Adaptação de bebês à escola de educação infantil : implicações na separação entre mãe e bebê

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wulff, Fernanda
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36687
Resumo: O presente trabalho tem como tema central a adaptação de bebês na Educação Infantil. Busca entender aspectos relevantes do processo de separação entre a mãe e o bebê e o processo de adaptação à Educação Infantil. Para elucidar essas questões buscou-se referencial teórico principalmente em Mahler, Rapoport, Rossetti-Ferreira & Vitória, entre outros. Os principais objetivos da pesquisa foram compreender a importância do período de adaptação e como este é sentido e vivenciado na díade mãe-bebê. A pesquisa caracteriza-se como básica, apoiou-se em observações livres, conversas formais com as mães dos alunos e na prática pedagógica da pesquisadora desenvolvida em uma turma de Berçário, com crianças entre seis meses e um ano e meio de idade, em uma escola de educação infantil no município de Estância Velha/RS. A partir dos dados empíricos observou-se primeiramente que a adaptação de bebês é um processo complexo, gradual e altamente estressante, pois implica mudanças na vida e rotina de todos os envolvidos e o sucesso deste período depende do estabelecimento de vínculos afetivos entre bebê, pais e educadoras. A forma como o período de adaptação é sentido e vivenciado pelas pessoas envolvidas influencia e também é influenciada pelas reações demonstradas pelas crianças. Cada criança é única e possui suas individualidades, por isso o processo de adaptação é um desafio constante, pois cada criança demonstra suas características e necessidades de modos variados e são essas manifestações que norteiam esse processo e direcionam a prática pedagógica da educadora.
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