A fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Hora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Vitória Cassola de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157335
Resumo: O presente trabalho propõe-se a analisar os indícios da existência de outros significados além dos documentais em fotografias jornalísticas veiculadas como parte de grandes reportagens. Para tanto, utilizamos o conceito de fotografia-expressão, cunhado por Rouillé (2009), acompanhado pelos de fotografia menor e imagem cristal, respectivamente de Gonçalves (2009) e Deleuze (2005), na análise do trabalho do fotógrafo Mateus Bruxel para a reportagem “Inferno na Terra Prometida” que, abordando a onda de imigração haitiana e senegalesa ao Brasil, foi veiculada pelo jornal Zero Hora em 7 de junho de 2015. Contextualizando a fotografia desde seu surgimento, apropriação pela imprensa e usos dados ao longo do tempo, especialmente a partir das considerações de Sousa (2002; 2009), poderemos entender as marcas que a práxis fotográfica carrega e, assim, estabelecer parâmetros a partir de Machado (2015), entre outros, para demonstrar de que maneira é possível subverter e expandir o valor de documento, criando novos sentidos e significados que se completarão no dialogismo com o observador. Observaremos, assim, como este fenômeno se dá nas imagens selecionadas de Bruxel.
id UFRGS-2_453d5d244237664ba89f1e6a8482ceb6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157335
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lemos, Vitória Cassola deGonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira2017-05-04T02:36:13Z2016http://hdl.handle.net/10183/157335001013390O presente trabalho propõe-se a analisar os indícios da existência de outros significados além dos documentais em fotografias jornalísticas veiculadas como parte de grandes reportagens. Para tanto, utilizamos o conceito de fotografia-expressão, cunhado por Rouillé (2009), acompanhado pelos de fotografia menor e imagem cristal, respectivamente de Gonçalves (2009) e Deleuze (2005), na análise do trabalho do fotógrafo Mateus Bruxel para a reportagem “Inferno na Terra Prometida” que, abordando a onda de imigração haitiana e senegalesa ao Brasil, foi veiculada pelo jornal Zero Hora em 7 de junho de 2015. Contextualizando a fotografia desde seu surgimento, apropriação pela imprensa e usos dados ao longo do tempo, especialmente a partir das considerações de Sousa (2002; 2009), poderemos entender as marcas que a práxis fotográfica carrega e, assim, estabelecer parâmetros a partir de Machado (2015), entre outros, para demonstrar de que maneira é possível subverter e expandir o valor de documento, criando novos sentidos e significados que se completarão no dialogismo com o observador. Observaremos, assim, como este fenômeno se dá nas imagens selecionadas de Bruxel.The present work has the purpose of analyzing evidence of other meanings besides documentary in journalistic photographs published as part of big news reports. For this purpose, we used the concepts of expression photography, coined by Rouillé (2009), besides Gonçalves’ minor photography (2009) and Deleuze’s crystal-image (2005), in the analysis of photographer Mateus Bruxel’s work for the news report "Inferno na Terra Prometida", which covers the wave of Haitian and Senegalese immigration to Brazil, being published by Zero Hora newspaper on June 7, 2015. By contextualizing photography since its beginning, its appropriation by the press and its uses over time, especially from the considerations of Sousa (2002; 2009), it is possible to understand the marks that the photographic praxis carries and, that way, establish parameters – concerning Machado (2015), amongst others – to demonstrate how it is possible to subvert and expand the value of document, creating new meanings and notions which will be completed in dialogism with the observer. We will thereby observe how this phenomenon occurs in Bruxel’s selected images.application/pdfporFotojornalismoReportagemExpression photographyMinor photographyPhotojournalismReportA fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Horainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013390.pdf001013390.pdfTexto completoapplication/pdf2812356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157335/1/001013390.pdfddd08cfe0a8176fee172f604ede845c6MD51TEXT001013390.pdf.txt001013390.pdf.txtExtracted Texttext/plain140345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157335/2/001013390.pdf.txtf68c6ce74aa0841b5cda5eafafa181b5MD5210183/1573352018-06-07 02:30:27.637998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157335Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:30:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Hora
title A fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Hora
spellingShingle A fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Hora
Lemos, Vitória Cassola de
Fotojornalismo
Reportagem
Expression photography
Minor photography
Photojournalism
Report
title_short A fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Hora
title_full A fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Hora
title_fullStr A fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Hora
title_full_unstemmed A fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Hora
title_sort A fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Hora
author Lemos, Vitória Cassola de
author_facet Lemos, Vitória Cassola de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Vitória Cassola de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
contributor_str_mv Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Fotojornalismo
Reportagem
topic Fotojornalismo
Reportagem
Expression photography
Minor photography
Photojournalism
Report
dc.subject.eng.fl_str_mv Expression photography
Minor photography
Photojournalism
Report
description O presente trabalho propõe-se a analisar os indícios da existência de outros significados além dos documentais em fotografias jornalísticas veiculadas como parte de grandes reportagens. Para tanto, utilizamos o conceito de fotografia-expressão, cunhado por Rouillé (2009), acompanhado pelos de fotografia menor e imagem cristal, respectivamente de Gonçalves (2009) e Deleuze (2005), na análise do trabalho do fotógrafo Mateus Bruxel para a reportagem “Inferno na Terra Prometida” que, abordando a onda de imigração haitiana e senegalesa ao Brasil, foi veiculada pelo jornal Zero Hora em 7 de junho de 2015. Contextualizando a fotografia desde seu surgimento, apropriação pela imprensa e usos dados ao longo do tempo, especialmente a partir das considerações de Sousa (2002; 2009), poderemos entender as marcas que a práxis fotográfica carrega e, assim, estabelecer parâmetros a partir de Machado (2015), entre outros, para demonstrar de que maneira é possível subverter e expandir o valor de documento, criando novos sentidos e significados que se completarão no dialogismo com o observador. Observaremos, assim, como este fenômeno se dá nas imagens selecionadas de Bruxel.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-04T02:36:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157335
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013390
url http://hdl.handle.net/10183/157335
identifier_str_mv 001013390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157335/1/001013390.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157335/2/001013390.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ddd08cfe0a8176fee172f604ede845c6
f68c6ce74aa0841b5cda5eafafa181b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447193984696320