A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29284 |
Resumo: | Este projeto visa entender como se faz, pensa e cria um objeto de aprendizagem que favoreça o ensino de arte-educação, de forma lúdica, a partir da construção de um objeto de aprendizagem de autoria. Tendo por finalidade unir os processos de aprendizagem através de uma proposta didático-pedagógica voltado para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, na forma de objetos de aprendizagem. Para essa pesquisa foi importante a compreensão do que os Parâmetros Curriculares Nacionais objetivam para o ensino de Artes Visuais, como entender o que é um objeto de aprendizagem, a partir das suas definições e principais características e conhecer os recursos que essa mídia digital disponibiliza. Essa pesquisa foi embasada pedagogicamente na Teoria Construtivista de Piaget e Sócio-interacionista de Vygotsky. Para o ensino da arte, essa pesquisa é fundamentada na Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. É relatado, também, a importância de redefinições nesse novo contexto educacional tanto para alunos, professores e escolas. A fim de compreender melhor como se dá esse processo de desenvolvimento dos objetos de aprendizagem, foi feito uma pesquisa qualitativa através de um questionário virtual com alguns construtores, como, também, um relato de um autor sobre o processo de construção de um objeto de aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_47ece6a869706b5c0d8d1be983d11e41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29284 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fontana, Maristela VigoloLulkin, Sérgio Andrés2011-06-01T06:00:36Z2011http://hdl.handle.net/10183/29284000776535Este projeto visa entender como se faz, pensa e cria um objeto de aprendizagem que favoreça o ensino de arte-educação, de forma lúdica, a partir da construção de um objeto de aprendizagem de autoria. Tendo por finalidade unir os processos de aprendizagem através de uma proposta didático-pedagógica voltado para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, na forma de objetos de aprendizagem. Para essa pesquisa foi importante a compreensão do que os Parâmetros Curriculares Nacionais objetivam para o ensino de Artes Visuais, como entender o que é um objeto de aprendizagem, a partir das suas definições e principais características e conhecer os recursos que essa mídia digital disponibiliza. Essa pesquisa foi embasada pedagogicamente na Teoria Construtivista de Piaget e Sócio-interacionista de Vygotsky. Para o ensino da arte, essa pesquisa é fundamentada na Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. É relatado, também, a importância de redefinições nesse novo contexto educacional tanto para alunos, professores e escolas. A fim de compreender melhor como se dá esse processo de desenvolvimento dos objetos de aprendizagem, foi feito uma pesquisa qualitativa através de um questionário virtual com alguns construtores, como, também, um relato de um autor sobre o processo de construção de um objeto de aprendizagem.application/pdfporObjetos de aprendizagemTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Construção do conhecimentoLudicidadeArteA possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000776535.pdf000776535.pdfTexto completoapplication/pdf1079570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29284/1/000776535.pdf6c9e5669a2a7d82b9be813c41aa62141MD51TEXT000776535.pdf.txt000776535.pdf.txtExtracted Texttext/plain139521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29284/2/000776535.pdf.txtd3c75a70bf997c1d0873b8b56859cc02MD52THUMBNAIL000776535.pdf.jpg000776535.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29284/3/000776535.pdf.jpgc1b08502efd2fd3a4a332fd9f8eca84dMD5310183/292842018-10-09 09:18:43.412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29284Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-09T12:18:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais |
title |
A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais |
spellingShingle |
A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais Fontana, Maristela Vigolo Objetos de aprendizagem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Construção do conhecimento Ludicidade Arte |
title_short |
A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais |
title_full |
A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais |
title_fullStr |
A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais |
title_full_unstemmed |
A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais |
title_sort |
A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais |
author |
Fontana, Maristela Vigolo |
author_facet |
Fontana, Maristela Vigolo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontana, Maristela Vigolo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lulkin, Sérgio Andrés |
contributor_str_mv |
Lulkin, Sérgio Andrés |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetos de aprendizagem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Construção do conhecimento Ludicidade Arte |
topic |
Objetos de aprendizagem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Construção do conhecimento Ludicidade Arte |
description |
Este projeto visa entender como se faz, pensa e cria um objeto de aprendizagem que favoreça o ensino de arte-educação, de forma lúdica, a partir da construção de um objeto de aprendizagem de autoria. Tendo por finalidade unir os processos de aprendizagem através de uma proposta didático-pedagógica voltado para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, na forma de objetos de aprendizagem. Para essa pesquisa foi importante a compreensão do que os Parâmetros Curriculares Nacionais objetivam para o ensino de Artes Visuais, como entender o que é um objeto de aprendizagem, a partir das suas definições e principais características e conhecer os recursos que essa mídia digital disponibiliza. Essa pesquisa foi embasada pedagogicamente na Teoria Construtivista de Piaget e Sócio-interacionista de Vygotsky. Para o ensino da arte, essa pesquisa é fundamentada na Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. É relatado, também, a importância de redefinições nesse novo contexto educacional tanto para alunos, professores e escolas. A fim de compreender melhor como se dá esse processo de desenvolvimento dos objetos de aprendizagem, foi feito uma pesquisa qualitativa através de um questionário virtual com alguns construtores, como, também, um relato de um autor sobre o processo de construção de um objeto de aprendizagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-01T06:00:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29284 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000776535 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29284 |
identifier_str_mv |
000776535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29284/1/000776535.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29284/2/000776535.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29284/3/000776535.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6c9e5669a2a7d82b9be813c41aa62141 d3c75a70bf997c1d0873b8b56859cc02 c1b08502efd2fd3a4a332fd9f8eca84d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724508832792576 |