Diálogos com a arte contemporânea : a exposição sob o viés museológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Aline Vargas de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Aquino, Vanessa Barrozo Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232079
Resumo: Partindo da análise da exposição “Àspera Melodia: Carlos Asp, 70 anos”, o presente artigo propôs apresentar e discutir os resultados obtidos mediantepesquisa de recepção realizada junto ao público externo da exposição.A investigação privilegiou uma análise voltada aspectos expográficos da mostra, norteada por referencial teórico especializado,considerando questões referentes à autonomia, fruição e recepção dos públicos, bem comoseu nível de formação e frequência.Diante desta circunstância, objetivou-se refletir, questionar e rever formas possíveis de potencializar o diálogo da arte contemporânea com diferentes indivíduos, de forma que o museu cumpra de maneira efetiva seu papel social diante da multiplicidade de públicos. Os dados apontaram que os elementos secundários de informação possuem potencial de auxiliar na recepção da mensagem proposta, emergindo como relevantes meios pelos quais os visitantes não especializados se aproximam da proposta expositiva. À vistadisso, os participantesalegaram que textos introdutóriose legendas,assim como a presença de conteúdos complementares, comoinformações sobre o artista e contexto de sua produção,auxiliam a experiência e diálogo com o tema. Notou-se que conforme se amplia a frequência em instituições artísticas e culturais, a proximidade com os códigos e significados da arte torna-se proporcional. Por fim, foi possível verificar que para o público tido como especialista e para aquele considerado leigo, as lacunas comunicacionais podem desfavorecer a compreensão diante da exposição.
id UFRGS-2_489554c9ac18cb7c75bd33f898ea4c36
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232079
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vargas, Aline Vargas deAquino, Vanessa Barrozo Teixeira2021-11-23T04:33:51Z20212358-3193http://hdl.handle.net/10183/232079001133411Partindo da análise da exposição “Àspera Melodia: Carlos Asp, 70 anos”, o presente artigo propôs apresentar e discutir os resultados obtidos mediantepesquisa de recepção realizada junto ao público externo da exposição.A investigação privilegiou uma análise voltada aspectos expográficos da mostra, norteada por referencial teórico especializado,considerando questões referentes à autonomia, fruição e recepção dos públicos, bem comoseu nível de formação e frequência.Diante desta circunstância, objetivou-se refletir, questionar e rever formas possíveis de potencializar o diálogo da arte contemporânea com diferentes indivíduos, de forma que o museu cumpra de maneira efetiva seu papel social diante da multiplicidade de públicos. Os dados apontaram que os elementos secundários de informação possuem potencial de auxiliar na recepção da mensagem proposta, emergindo como relevantes meios pelos quais os visitantes não especializados se aproximam da proposta expositiva. À vistadisso, os participantesalegaram que textos introdutóriose legendas,assim como a presença de conteúdos complementares, comoinformações sobre o artista e contexto de sua produção,auxiliam a experiência e diálogo com o tema. Notou-se que conforme se amplia a frequência em instituições artísticas e culturais, a proximidade com os códigos e significados da arte torna-se proporcional. Por fim, foi possível verificar que para o público tido como especialista e para aquele considerado leigo, as lacunas comunicacionais podem desfavorecer a compreensão diante da exposição.Based on the analysis of the exhibition “Aspera Melodia: Carlos Asp, 70 years old”, this article intend to present and discuss the results obtained through a reception survey carried out with the external audience of the exhibition. The investigation privileged an analysis focused on the exhibition's expographic aspects, guided by a specialized theoretical framework, considering issues related to the autonomy, enjoyment and reception of audiences, as well as their level of education and frequency.In this context, the objective was to reflect, question and review possible ways to enhance the dialogue between contemporary art and different individuals, so that the museum effectively fulfills its social role in the face of the multiplicity of audiences. The data showed that the secondary elements of information have the potential to assist in receiving the proposed message, emerging as relevant means by which non-specialized visitors approach the exhibition proposal. Thus, the participants pointed out that introductory texts and subtitles, as well as the presence of complementary content, such as information about the artist and the context of his production, help the experience and dialogue with the theme. It was noted that as the frequency in artistic and cultural institutions increases, the proximity to the codes and meanings of art becomes proportional. It was also possible to verify that for the public considered as a specialist and for those considered non-specialist, the communication gaps can disadvantage the understanding of the exhibition.A partir del análisis de la exposición “Àspera Melodia: Carlos Asp, 70 años”, este artículo propone presentar y discutir los resultados obtenidos a través de una encuesta de recepción realizada con el público externo de la exposición. La investigación favoreció un análisis centrado en los aspectos expográficos de la exposición, guiados por un marco teórico especializado, considerando temas relacionados con la autonomía, disfrute y recepción de las audiencias, así como su nivel de formación y asistencia. Ante esta circunstancia, el objetivo fue reflexionar, cuestionar y revisar posibles vías para potenciar el diálogo del arte contemporáneo con diferentes individuos, para que el museo cumpla eficazmente su rol social frente a la multiplicidad de públicos. Los datos señalaron que los elementos de información secundaria tienen el potencial de ayudar en la recepción del mensaje propuesto, emergiendo como medios relevantes por los cuales los visitantes no especializados se acercan a la propuesta expositiva. Ante esto, los participantes afirmaron que los textos introductorios y los subtítulos, así como la presencia de contenidos complementarios, como información sobre el artista y el contexto de su producción, ayudan a la experiencia y diálogo con el tema. Se observó que a medida que aumenta la frecuencia en las instituciones artísticas y culturales, la proximidad a los códigos y significados del arte se vuelve proporcional. Finalmente, se pudo constatar que para el público considerado experto y para los considerados laicos, las brechas de comunicación pueden dificultar la comprensión de la exposición.application/pdfporRevista Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Londrina, ABECIN. Vol. 8, nesp (2021), [11] p.Museu de arteExpografiaCuratorshipMuseological comunicationExpographyContemporary artCuraduríaComunicación del museoExposiciónArte ContemporaneoDiálogos com a arte contemporânea : a exposição sob o viés museológicoDialogues with contemporary art : the exhibition from a museological perspectiveDiálogos con el arte contemporáneo : la exposicióndesde una perspectiva museológicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133411.pdf.txt001133411.pdf.txtExtracted Texttext/plain20333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232079/2/001133411.pdf.txtf74f32764e1933570ab7b2ead84285bdMD52ORIGINAL001133411.pdfTexto completoapplication/pdf255983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232079/1/001133411.pdf42cbdc1616faf38384b50b6ff635d0a3MD5110183/2320792021-12-06 05:35:53.528152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232079Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:35:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diálogos com a arte contemporânea : a exposição sob o viés museológico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Dialogues with contemporary art : the exhibition from a museological perspective
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Diálogos con el arte contemporáneo : la exposicióndesde una perspectiva museológica
title Diálogos com a arte contemporânea : a exposição sob o viés museológico
spellingShingle Diálogos com a arte contemporânea : a exposição sob o viés museológico
Vargas, Aline Vargas de
Museu de arte
Expografia
Curatorship
Museological comunication
Expography
Contemporary art
Curaduría
Comunicación del museo
Exposición
Arte Contemporaneo
title_short Diálogos com a arte contemporânea : a exposição sob o viés museológico
title_full Diálogos com a arte contemporânea : a exposição sob o viés museológico
title_fullStr Diálogos com a arte contemporânea : a exposição sob o viés museológico
title_full_unstemmed Diálogos com a arte contemporânea : a exposição sob o viés museológico
title_sort Diálogos com a arte contemporânea : a exposição sob o viés museológico
author Vargas, Aline Vargas de
author_facet Vargas, Aline Vargas de
Aquino, Vanessa Barrozo Teixeira
author_role author
author2 Aquino, Vanessa Barrozo Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Aline Vargas de
Aquino, Vanessa Barrozo Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Museu de arte
Expografia
topic Museu de arte
Expografia
Curatorship
Museological comunication
Expography
Contemporary art
Curaduría
Comunicación del museo
Exposición
Arte Contemporaneo
dc.subject.eng.fl_str_mv Curatorship
Museological comunication
Expography
Contemporary art
dc.subject.spa.fl_str_mv Curaduría
Comunicación del museo
Exposición
Arte Contemporaneo
description Partindo da análise da exposição “Àspera Melodia: Carlos Asp, 70 anos”, o presente artigo propôs apresentar e discutir os resultados obtidos mediantepesquisa de recepção realizada junto ao público externo da exposição.A investigação privilegiou uma análise voltada aspectos expográficos da mostra, norteada por referencial teórico especializado,considerando questões referentes à autonomia, fruição e recepção dos públicos, bem comoseu nível de formação e frequência.Diante desta circunstância, objetivou-se refletir, questionar e rever formas possíveis de potencializar o diálogo da arte contemporânea com diferentes indivíduos, de forma que o museu cumpra de maneira efetiva seu papel social diante da multiplicidade de públicos. Os dados apontaram que os elementos secundários de informação possuem potencial de auxiliar na recepção da mensagem proposta, emergindo como relevantes meios pelos quais os visitantes não especializados se aproximam da proposta expositiva. À vistadisso, os participantesalegaram que textos introdutóriose legendas,assim como a presença de conteúdos complementares, comoinformações sobre o artista e contexto de sua produção,auxiliam a experiência e diálogo com o tema. Notou-se que conforme se amplia a frequência em instituições artísticas e culturais, a proximidade com os códigos e significados da arte torna-se proporcional. Por fim, foi possível verificar que para o público tido como especialista e para aquele considerado leigo, as lacunas comunicacionais podem desfavorecer a compreensão diante da exposição.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-23T04:33:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232079
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2358-3193
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133411
identifier_str_mv 2358-3193
001133411
url http://hdl.handle.net/10183/232079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Londrina, ABECIN. Vol. 8, nesp (2021), [11] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232079/2/001133411.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232079/1/001133411.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f74f32764e1933570ab7b2ead84285bd
42cbdc1616faf38384b50b6ff635d0a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225043338854400