
Ensino de quimica Química orgânica Resolução de problemas Esportes Olimpiadas Abordagem temática Teaching organic chemistry Problem solving Sports Olympics 2020 Thematic approach |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching organic chemistry Problem solving Sports Olympics 2020 Thematic approach |
description |
A Química tem auxiliado no desenvolvimento de avanços científicos e tecnológicos importantes na área esportiva. Considerando a temática “Esportes – Olimpíada 2020” de relevância social, visto que os jogos ocorrerão no ano vigente, esta foi a temática escolhida para o desenvolvimento da pesquisa abordando conteúdos de Química Orgânica. Os sujeitos foram estudantes de três turmas do 3º ano do ensino médio de um colégio privado de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. O trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre de 2021 e teve por objetivo avaliar o emprego da metodologia de resolução de problemas aliada a temática Esportes – Olimpíadas 2020, em aulas de Química Orgânica no Ensino Médio, abordando o uso de substâncias proibidas e o doping tecnológico. Os dados desta pesquisa foram coletados a partir de questionários, produção textual e debate dos estudantes, sendo analisados através da técnica de Análise de Conteúdo (AC) e do uso da escala Likert. Os resultados indicam que a metodologia de resolução de problemas aliada a temática “Esportes – Olimpíada 2020” favoreceu a compreensão de conhecimentos científicos, em específico, de Química Orgânica e a relação desta com outras áreas do conhecimento. A metodologia utilizada permitiu a participação ativa dos estudantes, promovendo o envolvimento dos mesmos durante a realização da atividade. Além disso, os próprios estudantes destacaram que habilidades como interpretação de textos, escrita, investigação, tomada de decisão e trabalho em equipe foram aprimoradas pela metodologia de Resolução de Problemas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-07T04:49:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236819 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001126587 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236819 |
identifier_str_mv |
001126587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236819/2/001126587.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236819/1/001126587.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c46709e4ee9a242709d3f64c26fe893 0be7ba51740337bd8a09cca8738d3b4b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224626332762112 |