Perfil dos beneficiários que realizaram reclamações na Agência Nacional de Saúde suplementar no período de 2016 a 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonetto, Priscila Brollo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239095
Resumo: Objetivo: descrever o perfil dos beneficiários que realizaram reclamações na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no período de 2016 a 2020. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, realizado a partir dos registros das reclamações de beneficiários de planos de saúde do Brasil que constam no Sistema Integrado de Fiscalização (SIF) (n=609.494). Resultados: Os planos coletivos empresariais apresentaram o maior número de beneficiários (67,6%) e das reclamações (49%) registradas no período, com aumento ao longo dos anos, predomínio na faixa de 20-59 anos (60,9%), contratados após a Lei 9.656/98 (65,5%). Por modalidade, as empresas de medicina de grupo apresentaram o maior percentual de reclamações (45,34%), seguida das cooperativas médicas (36,56). O principal motivo de reclamação se vinculava ao produto ou plano (98,1%), especialmente cobertura (71%), dos quais o gerenciamento das ações de saúde por parte da operadora (autorizações prévias, franquia, co-participação e outros somou 30,9%. Conclusão: A relevância desta discussão para a política de saúde do país está relacionada ao contexto de poder contribuir na implementação de ações estratégicas para a melhoria dos serviços prestados pelos planos de saúde privados, possibilitando agregar longevidade com qualidade de vida aos beneficiários e saúde financeira às organizações.
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