As redes de co-autoria dos professores do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Lílian
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16151
Resumo: Estudo bibliométrico de natureza descritiva sobre as características de formação e produção, bem como as redes de co-autoria dos professores do PPGCOM/UFRGS, realizado através dos documentos publicados em periódicos, livros e eventos no período entre 2000 e 2007. Considera três unidades de análise: professores, grupos de pesquisa e as redes de co-autoria. Analisa o perfil dos 14 professores do Programa quanto às características de formação na graduação e pós-graduação, tempo de vínculo com o PPGCOM, produtividade e tipos de colaborações. Caracteriza a participação dos professores aos grupos de pesquisa de acordo com a área de formação. As redes de co-autoria foram analisadas a partir de 296 documentos de acordo com o tipo de colaboração e a vinculação dos co-autores e dos componentes dos grupos de pesquisa. As análises mostraram que os professores têm formação em diversas áreas, o que evidencia a interdisciplinaridade do Programa. Três professores possuem vínculo com o Programa desde a sua criação. Dos 124 co-autores identificados, 40,32% estavam vinculados, à época de publicação, como alunos ou ex-alunos do Programa, 32,26% como alunos de graduação, 12,10% como alunos de outros programas de pós-graduação, 12,10% como professores não ligados ao PPGCOM, 1,61% como profissionais não ligados a IES e 1,61% como técnico-administrativos da UFRGS. A produtividade dos autores teve aumento expressivo durante o período estudado. Mostra que 39,19% dos documentos possuem autoria individual e 60,81% apresentam dois ou mais autores, sendo que, o documento com o maior número de autores, possui oito autores. A autoria coletiva teve aumento de 350% no período, enquanto que a individual apresentou o crescimento de 66,67%. As relações de co-autoria são estabelecidas, principalmente, a partir da relação orientando-orientador (72,58%).
id UFRGS-2_44fd84ba3cfae845cf2259daac887b9a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16151
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maciel, LílianCaregnato, Sonia Elisa2009-06-19T04:12:30Z2008http://hdl.handle.net/10183/16151000668009Estudo bibliométrico de natureza descritiva sobre as características de formação e produção, bem como as redes de co-autoria dos professores do PPGCOM/UFRGS, realizado através dos documentos publicados em periódicos, livros e eventos no período entre 2000 e 2007. Considera três unidades de análise: professores, grupos de pesquisa e as redes de co-autoria. Analisa o perfil dos 14 professores do Programa quanto às características de formação na graduação e pós-graduação, tempo de vínculo com o PPGCOM, produtividade e tipos de colaborações. Caracteriza a participação dos professores aos grupos de pesquisa de acordo com a área de formação. As redes de co-autoria foram analisadas a partir de 296 documentos de acordo com o tipo de colaboração e a vinculação dos co-autores e dos componentes dos grupos de pesquisa. As análises mostraram que os professores têm formação em diversas áreas, o que evidencia a interdisciplinaridade do Programa. Três professores possuem vínculo com o Programa desde a sua criação. Dos 124 co-autores identificados, 40,32% estavam vinculados, à época de publicação, como alunos ou ex-alunos do Programa, 32,26% como alunos de graduação, 12,10% como alunos de outros programas de pós-graduação, 12,10% como professores não ligados ao PPGCOM, 1,61% como profissionais não ligados a IES e 1,61% como técnico-administrativos da UFRGS. A produtividade dos autores teve aumento expressivo durante o período estudado. Mostra que 39,19% dos documentos possuem autoria individual e 60,81% apresentam dois ou mais autores, sendo que, o documento com o maior número de autores, possui oito autores. A autoria coletiva teve aumento de 350% no período, enquanto que a individual apresentou o crescimento de 66,67%. As relações de co-autoria são estabelecidas, principalmente, a partir da relação orientando-orientador (72,58%).It is a descriptive Bibliometric Study about the characteristics of training and production, as well as networks of co-authors, of academics from PPGCOM / UFRGS, conducted through the documents published in journals, books and events in the period between 2000 and 2007. It considers three units of analysis: academics, research groups and networks of co-authors. It analyses the profile of the 14 academics of the Program on the characteristics of training in undergraduate and graduate courses, length of time with the PPGCOM, productivity and types of collaborations. It features the participation of academics in research group. Networks of co-authors were analyzed from 296 documents in accordance with the type of collaboration and linkage of the co-authors to research groups. The analyses showed that academics have training in several areas, which highlights the interdisciplinarity in the Program. Three academics have ties with the Program since it has begun. Of the 124 co-authors identified, 40.32% were tied at the time of publication, as students or former students of the Program, 32.26% as graduate students, 12.10% as students in other post-graduate programs, 12.10% as academics outside PPGCOM, 1.61% as professionals not connected to the IES and 1.61% as technical and administrative of UFRGS. The productivity of the authors had increased greatly during the period studied. It shows that 39,19% of the documents have individual authors and 60,81% have two or more authors, and that the document with the largest number of authors, has eight authors. Collectively authorship had an increase of 350% over the period, while the individual authorship grew of 66.67%. The relations of co-authors are established, mainly from the relationship student - supervisor (72.58%).application/pdfporComunicação científicaAutoriaScientific communicationScientific collaborationCo-authorship networksAs redes de co-autoria dos professores do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000668009.pdf000668009.pdfTexto completoapplication/pdf622034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16151/1/000668009.pdf0fc6f9675904d42c3133fc6380c83e02MD51TEXT000668009.pdf.txt000668009.pdf.txtExtracted Texttext/plain102955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16151/2/000668009.pdf.txt549e0b50ca63e0d1028cc04c13eb3ac0MD52THUMBNAIL000668009.pdf.jpg000668009.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16151/3/000668009.pdf.jpgd65088f5ec2a339aeb3c03de2b6d1977MD5310183/161512018-10-17 09:24:54.482oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16151Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:24:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As redes de co-autoria dos professores do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS
title As redes de co-autoria dos professores do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS
spellingShingle As redes de co-autoria dos professores do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS
Maciel, Lílian
Comunicação científica
Autoria
Scientific communication
Scientific collaboration
Co-authorship networks
title_short As redes de co-autoria dos professores do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS
title_full As redes de co-autoria dos professores do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS
title_fullStr As redes de co-autoria dos professores do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS
title_full_unstemmed As redes de co-autoria dos professores do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS
title_sort As redes de co-autoria dos professores do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS
author Maciel, Lílian
author_facet Maciel, Lílian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Lílian
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caregnato, Sonia Elisa
contributor_str_mv Caregnato, Sonia Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação científica
Autoria
topic Comunicação científica
Autoria
Scientific communication
Scientific collaboration
Co-authorship networks
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific communication
Scientific collaboration
Co-authorship networks
description Estudo bibliométrico de natureza descritiva sobre as características de formação e produção, bem como as redes de co-autoria dos professores do PPGCOM/UFRGS, realizado através dos documentos publicados em periódicos, livros e eventos no período entre 2000 e 2007. Considera três unidades de análise: professores, grupos de pesquisa e as redes de co-autoria. Analisa o perfil dos 14 professores do Programa quanto às características de formação na graduação e pós-graduação, tempo de vínculo com o PPGCOM, produtividade e tipos de colaborações. Caracteriza a participação dos professores aos grupos de pesquisa de acordo com a área de formação. As redes de co-autoria foram analisadas a partir de 296 documentos de acordo com o tipo de colaboração e a vinculação dos co-autores e dos componentes dos grupos de pesquisa. As análises mostraram que os professores têm formação em diversas áreas, o que evidencia a interdisciplinaridade do Programa. Três professores possuem vínculo com o Programa desde a sua criação. Dos 124 co-autores identificados, 40,32% estavam vinculados, à época de publicação, como alunos ou ex-alunos do Programa, 32,26% como alunos de graduação, 12,10% como alunos de outros programas de pós-graduação, 12,10% como professores não ligados ao PPGCOM, 1,61% como profissionais não ligados a IES e 1,61% como técnico-administrativos da UFRGS. A produtividade dos autores teve aumento expressivo durante o período estudado. Mostra que 39,19% dos documentos possuem autoria individual e 60,81% apresentam dois ou mais autores, sendo que, o documento com o maior número de autores, possui oito autores. A autoria coletiva teve aumento de 350% no período, enquanto que a individual apresentou o crescimento de 66,67%. As relações de co-autoria são estabelecidas, principalmente, a partir da relação orientando-orientador (72,58%).
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-06-19T04:12:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16151
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000668009
url http://hdl.handle.net/10183/16151
identifier_str_mv 000668009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16151/1/000668009.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16151/2/000668009.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16151/3/000668009.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0fc6f9675904d42c3133fc6380c83e02
549e0b50ca63e0d1028cc04c13eb3ac0
d65088f5ec2a339aeb3c03de2b6d1977
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224385619558400