Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Kennya Ferreira Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Akazaki, Jacqueline Mayumi, Machado, Letícia Sophia Rocha, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263108
Resumo: As Metodologias Ativas (MA) possuem um grande potencial para a transformação que a educação almeja, uma vez que podem personalizar o processo de ensino através de Estratégias Pedagógicas (EP) específicas. As EP são ações que devem ser planejadas com intencionalidade para atingir os objetivos propostos para a aprendizagem. Dessa forma, torna-se importante investigar as EP que podem ser elaboradas para que professores trabalhem com MA, a fim de contribuir com a aprendizagem dos alunos. Este estudo teve como objetivo realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com intuito de desvelar as Estratégias Pedagógicas utilizadas para aplicar MA. Como metodologia, foi feita uma RSL na qual utilizou como fonte de pesquisa 7 bases de dados no período entre 2016 e 2022. Assim, foram encontrados 157 artigos sobre a temática, em que se selecionou 51 trabalhos de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Após a etapa de extração, 14 deles foram considerados relevantes. Os relatos apresentados na RSL evidenciam que há um entendimento equivocado na aplicação do termo Estratégias Pedagógicas, uma vez que ora aparecem como estratégias educacionais, ora citando Metodologias Ativas como uma EP. Dessa maneira, as EP orientam os docentes a tornar os participantes do processo de aprendizagem ativos e trazem a oportunidade de um maior engajamento nas aulas. Como contribuição deste trabalho, foi elaborado um Quadro com as EP utilizadas em cada uma das MA encontradas, com o propósito de auxiliar os professores em sua aplicação, podendo adaptá-las para a realidade e o perfil dos alunos.
id UFRGS-2_48ccc54924d5096d916baeae25ec0ae5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263108
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Miranda, Kennya Ferreira SilvaAkazaki, Jacqueline MayumiMachado, Letícia Sophia RochaBehar, Patrícia Alejandra2023-08-03T03:33:38Z20230104-3293http://hdl.handle.net/10183/263108001172984As Metodologias Ativas (MA) possuem um grande potencial para a transformação que a educação almeja, uma vez que podem personalizar o processo de ensino através de Estratégias Pedagógicas (EP) específicas. As EP são ações que devem ser planejadas com intencionalidade para atingir os objetivos propostos para a aprendizagem. Dessa forma, torna-se importante investigar as EP que podem ser elaboradas para que professores trabalhem com MA, a fim de contribuir com a aprendizagem dos alunos. Este estudo teve como objetivo realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com intuito de desvelar as Estratégias Pedagógicas utilizadas para aplicar MA. Como metodologia, foi feita uma RSL na qual utilizou como fonte de pesquisa 7 bases de dados no período entre 2016 e 2022. Assim, foram encontrados 157 artigos sobre a temática, em que se selecionou 51 trabalhos de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Após a etapa de extração, 14 deles foram considerados relevantes. Os relatos apresentados na RSL evidenciam que há um entendimento equivocado na aplicação do termo Estratégias Pedagógicas, uma vez que ora aparecem como estratégias educacionais, ora citando Metodologias Ativas como uma EP. Dessa maneira, as EP orientam os docentes a tornar os participantes do processo de aprendizagem ativos e trazem a oportunidade de um maior engajamento nas aulas. Como contribuição deste trabalho, foi elaborado um Quadro com as EP utilizadas em cada uma das MA encontradas, com o propósito de auxiliar os professores em sua aplicação, podendo adaptá-las para a realidade e o perfil dos alunos.Active Methodologies (AM) have great potential for the transformation that education seeks since they can personalize the teaching process through specific Pedagogical Strategies (PS). PS are actions that must be intentionally planned to achieve the proposed objectives for learning. Thus, it becomes important to investigate the PS that can be elaborated for professors to work with AM in order to contribute to students' learning. This study aimed to carry out a Systematic Literature Review (SLR) in order to reveal the Pedagogical Strategies used to apply AM. As a methodology, an SLR was made in which 7 databases were used as a research source in the period between 2016 and 2022. Thus, 157 articles on the subject were found, of which 51 works were selected according to the inclusion and exclusion criteria. After the extraction step, 14 of them were considered relevant. The reports presented in the SLR show that there is a misunderstanding in the application of the term Pedagogical Strategies since sometimes they appear as educational strategies, sometimes citing Active Methodologies as a PS. In this way, the PS guide professors to make participants in the learning process active and bring the opportunity for greater engagement in classes. As a contribution to this work, a Chart was created with the PS used in each of the AM found, with the purpose of helping professors in their application, being able to adapt them to the reality and profile of the students.application/pdfporEducação em foco (Juiz de Fora) [recurso eletrônico]. Juiz de Fora, MG. Vol. 28 (2023), e28021, p. 1-17Revisão de literaturaRevisão sistemáticaActive methodologiesPedagogical strategiesSystematic literature reviewEstratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativasPedagogical strategies for the application of active methodologies info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172984.pdf.txt001172984.pdf.txtExtracted Texttext/plain51623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263108/2/001172984.pdf.txtbad7a1b3c954cad26eefef62de0551ccMD52ORIGINAL001172984.pdfTexto completoapplication/pdf416195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263108/1/001172984.pdfc57cb3529698a3b44ba6b9ca25fd941cMD5110183/2631082024-01-27 06:01:24.771347oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263108Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:01:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical strategies for the application of active methodologies
title Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas
spellingShingle Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas
Miranda, Kennya Ferreira Silva
Revisão de literatura
Revisão sistemática
Active methodologies
Pedagogical strategies
Systematic literature review
title_short Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas
title_full Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas
title_fullStr Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas
title_full_unstemmed Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas
title_sort Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas
author Miranda, Kennya Ferreira Silva
author_facet Miranda, Kennya Ferreira Silva
Akazaki, Jacqueline Mayumi
Machado, Letícia Sophia Rocha
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Akazaki, Jacqueline Mayumi
Machado, Letícia Sophia Rocha
Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Kennya Ferreira Silva
Akazaki, Jacqueline Mayumi
Machado, Letícia Sophia Rocha
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão de literatura
Revisão sistemática
topic Revisão de literatura
Revisão sistemática
Active methodologies
Pedagogical strategies
Systematic literature review
dc.subject.eng.fl_str_mv Active methodologies
Pedagogical strategies
Systematic literature review
description As Metodologias Ativas (MA) possuem um grande potencial para a transformação que a educação almeja, uma vez que podem personalizar o processo de ensino através de Estratégias Pedagógicas (EP) específicas. As EP são ações que devem ser planejadas com intencionalidade para atingir os objetivos propostos para a aprendizagem. Dessa forma, torna-se importante investigar as EP que podem ser elaboradas para que professores trabalhem com MA, a fim de contribuir com a aprendizagem dos alunos. Este estudo teve como objetivo realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com intuito de desvelar as Estratégias Pedagógicas utilizadas para aplicar MA. Como metodologia, foi feita uma RSL na qual utilizou como fonte de pesquisa 7 bases de dados no período entre 2016 e 2022. Assim, foram encontrados 157 artigos sobre a temática, em que se selecionou 51 trabalhos de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Após a etapa de extração, 14 deles foram considerados relevantes. Os relatos apresentados na RSL evidenciam que há um entendimento equivocado na aplicação do termo Estratégias Pedagógicas, uma vez que ora aparecem como estratégias educacionais, ora citando Metodologias Ativas como uma EP. Dessa maneira, as EP orientam os docentes a tornar os participantes do processo de aprendizagem ativos e trazem a oportunidade de um maior engajamento nas aulas. Como contribuição deste trabalho, foi elaborado um Quadro com as EP utilizadas em cada uma das MA encontradas, com o propósito de auxiliar os professores em sua aplicação, podendo adaptá-las para a realidade e o perfil dos alunos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-03T03:33:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263108
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-3293
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172984
identifier_str_mv 0104-3293
001172984
url http://hdl.handle.net/10183/263108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em foco (Juiz de Fora) [recurso eletrônico]. Juiz de Fora, MG. Vol. 28 (2023), e28021, p. 1-17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263108/2/001172984.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263108/1/001172984.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bad7a1b3c954cad26eefef62de0551cc
c57cb3529698a3b44ba6b9ca25fd941c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225094475808768