A música na produção de saúde para usuários do CAPS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/184539 |
Resumo: | Este trabalho relata a experiência de uma intervenção musical realizada no Centro de Atenção Psicossocial Aquarela da cidade de Esteio no RS. Com vistas à construção, integração e promoção de saúde na terapia de reabilitação psicossocial, utilizou-se a música como ferramenta para a criação de um espaço igualitário e propício às manifestações individuais e coletivas. Considerando a premência da inclusão sociocultural dos usuários destes centros, procurou-se através do exercício da fala, ação e escuta, proporcionar condições favoráveis à inclusão, criatividade, autonomia, autoestima e solidariedade. Para o reconhecimento do local, ambientação e levantamentos de dados, bem como elaboração e planejamento de uma atividade que envolvesse usuários e equipe de trabalhadores, foram realizadas visitas prévias ao serviço. A partir das análises e percepções levantadas, foi então formulada a atividade: uma intervenção musical incluindo a presença de uma banda, tendo como encerramento a realização de um almoço festivo objetivando seguimento à integração, obtenção de devolutivas e verificação dos objetivos alcançados Considerando a importância dos CAPS frente à proposta de reinserção social, bem como a necessidade de se incrementar estratégias que auxiliem neste processo, proporcionar atividades artístico-culturais capazes de auxiliar o fortalecimento de vínculos e reafirmação dos usuários como cidadãos, torna-se inevitável para o fortalecimento destes centros. Possibilitam a articulação coletiva e o interesse dos usuários devido à diversidade de oportunidades que podem ofertar. Neste contexto, o trabalho oferece o relato de uma intervenção, descrevendo uma experiência compartilhada por usuários, trabalhadores e banda musical, que inseridos num ambiente de integração, promovem saúde e cidadania através de saberes, sentimentos e potencialidades. |
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