Google, Apple and Microsoft : study of competitive strategies in the early 21st century software industry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boff, Felipe de Moraes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79237
Resumo: Este trabalho analisa uma breve história da indústria de software dividindo-a em três tipos de empresas — desenvolvedoras de custom-software, desenvolvedores de software corporativo e desenvolvedores de software de mercado de massa. Será demonstrado, neste trabalho, que os produtores de software de mercado de massa enfrentam uma estrutura de mercado oligopolista. O problema de pesquisa abordado consiste em perguntar se a teoria estática de oligopólio é adequada para analisar o comportamento das empresas que produzem um sistema operacional. Portanto, ao longo deste trabalho, é formalmente analisada a competição estratégica a partir de três modelos referência na teoria do oligopólio— Cournot, Bertrand e Stackelberg. Google, Apple e Microsoft produzem, no início do século 21, sistemas operacionais que são substitutos perfeitos. No entanto, no mundo real, estes três gigantes produtores de software de mercado de massa sinalizam seus produtos como diferentes. Este trabalho demonstra que as principais funções e desempenho dos referidos sistemas operacionais são realmente muito parecidos. Além disso, encontra-se que os consumidores compram estes produtos utilizando como variável de escolha—a qualidade percebida. Finalmente, considerando o conjunto de estratégias dos produtores demonstrar-se-á resultados que emergem de tais escolhas.
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