A alfabetização midiática e informacional : a produção científica em repositórios e bases de dados abertas da América Latina, Portugal e Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luce, Bruno Fortes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Soares, Laura Valladares de Oliveira, Estabel, Lizandra Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248950
Resumo: A Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), desenvolvida conforme cartilhas da União das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), tem como objetivo permitir aos alunos uma aprendizagem mais autônoma para a utilização das mídias e das informações como forma de articulação de processos e mudanças sociais, e por isso vem ganhando mais ênfase na sociedade atual, com o intuito de possibilitar um melhor relacionamento com as informações que nos cercam. Este estudo tem como objetivo central realizar um levantamento nos repositórios e bases de dados abertas mantidas por países da América Latina, Portugal e Espanha a fim de identificar a produção científica sobre AMI no âmbito da academia. Para a realização das buscas foram utilizados os termos Media and Information Literacy e suas traduções para o espanhol e o português brasileiro como Alfabetização Midiática e Informacional, definidas pela própria UNESCO, e a utilização do termo Literacia Midiática Informacional para o português europeu. Ao final foi possível verificar a existência de poucos trabalhos sobre o tema, que todos os trabalhos recuperados têm base no material desenvolvido pela UNESCO, e que o Brasil foi o país que mais publicou sobre esta temática.
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spelling Luce, Bruno FortesSoares, Laura Valladares de OliveiraEstabel, Lizandra Brasil2022-09-16T04:59:38Z20212183-6671http://hdl.handle.net/10183/248950001145762A Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), desenvolvida conforme cartilhas da União das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), tem como objetivo permitir aos alunos uma aprendizagem mais autônoma para a utilização das mídias e das informações como forma de articulação de processos e mudanças sociais, e por isso vem ganhando mais ênfase na sociedade atual, com o intuito de possibilitar um melhor relacionamento com as informações que nos cercam. Este estudo tem como objetivo central realizar um levantamento nos repositórios e bases de dados abertas mantidas por países da América Latina, Portugal e Espanha a fim de identificar a produção científica sobre AMI no âmbito da academia. Para a realização das buscas foram utilizados os termos Media and Information Literacy e suas traduções para o espanhol e o português brasileiro como Alfabetização Midiática e Informacional, definidas pela própria UNESCO, e a utilização do termo Literacia Midiática Informacional para o português europeu. Ao final foi possível verificar a existência de poucos trabalhos sobre o tema, que todos os trabalhos recuperados têm base no material desenvolvido pela UNESCO, e que o Brasil foi o país que mais publicou sobre esta temática.Media and Information Literacy (MIL), developed according to booklets of the United Nations Union for Education, Science and Culture (UNESCO), aims to allow students a more autonomous learning for the use of media and information as a way of articulating processes and social changes, that is why it is gaining more emphasis within today's society, in order to better relate to the information that surrounds us. This study has as central objective to carry out a survey within the open databases maintained by Latin American countries, Portugal and Spain, in order to identify the scientific production on MIL in the scope of the academy. The search used the terms Media and Information Literacy and its translation into Spanish and Brazilian Portuguese, such as Alfabetização Midiática e Informacional, defined by UNESCO itself, and the use of Literacia Midiatica Informacional for European Portuguese. At the end it was possible to verify that there are few works on the theme, that all the recovered works are based on material developed by UNESCO, and that Brazil was the country that published the most on this theme.application/pdfporPáginas a&b: arquivos e bibliotecas. Porto. Vol. 3, n. 16 (2021), p. 135-151Indicadores de produção científicaRepositórios institucionaisCompetência em informaçãoAlfabetização digitalInformational media literacyDatabaseOpen scienceUNESCOA alfabetização midiática e informacional : a produção científica em repositórios e bases de dados abertas da América Latina, Portugal e EspanhaMeditation and informational literacy : the scientific production of repositories and databases made in Latin America, Portugal and Spaininfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145762.pdf.txt001145762.pdf.txtExtracted Texttext/plain48490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248950/2/001145762.pdf.txtf31964815be44602c1f5c7fbcef31640MD52ORIGINAL001145762.pdfTexto completoapplication/pdf765706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248950/1/001145762.pdfa2d2a029b1f3054bd31eedde64b4446cMD5110183/2489502022-09-17 05:08:22.520626oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248950Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-17T08:08:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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