Vozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Edilaine Ricardo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alcântara, Celina Nunes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221253
Resumo: Neste artigo interpela-se a relação de desigualdade entre a abordagem da cultura eurodescendente e as culturas negra e indígena nos currículos escolares. Aponta-se a proposição dos Estudos da Performance como possibilidade de subverter as práticas curriculares correntes. Projeta se que, por intermédio de tal subversão, seja possível agregar outras experiências epistemológicas aos programas escolares, na expectativa de construção de um currículo decolonial.
id UFRGS-2_480aefe4f553c7e7fd5f0f0abf104bc7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221253
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Edilaine RicardoAlcântara, Celina Nunes de2021-05-19T04:30:30Z20200103-6041http://hdl.handle.net/10183/221253001123722Neste artigo interpela-se a relação de desigualdade entre a abordagem da cultura eurodescendente e as culturas negra e indígena nos currículos escolares. Aponta-se a proposição dos Estudos da Performance como possibilidade de subverter as práticas curriculares correntes. Projeta se que, por intermédio de tal subversão, seja possível agregar outras experiências epistemológicas aos programas escolares, na expectativa de construção de um currículo decolonial.In this article, we inquire about the inequality relationship between the approach of Eurodescendent culture and black and indigenous cultures in school curricula. The proposition of Performance Studies is pointed out as a possibility of subverting current curricular practices. It is projected that, through such subversion, it will be possible to add other epistemological experiences to school programs, in the expectation of building a decolonial curriculum.application/pdfporCadernos do Aplicação. Vol. 33, n.2 (jul./dez. 2020), 15 p.CurrículoPerformanceDecolonialidadeCurriculumDecolonialityVozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato"info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123722.pdf.txt001123722.pdf.txtExtracted Texttext/plain38421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221253/2/001123722.pdf.txt42b024b42a3ee0fee6ff383995eb2d90MD52ORIGINAL001123722.pdfTexto completoapplication/pdf377408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221253/1/001123722.pdf3128a90906eb3224fc35aa2dd1b90a5dMD5110183/2212532021-05-26 04:28:29.283431oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221253Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:28:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato"
title Vozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato"
spellingShingle Vozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato"
Machado, Edilaine Ricardo
Currículo
Performance
Decolonialidade
Curriculum
Decoloniality
title_short Vozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato"
title_full Vozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato"
title_fullStr Vozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato"
title_full_unstemmed Vozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato"
title_sort Vozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato"
author Machado, Edilaine Ricardo
author_facet Machado, Edilaine Ricardo
Alcântara, Celina Nunes de
author_role author
author2 Alcântara, Celina Nunes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Edilaine Ricardo
Alcântara, Celina Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Performance
Decolonialidade
topic Currículo
Performance
Decolonialidade
Curriculum
Decoloniality
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Decoloniality
description Neste artigo interpela-se a relação de desigualdade entre a abordagem da cultura eurodescendente e as culturas negra e indígena nos currículos escolares. Aponta-se a proposição dos Estudos da Performance como possibilidade de subverter as práticas curriculares correntes. Projeta se que, por intermédio de tal subversão, seja possível agregar outras experiências epistemológicas aos programas escolares, na expectativa de construção de um currículo decolonial.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-19T04:30:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221253
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-6041
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123722
identifier_str_mv 0103-6041
001123722
url http://hdl.handle.net/10183/221253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos do Aplicação. Vol. 33, n.2 (jul./dez. 2020), 15 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221253/2/001123722.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221253/1/001123722.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 42b024b42a3ee0fee6ff383995eb2d90
3128a90906eb3224fc35aa2dd1b90a5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447743073615872