Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maraschin, Cleci
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Tittoni, Jaqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19512
Resumo: Este artigo toma o conceito de cotidiano como analisador operativo capaz de produção de leituras e de criação de modos de intervenção social. Ao pensar o cotidiano no âmbito das relações de poder e da constituição da autonomia, procuramos explorar os poderes invisíveis e as práticas anônimas na sua possibilidade de invenção, criação e transformação social. Consideramos como referência reflexiva uma proposta de estágio em Psicologia Social, a fim de problematizar a formação acadêmica e explorar as conexões entre trabalho e educação na produção de modos de intervir e de produzir conhecimento no campo social.
id UFRGS-2_4818271729e76d88eb1d3d1089c4fc92
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19512
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maraschin, CleciTittoni, Jaqueline2010-04-16T09:10:19Z20020104-4060http://hdl.handle.net/10183/19512000323446Este artigo toma o conceito de cotidiano como analisador operativo capaz de produção de leituras e de criação de modos de intervenção social. Ao pensar o cotidiano no âmbito das relações de poder e da constituição da autonomia, procuramos explorar os poderes invisíveis e as práticas anônimas na sua possibilidade de invenção, criação e transformação social. Consideramos como referência reflexiva uma proposta de estágio em Psicologia Social, a fim de problematizar a formação acadêmica e explorar as conexões entre trabalho e educação na produção de modos de intervir e de produzir conhecimento no campo social.This paper takes up the concept of quotidian as an operative analyzer capable to produce readings and create forms of social intervention. We think of quotidian in the scope of the discussions concerning power and autonomy, seeking to explore invisible powers and anonymous practices in their potentiality for social invention, creation and transformation. We consider as a reference for reflection an internship proposal in social psychology, in order to query college schooling and explore the connections between work and education in the production of manners of intervention and production of knowledge in the social field.application/pdfporEducar em revista. Curitiba. N. 19 (2002), p. 147-157Psicologia da educaçãoAprendizagemPsicólogo : FormaçãoEstágioUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia.QuotidianAutonomyCollege schoolingCotidiano e configuração de espaços de aprendizagemQuotidian and configuration of learning places info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000323446.pdf000323446.pdfTexto completoapplication/pdf32288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19512/1/000323446.pdfde217d66e6247d54519a7952179d4770MD51TEXT000323446.pdf.txt000323446.pdf.txtExtracted Texttext/plain28006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19512/2/000323446.pdf.txt041c7f2d5e2e2d5ffd9f5820d88f5f1dMD52THUMBNAIL000323446.pdf.jpg000323446.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19512/3/000323446.pdf.jpg28a50fa47f58316ef9200d5466553ff7MD5310183/195122018-10-10 08:01:29.283oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19512Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:01:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Quotidian and configuration of learning places
title Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem
spellingShingle Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem
Maraschin, Cleci
Psicologia da educação
Aprendizagem
Psicólogo : Formação
Estágio
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia.
Quotidian
Autonomy
College schooling
title_short Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem
title_full Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem
title_fullStr Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem
title_full_unstemmed Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem
title_sort Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem
author Maraschin, Cleci
author_facet Maraschin, Cleci
Tittoni, Jaqueline
author_role author
author2 Tittoni, Jaqueline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maraschin, Cleci
Tittoni, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da educação
Aprendizagem
Psicólogo : Formação
Estágio
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia.
topic Psicologia da educação
Aprendizagem
Psicólogo : Formação
Estágio
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia.
Quotidian
Autonomy
College schooling
dc.subject.eng.fl_str_mv Quotidian
Autonomy
College schooling
description Este artigo toma o conceito de cotidiano como analisador operativo capaz de produção de leituras e de criação de modos de intervenção social. Ao pensar o cotidiano no âmbito das relações de poder e da constituição da autonomia, procuramos explorar os poderes invisíveis e as práticas anônimas na sua possibilidade de invenção, criação e transformação social. Consideramos como referência reflexiva uma proposta de estágio em Psicologia Social, a fim de problematizar a formação acadêmica e explorar as conexões entre trabalho e educação na produção de modos de intervir e de produzir conhecimento no campo social.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:10:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19512
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4060
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000323446
identifier_str_mv 0104-4060
000323446
url http://hdl.handle.net/10183/19512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educar em revista. Curitiba. N. 19 (2002), p. 147-157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19512/1/000323446.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19512/2/000323446.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19512/3/000323446.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv de217d66e6247d54519a7952179d4770
041c7f2d5e2e2d5ffd9f5820d88f5f1d
28a50fa47f58316ef9200d5466553ff7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447398394101760