Competências para o cuidado centrado nas pessoas : perspectivas de produções científicas internacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folador, Brenda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183754
Resumo: Os cuidados de saúde centrados nas pessoas representam uma das estratégias que visam trazer melhores resultados tanto para o contexto dos serviços de saúde, através da colaboração para a integração, quanto para os usuários. Esta abordagem adota as perspectivas dos indivíduos, famílias e comunidades, considerando-os como participantes do processo de cuidado, os quais se beneficiam de sistemas de saúde que geram confiança e respondem às suas necessidades e preferências de uma forma humana e holística. Considerando o papel fundamental dos profissionais, a Organização Mundial da Saúde publicou um documento que propôs uma lista de competências no intuito de promover uma prestação de serviços coordenados e integrados entre si. As competências foram classificadas em cinco áreas de domínio, sendo uma delas o cuidado centrado nas pessoas. O objetivo deste estudo foi caracterizar a contribuição da produção científica internacional sobre cuidados centrados nas pessoas para as competências para a provisão de serviços integrados/coordenados. O método adotado foi o da Pesquisa Documental. Utilizou-se como fonte principal de pesquisa, os anais do 3º Congresso Mundial de Atenção Integrada realizado na cidade do México em novembro de 2015, devido à grande concentração de trabalhos sobre essa temática. A coleta de dados foi realizada com palavras-chave extraídas das 10 competências listadas no domínio de cuidados centrados nas pessoas. De posse dos documentos publicados no site do evento, foram analisados os resumos submetidos para apresentação oral, totalizando 78. Procedeu-se à leitura do material em quatro momentos: leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. As palavras-chave foram encontradas em 30 resumos de autores provenientes de diferentes países. Foram identificados resumos para 8 das 10 competências, sendo o maior número para a que aborda o papel do profissional no ajuste do tipo e intensidade dos serviços de saúde, de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa. Também houve uma concentração de trabalhos para as competências que abordam a necessidade de atentar para as multimorbidades e avaliar o prejuízo cognitivo, problemas de saúde mental, e que se refere ao planejamento da assistência dos pacientes, possibilitando sua participação no próprio cuidado. A menor frequência foi constatada para a competência que trata da incorporação, no plano de cuidados do paciente, dos seus desejos, crenças e história e da avaliação da adesão ao tratamento recomendado. Estes resultados demonstram que existem evidências para apoiar a educação e a prática profissional, na medida em que aprofundam o conhecimento necessário para o desempenho de boa parte das competências. Práticas baseadas nestas competências poderão auxiliar o profissional de saúde a ter subsídios para implementação de estratégias que visem a melhora do funcionamento do sistema e da satisfação das pessoas com os serviços, por meio de um cuidado que considera cada indivíduo como único. A ausência de resumos que tratem de assuntos sobre a incorporação de aspectos biopsicossociais nos planos de cuidados e sobre o papel do profissional na abordagem com os familiares, cuidadores e demais membros da equipe para manter o foco no bem-estar do paciente, indicam a necessidade da realização de estudos/pesquisas.
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