Vozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221253 |
Resumo: | Neste artigo interpela-se a relação de desigualdade entre a abordagem da cultura eurodescendente e as culturas negra e indígena nos currículos escolares. Aponta-se a proposição dos Estudos da Performance como possibilidade de subverter as práticas curriculares correntes. Projeta se que, por intermédio de tal subversão, seja possível agregar outras experiências epistemológicas aos programas escolares, na expectativa de construção de um currículo decolonial. |
id |
UFRGS-2_480aefe4f553c7e7fd5f0f0abf104bc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221253 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Edilaine RicardoAlcântara, Celina Nunes de2021-05-19T04:30:30Z20200103-6041http://hdl.handle.net/10183/221253001123722Neste artigo interpela-se a relação de desigualdade entre a abordagem da cultura eurodescendente e as culturas negra e indígena nos currículos escolares. Aponta-se a proposição dos Estudos da Performance como possibilidade de subverter as práticas curriculares correntes. Projeta se que, por intermédio de tal subversão, seja possível agregar outras experiências epistemológicas aos programas escolares, na expectativa de construção de um currículo decolonial.In this article, we inquire about the inequality relationship between the approach of Eurodescendent culture and black and indigenous cultures in school curricula. The proposition of Performance Studies is pointed out as a possibility of subverting current curricular practices. It is projected that, through such subversion, it will be possible to add other epistemological experiences to school programs, in the expectation of building a decolonial curriculum.application/pdfporCadernos do Aplicação. Vol. 33, n.2 (jul./dez. 2020), 15 p.CurrículoPerformanceDecolonialidadeCurriculumDecolonialityVozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato"info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123722.pdf.txt001123722.pdf.txtExtracted Texttext/plain38421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221253/2/001123722.pdf.txt42b024b42a3ee0fee6ff383995eb2d90MD52ORIGINAL001123722.pdfTexto completoapplication/pdf377408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221253/1/001123722.pdf3128a90906eb3224fc35aa2dd1b90a5dMD5110183/2212532021-05-26 04:28:29.283431oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221253Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:28:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato" |
title |
Vozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato" |
spellingShingle |
Vozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato" Machado, Edilaine Ricardo Currículo Performance Decolonialidade Curriculum Decoloniality |
title_short |
Vozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato" |
title_full |
Vozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato" |
title_fullStr |
Vozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato" |
title_full_unstemmed |
Vozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato" |
title_sort |
Vozes inauditas em um currículo colonizado : “Eu quero um país que não está no retrato" |
author |
Machado, Edilaine Ricardo |
author_facet |
Machado, Edilaine Ricardo Alcântara, Celina Nunes de |
author_role |
author |
author2 |
Alcântara, Celina Nunes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Edilaine Ricardo Alcântara, Celina Nunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Performance Decolonialidade |
topic |
Currículo Performance Decolonialidade Curriculum Decoloniality |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum Decoloniality |
description |
Neste artigo interpela-se a relação de desigualdade entre a abordagem da cultura eurodescendente e as culturas negra e indígena nos currículos escolares. Aponta-se a proposição dos Estudos da Performance como possibilidade de subverter as práticas curriculares correntes. Projeta se que, por intermédio de tal subversão, seja possível agregar outras experiências epistemológicas aos programas escolares, na expectativa de construção de um currículo decolonial. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-19T04:30:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221253 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-6041 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001123722 |
identifier_str_mv |
0103-6041 001123722 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos do Aplicação. Vol. 33, n.2 (jul./dez. 2020), 15 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221253/2/001123722.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221253/1/001123722.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42b024b42a3ee0fee6ff383995eb2d90 3128a90906eb3224fc35aa2dd1b90a5d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447743073615872 |