A fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Hora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157335 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se a analisar os indícios da existência de outros significados além dos documentais em fotografias jornalísticas veiculadas como parte de grandes reportagens. Para tanto, utilizamos o conceito de fotografia-expressão, cunhado por Rouillé (2009), acompanhado pelos de fotografia menor e imagem cristal, respectivamente de Gonçalves (2009) e Deleuze (2005), na análise do trabalho do fotógrafo Mateus Bruxel para a reportagem “Inferno na Terra Prometida” que, abordando a onda de imigração haitiana e senegalesa ao Brasil, foi veiculada pelo jornal Zero Hora em 7 de junho de 2015. Contextualizando a fotografia desde seu surgimento, apropriação pela imprensa e usos dados ao longo do tempo, especialmente a partir das considerações de Sousa (2002; 2009), poderemos entender as marcas que a práxis fotográfica carrega e, assim, estabelecer parâmetros a partir de Machado (2015), entre outros, para demonstrar de que maneira é possível subverter e expandir o valor de documento, criando novos sentidos e significados que se completarão no dialogismo com o observador. Observaremos, assim, como este fenômeno se dá nas imagens selecionadas de Bruxel. |
id |
UFRGS-2_453d5d244237664ba89f1e6a8482ceb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157335 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lemos, Vitória Cassola deGonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira2017-05-04T02:36:13Z2016http://hdl.handle.net/10183/157335001013390O presente trabalho propõe-se a analisar os indícios da existência de outros significados além dos documentais em fotografias jornalísticas veiculadas como parte de grandes reportagens. Para tanto, utilizamos o conceito de fotografia-expressão, cunhado por Rouillé (2009), acompanhado pelos de fotografia menor e imagem cristal, respectivamente de Gonçalves (2009) e Deleuze (2005), na análise do trabalho do fotógrafo Mateus Bruxel para a reportagem “Inferno na Terra Prometida” que, abordando a onda de imigração haitiana e senegalesa ao Brasil, foi veiculada pelo jornal Zero Hora em 7 de junho de 2015. Contextualizando a fotografia desde seu surgimento, apropriação pela imprensa e usos dados ao longo do tempo, especialmente a partir das considerações de Sousa (2002; 2009), poderemos entender as marcas que a práxis fotográfica carrega e, assim, estabelecer parâmetros a partir de Machado (2015), entre outros, para demonstrar de que maneira é possível subverter e expandir o valor de documento, criando novos sentidos e significados que se completarão no dialogismo com o observador. Observaremos, assim, como este fenômeno se dá nas imagens selecionadas de Bruxel.The present work has the purpose of analyzing evidence of other meanings besides documentary in journalistic photographs published as part of big news reports. For this purpose, we used the concepts of expression photography, coined by Rouillé (2009), besides Gonçalves’ minor photography (2009) and Deleuze’s crystal-image (2005), in the analysis of photographer Mateus Bruxel’s work for the news report "Inferno na Terra Prometida", which covers the wave of Haitian and Senegalese immigration to Brazil, being published by Zero Hora newspaper on June 7, 2015. By contextualizing photography since its beginning, its appropriation by the press and its uses over time, especially from the considerations of Sousa (2002; 2009), it is possible to understand the marks that the photographic praxis carries and, that way, establish parameters – concerning Machado (2015), amongst others – to demonstrate how it is possible to subvert and expand the value of document, creating new meanings and notions which will be completed in dialogism with the observer. We will thereby observe how this phenomenon occurs in Bruxel’s selected images.application/pdfporFotojornalismoReportagemExpression photographyMinor photographyPhotojournalismReportA fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Horainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013390.pdf001013390.pdfTexto completoapplication/pdf2812356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157335/1/001013390.pdfddd08cfe0a8176fee172f604ede845c6MD51TEXT001013390.pdf.txt001013390.pdf.txtExtracted Texttext/plain140345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157335/2/001013390.pdf.txtf68c6ce74aa0841b5cda5eafafa181b5MD5210183/1573352018-06-07 02:30:27.637998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157335Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:30:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Hora |
title |
A fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Hora |
spellingShingle |
A fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Hora Lemos, Vitória Cassola de Fotojornalismo Reportagem Expression photography Minor photography Photojournalism Report |
title_short |
A fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Hora |
title_full |
A fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Hora |
title_fullStr |
A fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Hora |
title_full_unstemmed |
A fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Hora |
title_sort |
A fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Hora |
author |
Lemos, Vitória Cassola de |
author_facet |
Lemos, Vitória Cassola de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Vitória Cassola de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotojornalismo Reportagem |
topic |
Fotojornalismo Reportagem Expression photography Minor photography Photojournalism Report |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Expression photography Minor photography Photojournalism Report |
description |
O presente trabalho propõe-se a analisar os indícios da existência de outros significados além dos documentais em fotografias jornalísticas veiculadas como parte de grandes reportagens. Para tanto, utilizamos o conceito de fotografia-expressão, cunhado por Rouillé (2009), acompanhado pelos de fotografia menor e imagem cristal, respectivamente de Gonçalves (2009) e Deleuze (2005), na análise do trabalho do fotógrafo Mateus Bruxel para a reportagem “Inferno na Terra Prometida” que, abordando a onda de imigração haitiana e senegalesa ao Brasil, foi veiculada pelo jornal Zero Hora em 7 de junho de 2015. Contextualizando a fotografia desde seu surgimento, apropriação pela imprensa e usos dados ao longo do tempo, especialmente a partir das considerações de Sousa (2002; 2009), poderemos entender as marcas que a práxis fotográfica carrega e, assim, estabelecer parâmetros a partir de Machado (2015), entre outros, para demonstrar de que maneira é possível subverter e expandir o valor de documento, criando novos sentidos e significados que se completarão no dialogismo com o observador. Observaremos, assim, como este fenômeno se dá nas imagens selecionadas de Bruxel. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-04T02:36:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157335 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013390 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157335 |
identifier_str_mv |
001013390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157335/1/001013390.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157335/2/001013390.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ddd08cfe0a8176fee172f604ede845c6 f68c6ce74aa0841b5cda5eafafa181b5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447193984696320 |