Diálogos com a arte contemporânea : a exposição sob o viés museológico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232079 |
Resumo: | Partindo da análise da exposição “Àspera Melodia: Carlos Asp, 70 anos”, o presente artigo propôs apresentar e discutir os resultados obtidos mediantepesquisa de recepção realizada junto ao público externo da exposição.A investigação privilegiou uma análise voltada aspectos expográficos da mostra, norteada por referencial teórico especializado,considerando questões referentes à autonomia, fruição e recepção dos públicos, bem comoseu nível de formação e frequência.Diante desta circunstância, objetivou-se refletir, questionar e rever formas possíveis de potencializar o diálogo da arte contemporânea com diferentes indivíduos, de forma que o museu cumpra de maneira efetiva seu papel social diante da multiplicidade de públicos. Os dados apontaram que os elementos secundários de informação possuem potencial de auxiliar na recepção da mensagem proposta, emergindo como relevantes meios pelos quais os visitantes não especializados se aproximam da proposta expositiva. À vistadisso, os participantesalegaram que textos introdutóriose legendas,assim como a presença de conteúdos complementares, comoinformações sobre o artista e contexto de sua produção,auxiliam a experiência e diálogo com o tema. Notou-se que conforme se amplia a frequência em instituições artísticas e culturais, a proximidade com os códigos e significados da arte torna-se proporcional. Por fim, foi possível verificar que para o público tido como especialista e para aquele considerado leigo, as lacunas comunicacionais podem desfavorecer a compreensão diante da exposição. |
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Vargas, Aline Vargas deAquino, Vanessa Barrozo Teixeira2021-11-23T04:33:51Z20212358-3193http://hdl.handle.net/10183/232079001133411Partindo da análise da exposição “Àspera Melodia: Carlos Asp, 70 anos”, o presente artigo propôs apresentar e discutir os resultados obtidos mediantepesquisa de recepção realizada junto ao público externo da exposição.A investigação privilegiou uma análise voltada aspectos expográficos da mostra, norteada por referencial teórico especializado,considerando questões referentes à autonomia, fruição e recepção dos públicos, bem comoseu nível de formação e frequência.Diante desta circunstância, objetivou-se refletir, questionar e rever formas possíveis de potencializar o diálogo da arte contemporânea com diferentes indivíduos, de forma que o museu cumpra de maneira efetiva seu papel social diante da multiplicidade de públicos. Os dados apontaram que os elementos secundários de informação possuem potencial de auxiliar na recepção da mensagem proposta, emergindo como relevantes meios pelos quais os visitantes não especializados se aproximam da proposta expositiva. À vistadisso, os participantesalegaram que textos introdutóriose legendas,assim como a presença de conteúdos complementares, comoinformações sobre o artista e contexto de sua produção,auxiliam a experiência e diálogo com o tema. Notou-se que conforme se amplia a frequência em instituições artísticas e culturais, a proximidade com os códigos e significados da arte torna-se proporcional. Por fim, foi possível verificar que para o público tido como especialista e para aquele considerado leigo, as lacunas comunicacionais podem desfavorecer a compreensão diante da exposição.Based on the analysis of the exhibition “Aspera Melodia: Carlos Asp, 70 years old”, this article intend to present and discuss the results obtained through a reception survey carried out with the external audience of the exhibition. The investigation privileged an analysis focused on the exhibition's expographic aspects, guided by a specialized theoretical framework, considering issues related to the autonomy, enjoyment and reception of audiences, as well as their level of education and frequency.In this context, the objective was to reflect, question and review possible ways to enhance the dialogue between contemporary art and different individuals, so that the museum effectively fulfills its social role in the face of the multiplicity of audiences. The data showed that the secondary elements of information have the potential to assist in receiving the proposed message, emerging as relevant means by which non-specialized visitors approach the exhibition proposal. Thus, the participants pointed out that introductory texts and subtitles, as well as the presence of complementary content, such as information about the artist and the context of his production, help the experience and dialogue with the theme. It was noted that as the frequency in artistic and cultural institutions increases, the proximity to the codes and meanings of art becomes proportional. It was also possible to verify that for the public considered as a specialist and for those considered non-specialist, the communication gaps can disadvantage the understanding of the exhibition.A partir del análisis de la exposición “Àspera Melodia: Carlos Asp, 70 años”, este artículo propone presentar y discutir los resultados obtenidos a través de una encuesta de recepción realizada con el público externo de la exposición. La investigación favoreció un análisis centrado en los aspectos expográficos de la exposición, guiados por un marco teórico especializado, considerando temas relacionados con la autonomía, disfrute y recepción de las audiencias, así como su nivel de formación y asistencia. Ante esta circunstancia, el objetivo fue reflexionar, cuestionar y revisar posibles vías para potenciar el diálogo del arte contemporáneo con diferentes individuos, para que el museo cumpla eficazmente su rol social frente a la multiplicidad de públicos. Los datos señalaron que los elementos de información secundaria tienen el potencial de ayudar en la recepción del mensaje propuesto, emergiendo como medios relevantes por los cuales los visitantes no especializados se acercan a la propuesta expositiva. Ante esto, los participantes afirmaron que los textos introductorios y los subtítulos, así como la presencia de contenidos complementarios, como información sobre el artista y el contexto de su producción, ayudan a la experiencia y diálogo con el tema. Se observó que a medida que aumenta la frecuencia en las instituciones artísticas y culturales, la proximidad a los códigos y significados del arte se vuelve proporcional. Finalmente, se pudo constatar que para el público considerado experto y para los considerados laicos, las brechas de comunicación pueden dificultar la comprensión de la exposición.application/pdfporRevista Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Londrina, ABECIN. Vol. 8, nesp (2021), [11] p.Museu de arteExpografiaCuratorshipMuseological comunicationExpographyContemporary artCuraduríaComunicación del museoExposiciónArte ContemporaneoDiálogos com a arte contemporânea : a exposição sob o viés museológicoDialogues with contemporary art : the exhibition from a museological perspectiveDiálogos con el arte contemporáneo : la exposicióndesde una perspectiva museológicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133411.pdf.txt001133411.pdf.txtExtracted Texttext/plain20333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232079/2/001133411.pdf.txtf74f32764e1933570ab7b2ead84285bdMD52ORIGINAL001133411.pdfTexto completoapplication/pdf255983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232079/1/001133411.pdf42cbdc1616faf38384b50b6ff635d0a3MD5110183/2320792021-12-06 05:35:53.528152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232079Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:35:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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