Consumo responsável de energia elétrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257043 |
Resumo: | O consumo de energia elétrica no mundo está cada vez maior. Grande parte da energia gerada em nosso país vem de usinas hidrelétricas e termelétricas. Com isso torna-se necessário um processo de conscientização e incentivo aos alunos, desde os primeiros anos escolares, ao consumo responsável de energia. Em vista disso, é essencial informá-los sobre a importância dessas formas de geração de energia, bem como sobre o consumo correto de energia elétrica. É fundamental que eles analisem seus hábitos, para que haja mudanças em suas atitudes. Para isso, foi realizado com um grupo de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental produção de textos em que relataram os seus conhecimentos sobre usinas hidrelétricas e termelétricas e suas atitudes em relação ao consumo consciente de energia elétrica. Posteriormente, foi feita a análise dos materiais, utilizando-se a Análise de Conteúdo conforme Bardin (2016). Foram analisadas três categorias: energia elétrica, meio ambiente e economia de energia. Portanto, faz-se necessário o conhecimento de tais recursos, para que seja assegurada a preservação desses meios para gerações futuras, e também para que ocorra a conscientização de que é preciso economizar energia elétrica. |
id |
UFRGS-2_45c9b21fd96af76c6933f65bad2f5db2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257043 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Joseane de Lima Morais deSantos, Victor João da Rocha MaiaGallon, Mônica da Silva2023-04-13T03:25:44Z2021http://hdl.handle.net/10183/257043001164795O consumo de energia elétrica no mundo está cada vez maior. Grande parte da energia gerada em nosso país vem de usinas hidrelétricas e termelétricas. Com isso torna-se necessário um processo de conscientização e incentivo aos alunos, desde os primeiros anos escolares, ao consumo responsável de energia. Em vista disso, é essencial informá-los sobre a importância dessas formas de geração de energia, bem como sobre o consumo correto de energia elétrica. É fundamental que eles analisem seus hábitos, para que haja mudanças em suas atitudes. Para isso, foi realizado com um grupo de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental produção de textos em que relataram os seus conhecimentos sobre usinas hidrelétricas e termelétricas e suas atitudes em relação ao consumo consciente de energia elétrica. Posteriormente, foi feita a análise dos materiais, utilizando-se a Análise de Conteúdo conforme Bardin (2016). Foram analisadas três categorias: energia elétrica, meio ambiente e economia de energia. Portanto, faz-se necessário o conhecimento de tais recursos, para que seja assegurada a preservação desses meios para gerações futuras, e também para que ocorra a conscientização de que é preciso economizar energia elétrica.The consumption of electricity in the world is getting bigger and bigger. Large part of generated energy in our country comes from hydroelectric and thermoelectric plants. Therewith, it becomes necessary an awareness process and stimulus to the students since the early years of school to the responsible consumption of energy. In view of this, it is essential to inform them about the importance of this forms of energy generation, as well as about the correct consumption of electricity. It is fundamental that they analyze their habits, so that there are changes in their attitudes. For that, it was produced with some students of the eighth year of the elementary school an activity of text production, in which they reported their knowledge about hydroelectric and thermoelectric plants and their attitudes in relation to responsible consumption of electricity. Posteriorly, the analysis of the materials was done, using the Content Analysis according to Bardin (2016). Three categories were analyzed: electric energy, environment and energy saving. Therefore, it is necessary the knowledge of such resources, so that the preservation of these means is assured for future generations, and also for the awareness that is necessary to save electricity occurs.application/pdfporEnergia elétricaConsumo de energiaCentrais elétricasCentrais hidreletricasConsumptionElectric energyAwarenessHydroelectric and thermoelectric plantsConsumo responsável de energia elétricaResponsible consumption of electric energy info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164795.pdf.txt001164795.pdf.txtExtracted Texttext/plain38195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257043/2/001164795.pdf.txt73beecc0274a75a0442de37ba001c98cMD52ORIGINAL001164795.pdfTexto completoapplication/pdf839501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257043/1/001164795.pdffbcc1af465977d94dcf07916c2459804MD5110183/2570432023-08-03 03:33:51.545215oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257043Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:33:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consumo responsável de energia elétrica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Responsible consumption of electric energy |
title |
Consumo responsável de energia elétrica |
spellingShingle |
Consumo responsável de energia elétrica Oliveira, Joseane de Lima Morais de Energia elétrica Consumo de energia Centrais elétricas Centrais hidreletricas Consumption Electric energy Awareness Hydroelectric and thermoelectric plants |
title_short |
Consumo responsável de energia elétrica |
title_full |
Consumo responsável de energia elétrica |
title_fullStr |
Consumo responsável de energia elétrica |
title_full_unstemmed |
Consumo responsável de energia elétrica |
title_sort |
Consumo responsável de energia elétrica |
author |
Oliveira, Joseane de Lima Morais de |
author_facet |
Oliveira, Joseane de Lima Morais de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Joseane de Lima Morais de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Victor João da Rocha Maia |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Gallon, Mônica da Silva |
contributor_str_mv |
Santos, Victor João da Rocha Maia Gallon, Mônica da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Energia elétrica Consumo de energia Centrais elétricas Centrais hidreletricas |
topic |
Energia elétrica Consumo de energia Centrais elétricas Centrais hidreletricas Consumption Electric energy Awareness Hydroelectric and thermoelectric plants |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumption Electric energy Awareness Hydroelectric and thermoelectric plants |
description |
O consumo de energia elétrica no mundo está cada vez maior. Grande parte da energia gerada em nosso país vem de usinas hidrelétricas e termelétricas. Com isso torna-se necessário um processo de conscientização e incentivo aos alunos, desde os primeiros anos escolares, ao consumo responsável de energia. Em vista disso, é essencial informá-los sobre a importância dessas formas de geração de energia, bem como sobre o consumo correto de energia elétrica. É fundamental que eles analisem seus hábitos, para que haja mudanças em suas atitudes. Para isso, foi realizado com um grupo de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental produção de textos em que relataram os seus conhecimentos sobre usinas hidrelétricas e termelétricas e suas atitudes em relação ao consumo consciente de energia elétrica. Posteriormente, foi feita a análise dos materiais, utilizando-se a Análise de Conteúdo conforme Bardin (2016). Foram analisadas três categorias: energia elétrica, meio ambiente e economia de energia. Portanto, faz-se necessário o conhecimento de tais recursos, para que seja assegurada a preservação desses meios para gerações futuras, e também para que ocorra a conscientização de que é preciso economizar energia elétrica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-13T03:25:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257043 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001164795 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257043 |
identifier_str_mv |
001164795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257043/2/001164795.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257043/1/001164795.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
73beecc0274a75a0442de37ba001c98c fbcc1af465977d94dcf07916c2459804 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224657603395584 |