Qualidade da educação : quais as lições que podemos aprender com as reformas educacionais de Cingapura e Finlândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspary, Danielle Eifler
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/167288
Resumo: O presente trabalho pretende analisar o impacto do sistema educacional no desempenho dos alunos. O objeto de pesquisa está relacionado ao baixo aproveitamento dos discentes no Brasil. Embora a literatura econômica aponte evidências do efeito-aluno e efeito-escola, pouco se discute sobre o impacto do sistema educacional como um todo. Para tanto, procurase analisar a construção dos sistemas educacionais de Cingapura e Finlândia, pois são dois países que reformaram o cenário institucional da educação num curto espaço de tempo e alcançaram resultados significativos. Após a análise histórica, empenha-se na apresentação de dados comparativos de ambos os países e do Brasil a fim de verificar quais são as lições a serem exploradas no contexto brasileiro. Espera-se que o trabalho contribua para o debate na conjuntura atual do país, propondo uma reflexão sobre quais políticas e incentivos educacionais poderiam melhorar a qualidade da educação no nosso país.
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