Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/19512 |
Resumo: | Este artigo toma o conceito de cotidiano como analisador operativo capaz de produção de leituras e de criação de modos de intervenção social. Ao pensar o cotidiano no âmbito das relações de poder e da constituição da autonomia, procuramos explorar os poderes invisíveis e as práticas anônimas na sua possibilidade de invenção, criação e transformação social. Consideramos como referência reflexiva uma proposta de estágio em Psicologia Social, a fim de problematizar a formação acadêmica e explorar as conexões entre trabalho e educação na produção de modos de intervir e de produzir conhecimento no campo social. |
id |
UFRGS-2_4818271729e76d88eb1d3d1089c4fc92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19512 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maraschin, CleciTittoni, Jaqueline2010-04-16T09:10:19Z20020104-4060http://hdl.handle.net/10183/19512000323446Este artigo toma o conceito de cotidiano como analisador operativo capaz de produção de leituras e de criação de modos de intervenção social. Ao pensar o cotidiano no âmbito das relações de poder e da constituição da autonomia, procuramos explorar os poderes invisíveis e as práticas anônimas na sua possibilidade de invenção, criação e transformação social. Consideramos como referência reflexiva uma proposta de estágio em Psicologia Social, a fim de problematizar a formação acadêmica e explorar as conexões entre trabalho e educação na produção de modos de intervir e de produzir conhecimento no campo social.This paper takes up the concept of quotidian as an operative analyzer capable to produce readings and create forms of social intervention. We think of quotidian in the scope of the discussions concerning power and autonomy, seeking to explore invisible powers and anonymous practices in their potentiality for social invention, creation and transformation. We consider as a reference for reflection an internship proposal in social psychology, in order to query college schooling and explore the connections between work and education in the production of manners of intervention and production of knowledge in the social field.application/pdfporEducar em revista. Curitiba. N. 19 (2002), p. 147-157Psicologia da educaçãoAprendizagemPsicólogo : FormaçãoEstágioUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia.QuotidianAutonomyCollege schoolingCotidiano e configuração de espaços de aprendizagemQuotidian and configuration of learning places info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000323446.pdf000323446.pdfTexto completoapplication/pdf32288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19512/1/000323446.pdfde217d66e6247d54519a7952179d4770MD51TEXT000323446.pdf.txt000323446.pdf.txtExtracted Texttext/plain28006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19512/2/000323446.pdf.txt041c7f2d5e2e2d5ffd9f5820d88f5f1dMD52THUMBNAIL000323446.pdf.jpg000323446.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19512/3/000323446.pdf.jpg28a50fa47f58316ef9200d5466553ff7MD5310183/195122018-10-10 08:01:29.283oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19512Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:01:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Quotidian and configuration of learning places |
title |
Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem |
spellingShingle |
Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem Maraschin, Cleci Psicologia da educação Aprendizagem Psicólogo : Formação Estágio Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Quotidian Autonomy College schooling |
title_short |
Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem |
title_full |
Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem |
title_fullStr |
Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem |
title_sort |
Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem |
author |
Maraschin, Cleci |
author_facet |
Maraschin, Cleci Tittoni, Jaqueline |
author_role |
author |
author2 |
Tittoni, Jaqueline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maraschin, Cleci Tittoni, Jaqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da educação Aprendizagem Psicólogo : Formação Estágio Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. |
topic |
Psicologia da educação Aprendizagem Psicólogo : Formação Estágio Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Quotidian Autonomy College schooling |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Quotidian Autonomy College schooling |
description |
Este artigo toma o conceito de cotidiano como analisador operativo capaz de produção de leituras e de criação de modos de intervenção social. Ao pensar o cotidiano no âmbito das relações de poder e da constituição da autonomia, procuramos explorar os poderes invisíveis e as práticas anônimas na sua possibilidade de invenção, criação e transformação social. Consideramos como referência reflexiva uma proposta de estágio em Psicologia Social, a fim de problematizar a formação acadêmica e explorar as conexões entre trabalho e educação na produção de modos de intervir e de produzir conhecimento no campo social. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:10:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/19512 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4060 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000323446 |
identifier_str_mv |
0104-4060 000323446 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/19512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educar em revista. Curitiba. N. 19 (2002), p. 147-157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19512/1/000323446.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19512/2/000323446.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19512/3/000323446.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
de217d66e6247d54519a7952179d4770 041c7f2d5e2e2d5ffd9f5820d88f5f1d 28a50fa47f58316ef9200d5466553ff7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447398394101760 |