Lições do sul : “buen vivir-vivir bien”, uma alternativa ao desenvolvimento, desde o pensamento andino
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199155 |
Resumo: | O presente trabalho se inscreve na perspectiva descolonial e resulta de pesquisa teórica sobre o conceito Sumak Kawsay - Suma Qamaña, expressões em língua Quéchua e Aimara, respectivamente, que expressam o “Bom Viver-Viver Bem” (BV-VB). Elas vêm sendo construídas coletivamente nas últimas décadas, sobretudo no Equador e na Bolívia, por intelectuais indígenas ou interessados pelas vozes do Sul, por séculos silenciadas. Os conceitos começam a ser debatidos no Brasil, respondendo a inquietações presentes nas Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Econômicas e Educação. Embora não trate diretamente da Economia Solidária, o conceito de BV-VB pode trazer esclarecimentos relevantes, constituindo-se em contribuição significativa para essa área. O artigo contextualiza a emergência dos conceitos, apresenta a crítica dos intelectuais indígenas ao conceito de desenvolvimento e explora a surpreendente polisemia do BV-VB. |
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Machado, Ana Maria NettoGenro, Maria Elly Herz2019-09-12T03:42:42Z20181851-4715http://hdl.handle.net/10183/199155001099735O presente trabalho se inscreve na perspectiva descolonial e resulta de pesquisa teórica sobre o conceito Sumak Kawsay - Suma Qamaña, expressões em língua Quéchua e Aimara, respectivamente, que expressam o “Bom Viver-Viver Bem” (BV-VB). Elas vêm sendo construídas coletivamente nas últimas décadas, sobretudo no Equador e na Bolívia, por intelectuais indígenas ou interessados pelas vozes do Sul, por séculos silenciadas. Os conceitos começam a ser debatidos no Brasil, respondendo a inquietações presentes nas Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Econômicas e Educação. Embora não trate diretamente da Economia Solidária, o conceito de BV-VB pode trazer esclarecimentos relevantes, constituindo-se em contribuição significativa para essa área. O artigo contextualiza a emergência dos conceitos, apresenta a crítica dos intelectuais indígenas ao conceito de desenvolvimento e explora a surpreendente polisemia do BV-VB.The present work sign itself up in the descolonial perspective and results from a theoretical research about the concept of Sumak Kawsay – Suma Qamaña, expressions in Qéchua and Aimara respectively, which means “Good Living-Living Well”. They were have been constructed recently, in Equador and Bolivia, by indigenous intellectuals and authors interested in the voices of the South, for centuries silenced. The concepts begin to be discussed in Brazil. They answer to unrest questions presented in the Human Sciences and in Education. Although it does not deal directly with the Solidarity Economy, the concept of BV-VB can bring relevant clarifications, constituting a significant contribution to this area. This article contextualizes the arising of the concepts, present the criticism to the development by the indigenous intellectuals and explore the polysemy of the notions.The present work sign itself up in the descolonial perspective and results from a theoretical research about the concept of Sumak Kawsay – Suma Qamaña, expressions in Qéchua and Aimara respectively, which means “Good Living-Living Well”. They were have been constructed recently, in Equador and Bolivia, by indigenous intellectuals and authors interested in the voices of the South, for centuries silenced. The concepts begin to be discussed in Brazil. They answer to unrest questions presented in the Human Sciences and in Education. Although it does not deal directly with the Solidarity Economy, the concept of BV-VB can bring relevant clarifications, constituting a significant contribution to this area. This article contextualizes the arising of the concepts, present the criticism to the development by the indigenous intellectuals and explore the polysemy of the notions.application/pdfporOtra economía. São Leopoldo, RS. V. 11, n. 20 (jul./dez. 2018), p. 119-135Educação indígenaBuen VivirDevelopmentDecolonial perspectiveAndean thoughtLatin-AmericanLições do sul : “buen vivir-vivir bien”, uma alternativa ao desenvolvimento, desde o pensamento andinoLecciones del sur: "buen vivir-vivir bien", una alternativa al desarrollo, desde el pensamiento andino Lessons from the south: “buen vivir-vivir bien”, an alternative to development, from de andean thinking Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099735.pdf.txt001099735.pdf.txtExtracted Texttext/plain67704http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199155/2/001099735.pdf.txt36779823cfdf9aa83cc340cb2dc0ab84MD52ORIGINAL001099735.pdfTexto completoapplication/pdf288203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199155/1/001099735.pdf446b47837150739068ca2b2c9ef03723MD5110183/1991552023-04-12 03:28:35.685426oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199155Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-12T06:28:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente trabalho se inscreve na perspectiva descolonial e resulta de pesquisa teórica sobre o conceito Sumak Kawsay - Suma Qamaña, expressões em língua Quéchua e Aimara, respectivamente, que expressam o “Bom Viver-Viver Bem” (BV-VB). Elas vêm sendo construídas coletivamente nas últimas décadas, sobretudo no Equador e na Bolívia, por intelectuais indígenas ou interessados pelas vozes do Sul, por séculos silenciadas. Os conceitos começam a ser debatidos no Brasil, respondendo a inquietações presentes nas Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Econômicas e Educação. Embora não trate diretamente da Economia Solidária, o conceito de BV-VB pode trazer esclarecimentos relevantes, constituindo-se em contribuição significativa para essa área. O artigo contextualiza a emergência dos conceitos, apresenta a crítica dos intelectuais indígenas ao conceito de desenvolvimento e explora a surpreendente polisemia do BV-VB. |
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