Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263108 |
Resumo: | As Metodologias Ativas (MA) possuem um grande potencial para a transformação que a educação almeja, uma vez que podem personalizar o processo de ensino através de Estratégias Pedagógicas (EP) específicas. As EP são ações que devem ser planejadas com intencionalidade para atingir os objetivos propostos para a aprendizagem. Dessa forma, torna-se importante investigar as EP que podem ser elaboradas para que professores trabalhem com MA, a fim de contribuir com a aprendizagem dos alunos. Este estudo teve como objetivo realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com intuito de desvelar as Estratégias Pedagógicas utilizadas para aplicar MA. Como metodologia, foi feita uma RSL na qual utilizou como fonte de pesquisa 7 bases de dados no período entre 2016 e 2022. Assim, foram encontrados 157 artigos sobre a temática, em que se selecionou 51 trabalhos de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Após a etapa de extração, 14 deles foram considerados relevantes. Os relatos apresentados na RSL evidenciam que há um entendimento equivocado na aplicação do termo Estratégias Pedagógicas, uma vez que ora aparecem como estratégias educacionais, ora citando Metodologias Ativas como uma EP. Dessa maneira, as EP orientam os docentes a tornar os participantes do processo de aprendizagem ativos e trazem a oportunidade de um maior engajamento nas aulas. Como contribuição deste trabalho, foi elaborado um Quadro com as EP utilizadas em cada uma das MA encontradas, com o propósito de auxiliar os professores em sua aplicação, podendo adaptá-las para a realidade e o perfil dos alunos. |
id |
UFRGS-2_48ccc54924d5096d916baeae25ec0ae5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263108 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Miranda, Kennya Ferreira SilvaAkazaki, Jacqueline MayumiMachado, Letícia Sophia RochaBehar, Patrícia Alejandra2023-08-03T03:33:38Z20230104-3293http://hdl.handle.net/10183/263108001172984As Metodologias Ativas (MA) possuem um grande potencial para a transformação que a educação almeja, uma vez que podem personalizar o processo de ensino através de Estratégias Pedagógicas (EP) específicas. As EP são ações que devem ser planejadas com intencionalidade para atingir os objetivos propostos para a aprendizagem. Dessa forma, torna-se importante investigar as EP que podem ser elaboradas para que professores trabalhem com MA, a fim de contribuir com a aprendizagem dos alunos. Este estudo teve como objetivo realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com intuito de desvelar as Estratégias Pedagógicas utilizadas para aplicar MA. Como metodologia, foi feita uma RSL na qual utilizou como fonte de pesquisa 7 bases de dados no período entre 2016 e 2022. Assim, foram encontrados 157 artigos sobre a temática, em que se selecionou 51 trabalhos de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Após a etapa de extração, 14 deles foram considerados relevantes. Os relatos apresentados na RSL evidenciam que há um entendimento equivocado na aplicação do termo Estratégias Pedagógicas, uma vez que ora aparecem como estratégias educacionais, ora citando Metodologias Ativas como uma EP. Dessa maneira, as EP orientam os docentes a tornar os participantes do processo de aprendizagem ativos e trazem a oportunidade de um maior engajamento nas aulas. Como contribuição deste trabalho, foi elaborado um Quadro com as EP utilizadas em cada uma das MA encontradas, com o propósito de auxiliar os professores em sua aplicação, podendo adaptá-las para a realidade e o perfil dos alunos.Active Methodologies (AM) have great potential for the transformation that education seeks since they can personalize the teaching process through specific Pedagogical Strategies (PS). PS are actions that must be intentionally planned to achieve the proposed objectives for learning. Thus, it becomes important to investigate the PS that can be elaborated for professors to work with AM in order to contribute to students' learning. This study aimed to carry out a Systematic Literature Review (SLR) in order to reveal the Pedagogical Strategies used to apply AM. As a methodology, an SLR was made in which 7 databases were used as a research source in the period between 2016 and 2022. Thus, 157 articles on the subject were found, of which 51 works were selected according to the inclusion and exclusion criteria. After the extraction step, 14 of them were considered relevant. The reports presented in the SLR show that there is a misunderstanding in the application of the term Pedagogical Strategies since sometimes they appear as educational strategies, sometimes citing Active Methodologies as a PS. In this way, the PS guide professors to make participants in the learning process active and bring the opportunity for greater engagement in classes. As a contribution to this work, a Chart was created with the PS used in each of the AM found, with the purpose of helping professors in their application, being able to adapt them to the reality and profile of the students.application/pdfporEducação em foco (Juiz de Fora) [recurso eletrônico]. Juiz de Fora, MG. Vol. 28 (2023), e28021, p. 1-17Revisão de literaturaRevisão sistemáticaActive methodologiesPedagogical strategiesSystematic literature reviewEstratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativasPedagogical strategies for the application of active methodologies info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172984.pdf.txt001172984.pdf.txtExtracted Texttext/plain51623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263108/2/001172984.pdf.txtbad7a1b3c954cad26eefef62de0551ccMD52ORIGINAL001172984.pdfTexto completoapplication/pdf416195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263108/1/001172984.pdfc57cb3529698a3b44ba6b9ca25fd941cMD5110183/2631082024-01-27 06:01:24.771347oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263108Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:01:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pedagogical strategies for the application of active methodologies |
title |
Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas |
spellingShingle |
Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas Miranda, Kennya Ferreira Silva Revisão de literatura Revisão sistemática Active methodologies Pedagogical strategies Systematic literature review |
title_short |
Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas |
title_full |
Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas |
title_fullStr |
Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas |
title_full_unstemmed |
Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas |
title_sort |
Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas |
author |
Miranda, Kennya Ferreira Silva |
author_facet |
Miranda, Kennya Ferreira Silva Akazaki, Jacqueline Mayumi Machado, Letícia Sophia Rocha Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Akazaki, Jacqueline Mayumi Machado, Letícia Sophia Rocha Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Kennya Ferreira Silva Akazaki, Jacqueline Mayumi Machado, Letícia Sophia Rocha Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revisão de literatura Revisão sistemática |
topic |
Revisão de literatura Revisão sistemática Active methodologies Pedagogical strategies Systematic literature review |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Active methodologies Pedagogical strategies Systematic literature review |
description |
As Metodologias Ativas (MA) possuem um grande potencial para a transformação que a educação almeja, uma vez que podem personalizar o processo de ensino através de Estratégias Pedagógicas (EP) específicas. As EP são ações que devem ser planejadas com intencionalidade para atingir os objetivos propostos para a aprendizagem. Dessa forma, torna-se importante investigar as EP que podem ser elaboradas para que professores trabalhem com MA, a fim de contribuir com a aprendizagem dos alunos. Este estudo teve como objetivo realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com intuito de desvelar as Estratégias Pedagógicas utilizadas para aplicar MA. Como metodologia, foi feita uma RSL na qual utilizou como fonte de pesquisa 7 bases de dados no período entre 2016 e 2022. Assim, foram encontrados 157 artigos sobre a temática, em que se selecionou 51 trabalhos de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Após a etapa de extração, 14 deles foram considerados relevantes. Os relatos apresentados na RSL evidenciam que há um entendimento equivocado na aplicação do termo Estratégias Pedagógicas, uma vez que ora aparecem como estratégias educacionais, ora citando Metodologias Ativas como uma EP. Dessa maneira, as EP orientam os docentes a tornar os participantes do processo de aprendizagem ativos e trazem a oportunidade de um maior engajamento nas aulas. Como contribuição deste trabalho, foi elaborado um Quadro com as EP utilizadas em cada uma das MA encontradas, com o propósito de auxiliar os professores em sua aplicação, podendo adaptá-las para a realidade e o perfil dos alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-03T03:33:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263108 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-3293 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172984 |
identifier_str_mv |
0104-3293 001172984 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em foco (Juiz de Fora) [recurso eletrônico]. Juiz de Fora, MG. Vol. 28 (2023), e28021, p. 1-17 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263108/2/001172984.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263108/1/001172984.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bad7a1b3c954cad26eefef62de0551cc c57cb3529698a3b44ba6b9ca25fd941c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447834871201792 |