Inadimplência pessoa física : causas geradoras em operações de crédito, e como minimizar os riscos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fritscher, Marcelo Felipe
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77615
Resumo: Conceder crédito implica confiar, e para confiar é preciso conhecer, e para conhecer é preciso ter informações fidedignas sobre o cliente e sua atividade, desse modo o presente estudo visa, verificar as causas, procedimentos e circunstancias que levam à inadimplência de clientes pessoas físicas da agência Banco do Azul, identificando ações que possam reduzir possíveis riscos de retorno de capital emprestado. Bem como: a) conhecer as causas geradoras de inadimplência, através de estudo de amostras de operações de créditos pessoa físicas em situação de anormalidade; b) relacionar os apontamentos de não conformidade pelo Controle Interno do Banco que possam sinalizar futuras inadimplências; c) Conhecer as causas dos apontamentos e que medidas adotar a fim de eliminá-las e reduzir o risco de inadimplência. Uma vez que, conhecer as origens da inadimplência como ela ocorre, identificar situações de risco é de vital importância para o desenvolvimento econômico, do país. Com base no exposto surge como problema da pesquisa: Quais as causas de inadimplência em operações de crédito de pessoas físicas e como minimizar os riscos nessas operações? E a fim de atingir aos objetivos a que se propôs essa pesquisa e responder a problemática, o presente estudo apresentar-se-á em cinco capítulos.
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spelling Fritscher, Marcelo FelipeColombo, Jéfferson Augusto2013-09-03T01:47:52Z2011http://hdl.handle.net/10183/77615000896373Conceder crédito implica confiar, e para confiar é preciso conhecer, e para conhecer é preciso ter informações fidedignas sobre o cliente e sua atividade, desse modo o presente estudo visa, verificar as causas, procedimentos e circunstancias que levam à inadimplência de clientes pessoas físicas da agência Banco do Azul, identificando ações que possam reduzir possíveis riscos de retorno de capital emprestado. Bem como: a) conhecer as causas geradoras de inadimplência, através de estudo de amostras de operações de créditos pessoa físicas em situação de anormalidade; b) relacionar os apontamentos de não conformidade pelo Controle Interno do Banco que possam sinalizar futuras inadimplências; c) Conhecer as causas dos apontamentos e que medidas adotar a fim de eliminá-las e reduzir o risco de inadimplência. Uma vez que, conhecer as origens da inadimplência como ela ocorre, identificar situações de risco é de vital importância para o desenvolvimento econômico, do país. Com base no exposto surge como problema da pesquisa: Quais as causas de inadimplência em operações de crédito de pessoas físicas e como minimizar os riscos nessas operações? E a fim de atingir aos objetivos a que se propôs essa pesquisa e responder a problemática, o presente estudo apresentar-se-á em cinco capítulos.Granting credit involves trust, and trust is necessary to know, and know you have to have reliable information about the client and activity, so this study aims to determine the causes, circumstances and procedures leading to defaults of individual clients Bank of Blue agency, identifying actions that can minimize the potential for return on borrowed capital. As well as: a) know the causes for delinquency, by study of samples of transactions for individual credit in a state of abnormality; b) to relate the notes of non-compliance by the Bank's Internal Control which can signal future defaults c) Meet the causes of the notes and take measures to eliminate them and reduce the risk of default. Since knowing the origins of delinquency as it occurs, identify risk situations is of vital importance to the economic development of the country. Based on the above comes as research problem: What are the causes of default in loans from individuals and how to minimize risk in these operations? And in order to achieve the goals it has set itself this research and answer problematic, this study will be presented in five chapters.application/pdfporInadimplênciaPessoa físicaSetor bancárioAnalysis of creditRiskDefaultInadimplência pessoa física : causas geradoras em operações de crédito, e como minimizar os riscosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoGestão de Negócios Financeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000896373.pdf000896373.pdfTexto completoapplication/pdf201183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77615/1/000896373.pdfd7596d6d49b66d031838c8d7f3be444eMD51TEXT000896373.pdf.txt000896373.pdf.txtExtracted Texttext/plain76544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77615/2/000896373.pdf.txta17ce54adf86e8f42289d19bfad809acMD52THUMBNAIL000896373.pdf.jpg000896373.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77615/3/000896373.pdf.jpg4ceee03c27f519ee05999de664a84bd4MD5310183/776152018-10-17 08:07:44.713oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77615Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:07:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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