A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Maristela Vigolo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29284
Resumo: Este projeto visa entender como se faz, pensa e cria um objeto de aprendizagem que favoreça o ensino de arte-educação, de forma lúdica, a partir da construção de um objeto de aprendizagem de autoria. Tendo por finalidade unir os processos de aprendizagem através de uma proposta didático-pedagógica voltado para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, na forma de objetos de aprendizagem. Para essa pesquisa foi importante a compreensão do que os Parâmetros Curriculares Nacionais objetivam para o ensino de Artes Visuais, como entender o que é um objeto de aprendizagem, a partir das suas definições e principais características e conhecer os recursos que essa mídia digital disponibiliza. Essa pesquisa foi embasada pedagogicamente na Teoria Construtivista de Piaget e Sócio-interacionista de Vygotsky. Para o ensino da arte, essa pesquisa é fundamentada na Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. É relatado, também, a importância de redefinições nesse novo contexto educacional tanto para alunos, professores e escolas. A fim de compreender melhor como se dá esse processo de desenvolvimento dos objetos de aprendizagem, foi feito uma pesquisa qualitativa através de um questionário virtual com alguns construtores, como, também, um relato de um autor sobre o processo de construção de um objeto de aprendizagem.
id UFRGS-2_47ece6a869706b5c0d8d1be983d11e41
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29284
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fontana, Maristela VigoloLulkin, Sérgio Andrés2011-06-01T06:00:36Z2011http://hdl.handle.net/10183/29284000776535Este projeto visa entender como se faz, pensa e cria um objeto de aprendizagem que favoreça o ensino de arte-educação, de forma lúdica, a partir da construção de um objeto de aprendizagem de autoria. Tendo por finalidade unir os processos de aprendizagem através de uma proposta didático-pedagógica voltado para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, na forma de objetos de aprendizagem. Para essa pesquisa foi importante a compreensão do que os Parâmetros Curriculares Nacionais objetivam para o ensino de Artes Visuais, como entender o que é um objeto de aprendizagem, a partir das suas definições e principais características e conhecer os recursos que essa mídia digital disponibiliza. Essa pesquisa foi embasada pedagogicamente na Teoria Construtivista de Piaget e Sócio-interacionista de Vygotsky. Para o ensino da arte, essa pesquisa é fundamentada na Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. É relatado, também, a importância de redefinições nesse novo contexto educacional tanto para alunos, professores e escolas. A fim de compreender melhor como se dá esse processo de desenvolvimento dos objetos de aprendizagem, foi feito uma pesquisa qualitativa através de um questionário virtual com alguns construtores, como, também, um relato de um autor sobre o processo de construção de um objeto de aprendizagem.application/pdfporObjetos de aprendizagemTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Construção do conhecimentoLudicidadeArteA possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000776535.pdf000776535.pdfTexto completoapplication/pdf1079570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29284/1/000776535.pdf6c9e5669a2a7d82b9be813c41aa62141MD51TEXT000776535.pdf.txt000776535.pdf.txtExtracted Texttext/plain139521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29284/2/000776535.pdf.txtd3c75a70bf997c1d0873b8b56859cc02MD52THUMBNAIL000776535.pdf.jpg000776535.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29284/3/000776535.pdf.jpgc1b08502efd2fd3a4a332fd9f8eca84dMD5310183/292842018-10-09 09:18:43.412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29284Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:18:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais
title A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais
spellingShingle A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais
Fontana, Maristela Vigolo
Objetos de aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Construção do conhecimento
Ludicidade
Arte
title_short A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais
title_full A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais
title_fullStr A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais
title_full_unstemmed A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais
title_sort A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais
author Fontana, Maristela Vigolo
author_facet Fontana, Maristela Vigolo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontana, Maristela Vigolo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lulkin, Sérgio Andrés
contributor_str_mv Lulkin, Sérgio Andrés
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos de aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Construção do conhecimento
Ludicidade
Arte
topic Objetos de aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Construção do conhecimento
Ludicidade
Arte
description Este projeto visa entender como se faz, pensa e cria um objeto de aprendizagem que favoreça o ensino de arte-educação, de forma lúdica, a partir da construção de um objeto de aprendizagem de autoria. Tendo por finalidade unir os processos de aprendizagem através de uma proposta didático-pedagógica voltado para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, na forma de objetos de aprendizagem. Para essa pesquisa foi importante a compreensão do que os Parâmetros Curriculares Nacionais objetivam para o ensino de Artes Visuais, como entender o que é um objeto de aprendizagem, a partir das suas definições e principais características e conhecer os recursos que essa mídia digital disponibiliza. Essa pesquisa foi embasada pedagogicamente na Teoria Construtivista de Piaget e Sócio-interacionista de Vygotsky. Para o ensino da arte, essa pesquisa é fundamentada na Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. É relatado, também, a importância de redefinições nesse novo contexto educacional tanto para alunos, professores e escolas. A fim de compreender melhor como se dá esse processo de desenvolvimento dos objetos de aprendizagem, foi feito uma pesquisa qualitativa através de um questionário virtual com alguns construtores, como, também, um relato de um autor sobre o processo de construção de um objeto de aprendizagem.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-01T06:00:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29284
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000776535
url http://hdl.handle.net/10183/29284
identifier_str_mv 000776535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29284/1/000776535.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29284/2/000776535.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29284/3/000776535.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c9e5669a2a7d82b9be813c41aa62141
d3c75a70bf997c1d0873b8b56859cc02
c1b08502efd2fd3a4a332fd9f8eca84d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224409207275520