Maioria Tibi : triunfo dinástico de Felipe II na Alegoria da Batalha de Lepanto (c. 1573-1575), de Ticiano Vecellio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Junior, Rivadávia Padilha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/90284
Resumo: Este estudo propõe uma análise centrada na pintura Felipe II, después de la victoria de Lepanto, ofrece al cielo al príncipe don Fernando (Museu do Prado, Madri), realizada entre 1573 e 1575, por um dos mais renomados artistas do Renascimento italiano, Ticiano Vecellio. A obra foi produzida em resposta à encomenda do monarca espanhol Felipe II com a intenção de celebrar dois momentos marcantes de seu reinado no ano de 1571: a vitória naval sobre a frota turca na batalha de Lepanto e o nascimento de seu herdeiro, o infante Dom Fernando. O objetivo é compreender os sentidos e a função do objeto imagético nesse contexto, interpretando a linguagem simbólica da pintura em conexão com os acontecimentos contemporâneos à sua produção. A pintura analisada, apesar de ser reconhecida como a “alegoria da batalha de Lepanto”, não põe foco sobre o acontecimento bélico. A batalha, de facto, está representada no último plano da composição, sendo eclipsada por uma série de elementos carregados de simbolismo dinástico e religioso.
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