Livro didático de geografia : entre o impresso e o digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rauber, Joaquim
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tonini, Ivaine Maria
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196458
Resumo: Este estudo busca refletir sobre o livro didático de Geografia e suas extensões, principalmente sobre as continuidades e transformações em seus formatos e suas relações no ensino-aprendizagem da Geografia Escolar. Desta forma, procuramos pontuar os possíveis rasgos metodológicos entre um e outro, percebendo a aprendizagem num fio que pode perpassar ambos. Entrelaçamentos que se tecem junto ao contexto que os estudantes estão imersos, considerando a complexidade digital e tecnológica que a sociedade atualmente oferece. Refletir o livro didático em diferentes formatos conjuga o pensar de que esse, não é neutro e por isso não se resume a um suporte pedagógico sem intencionalidades, a ponto de que, o que ele produz e a forma como é produzido não fosse da sua própria constituição. Essa escrita apresenta interrogações e implicações que circulam o ensino da Geografia, na referência do livro didático: problematizações em questões como textos, imagens, hipertextos, novos layouts e designs fazem parte deste percurso de análise das obras didáticas de Geografia. Nesse sentido, os novos livros didáticos de Geografia, trazem mudanças em suas disposições, alicerçadas nas novas tecnologias e nos suportes digitais, que alteram as possibilidades e operacionalidades dos novos leitores. A pesquisa também traz indicativas de algumas funções do livro didático de Geografia, como reprodutor de conteúdos comuns, tomando como base, os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Programa Nacional do Livro Didático, conceitos e paradigmas tradicionais que, de certo modo, continuam a atender os interesses do mercado.
id UFRGS-2_4614e07d43aacd43607d785c2edd85dd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196458
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rauber, JoaquimTonini, Ivaine Maria2019-07-02T02:35:35Z2019http://hdl.handle.net/10183/196458001080343Este estudo busca refletir sobre o livro didático de Geografia e suas extensões, principalmente sobre as continuidades e transformações em seus formatos e suas relações no ensino-aprendizagem da Geografia Escolar. Desta forma, procuramos pontuar os possíveis rasgos metodológicos entre um e outro, percebendo a aprendizagem num fio que pode perpassar ambos. Entrelaçamentos que se tecem junto ao contexto que os estudantes estão imersos, considerando a complexidade digital e tecnológica que a sociedade atualmente oferece. Refletir o livro didático em diferentes formatos conjuga o pensar de que esse, não é neutro e por isso não se resume a um suporte pedagógico sem intencionalidades, a ponto de que, o que ele produz e a forma como é produzido não fosse da sua própria constituição. Essa escrita apresenta interrogações e implicações que circulam o ensino da Geografia, na referência do livro didático: problematizações em questões como textos, imagens, hipertextos, novos layouts e designs fazem parte deste percurso de análise das obras didáticas de Geografia. Nesse sentido, os novos livros didáticos de Geografia, trazem mudanças em suas disposições, alicerçadas nas novas tecnologias e nos suportes digitais, que alteram as possibilidades e operacionalidades dos novos leitores. A pesquisa também traz indicativas de algumas funções do livro didático de Geografia, como reprodutor de conteúdos comuns, tomando como base, os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Programa Nacional do Livro Didático, conceitos e paradigmas tradicionais que, de certo modo, continuam a atender os interesses do mercado.his study reflects about the didactical Geography book and its extensions, mainly about the continuities and transformations in its contexts and its relations in school Geography teaching and learning. This way, it is sought to point the possible methodological gaps between one to each other, and to perceive the learning in a line able to run through the both. Entanglements that are woven to the context which the students are immersed, they consider the digital and technological complexity offered nowadays by the society. Reflecting the didactical book in different formats conjugate the thinking that this is not neutral, and for this it does not summarise in a pedagogical support without intentions, that what is produced on it and the way that its produced it is not itself constitution. This writing presents interrogations and implications around Geography teaching, in reference to didactical book: problematizations in questions as texts, images, hypertexts, new layouts and designs do part of this analyse’s course of Geography didactical work. In this sense, the new didactic Geography books bring changes on their provisions, which are grounded on new technologies, and digital supports, that change the possibilities and operabilities of new readers. The research also brings indicatives of some didactic Geography book functions, as an ordinary subjects copier, which uses as its base the national curriculum guidelines, Programa Nacional do Livro Didático, concepts and traditional paradigms which somehow continue serving the market interests.application/pdfporMovimentos para ensinar geografia : oscilações. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 259-276Livro didáticoGeografiaDidactical bookTeaching in geographyContinuities and transformationsLivro didático de geografia : entre o impresso e o digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001080343.pdf.txt001080343.pdf.txtExtracted Texttext/plain45884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196458/2/001080343.pdf.txt76b886054524529b54de81f0268ab8b4MD52ORIGINAL001080343.pdfCapítuloapplication/pdf169273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196458/1/001080343.pdf348393150b68479f9d1a802afe8bcf62MD5110183/1964582023-01-05 05:57:36.668547oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196458Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T07:57:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Livro didático de geografia : entre o impresso e o digital
title Livro didático de geografia : entre o impresso e o digital
spellingShingle Livro didático de geografia : entre o impresso e o digital
Rauber, Joaquim
Livro didático
Geografia
Didactical book
Teaching in geography
Continuities and transformations
title_short Livro didático de geografia : entre o impresso e o digital
title_full Livro didático de geografia : entre o impresso e o digital
title_fullStr Livro didático de geografia : entre o impresso e o digital
title_full_unstemmed Livro didático de geografia : entre o impresso e o digital
title_sort Livro didático de geografia : entre o impresso e o digital
author Rauber, Joaquim
author_facet Rauber, Joaquim
Tonini, Ivaine Maria
author_role author
author2 Tonini, Ivaine Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rauber, Joaquim
Tonini, Ivaine Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Geografia
topic Livro didático
Geografia
Didactical book
Teaching in geography
Continuities and transformations
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactical book
Teaching in geography
Continuities and transformations
description Este estudo busca refletir sobre o livro didático de Geografia e suas extensões, principalmente sobre as continuidades e transformações em seus formatos e suas relações no ensino-aprendizagem da Geografia Escolar. Desta forma, procuramos pontuar os possíveis rasgos metodológicos entre um e outro, percebendo a aprendizagem num fio que pode perpassar ambos. Entrelaçamentos que se tecem junto ao contexto que os estudantes estão imersos, considerando a complexidade digital e tecnológica que a sociedade atualmente oferece. Refletir o livro didático em diferentes formatos conjuga o pensar de que esse, não é neutro e por isso não se resume a um suporte pedagógico sem intencionalidades, a ponto de que, o que ele produz e a forma como é produzido não fosse da sua própria constituição. Essa escrita apresenta interrogações e implicações que circulam o ensino da Geografia, na referência do livro didático: problematizações em questões como textos, imagens, hipertextos, novos layouts e designs fazem parte deste percurso de análise das obras didáticas de Geografia. Nesse sentido, os novos livros didáticos de Geografia, trazem mudanças em suas disposições, alicerçadas nas novas tecnologias e nos suportes digitais, que alteram as possibilidades e operacionalidades dos novos leitores. A pesquisa também traz indicativas de algumas funções do livro didático de Geografia, como reprodutor de conteúdos comuns, tomando como base, os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Programa Nacional do Livro Didático, conceitos e paradigmas tradicionais que, de certo modo, continuam a atender os interesses do mercado.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-02T02:35:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196458
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001080343
url http://hdl.handle.net/10183/196458
identifier_str_mv 001080343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimentos para ensinar geografia : oscilações. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 259-276
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196458/2/001080343.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196458/1/001080343.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 76b886054524529b54de81f0268ab8b4
348393150b68479f9d1a802afe8bcf62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447690042933248