Perfil dos beneficiários que realizaram reclamações na Agência Nacional de Saúde suplementar no período de 2016 a 2020
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/239095 |
Resumo: | Objetivo: descrever o perfil dos beneficiários que realizaram reclamações na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no período de 2016 a 2020. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, realizado a partir dos registros das reclamações de beneficiários de planos de saúde do Brasil que constam no Sistema Integrado de Fiscalização (SIF) (n=609.494). Resultados: Os planos coletivos empresariais apresentaram o maior número de beneficiários (67,6%) e das reclamações (49%) registradas no período, com aumento ao longo dos anos, predomínio na faixa de 20-59 anos (60,9%), contratados após a Lei 9.656/98 (65,5%). Por modalidade, as empresas de medicina de grupo apresentaram o maior percentual de reclamações (45,34%), seguida das cooperativas médicas (36,56). O principal motivo de reclamação se vinculava ao produto ou plano (98,1%), especialmente cobertura (71%), dos quais o gerenciamento das ações de saúde por parte da operadora (autorizações prévias, franquia, co-participação e outros somou 30,9%. Conclusão: A relevância desta discussão para a política de saúde do país está relacionada ao contexto de poder contribuir na implementação de ações estratégicas para a melhoria dos serviços prestados pelos planos de saúde privados, possibilitando agregar longevidade com qualidade de vida aos beneficiários e saúde financeira às organizações. |
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Tonetto, Priscila BrolloBordin, Ronaldo2022-05-24T04:46:33Z2021http://hdl.handle.net/10183/239095001141183Objetivo: descrever o perfil dos beneficiários que realizaram reclamações na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no período de 2016 a 2020. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, realizado a partir dos registros das reclamações de beneficiários de planos de saúde do Brasil que constam no Sistema Integrado de Fiscalização (SIF) (n=609.494). Resultados: Os planos coletivos empresariais apresentaram o maior número de beneficiários (67,6%) e das reclamações (49%) registradas no período, com aumento ao longo dos anos, predomínio na faixa de 20-59 anos (60,9%), contratados após a Lei 9.656/98 (65,5%). Por modalidade, as empresas de medicina de grupo apresentaram o maior percentual de reclamações (45,34%), seguida das cooperativas médicas (36,56). O principal motivo de reclamação se vinculava ao produto ou plano (98,1%), especialmente cobertura (71%), dos quais o gerenciamento das ações de saúde por parte da operadora (autorizações prévias, franquia, co-participação e outros somou 30,9%. Conclusão: A relevância desta discussão para a política de saúde do país está relacionada ao contexto de poder contribuir na implementação de ações estratégicas para a melhoria dos serviços prestados pelos planos de saúde privados, possibilitando agregar longevidade com qualidade de vida aos beneficiários e saúde financeira às organizações.Objective: to describe the profile of beneficiaries who filed complaints at the National Supplementary Health Agency (ANS) in the period from 2016 to 2020. Methods: This is a cross-sectional, quantitative study, carried out from the records of complaints from beneficiaries of health plans in Brazil that appear in the Integrated Inspection System (SIF) (n=609.494). Results: Corporate collective plans had the highest number of beneficiaries (67.6%) and complaints (49%) registered in the period, with an increase over the years, predominantly in the 20-59 age group (60.9%) , hired after Law 9,656/98 (65.5%). By modality, group medicine companies had the highest percentage of complaints (45.34%), followed by medical cooperatives (36.56). The main reason for the complaint was related to the product or plan (98.1%), especially coverage (71%), of which the management of health actions by the operator (prior authorizations, deductible, co-participation and others totaled 30 .9%. Conclusion: The relevance of this discussion for the country's health policy is related to the context of being able to contribute to the implementation of strategic actions to improve the services provided by private health plans, making it possible to add longevity with quality of life to beneficiaries and financial health to organizations.application/pdfporGestão em saúdeSatisfação do consumidorSaúde suplementarPlanos de saúdePolíticas de saúdeHealth managementSupplementary healthRecipientPerfil dos beneficiários que realizaram reclamações na Agência Nacional de Saúde suplementar no período de 2016 a 2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Gestão em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141183.pdf.txt001141183.pdf.txtExtracted Texttext/plain62835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239095/2/001141183.pdf.txt5f8ecc9ea73567d389d2bdfe266e9491MD52ORIGINAL001141183.pdfTexto completoapplication/pdf842777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239095/1/001141183.pdf50c3ec5791f649fb25e6c594e7708deaMD5110183/2390952022-05-24 05:02:51.152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239095Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-24T08:02:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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