Integração ensino-serviço em Porto Alegre : a construção do distrito docente-assistencial Gloria-Cruzeiro-Cristal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Alice Falcão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/76124
Resumo: A formação permanente de profissionais na saúde constitui-se em um dever do Sistema Único de Saúde no cumprimento de seus princípios doutrinários, sendo imperativo a integração entre os campos da Saúde e Educação. O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas das questões que envolvem o processo de integração ensino-serviço no município de Porto Alegre, considerando os diferentes segmentos implicados nessa ação, como a Gestão Municipal, Instituições de Ensino e Controle Social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise documental de planos e relatórios de gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atas e relatórios do Controle Social, livro A arte de ensinar e fazer saúde, a partir de uma estratégia da apreciação dos dados com base em elementos temáticos como relações entre gestão, instituições de ensino e controle social, formação profissional, prática do cuidado em saúde, trabalho em equipe e educação permanente dos/as trabalhadores dos serviços de saúde do SUS, buscando estabelecer as relações de ensino-serviço ocorridas na implementação do Distrito Docente-Assistencial Glória-Cruzeiro-Cristal. As categorias analisadas foram as relações entre as instituições parceiras, ou seja, Secretaria Municipal de Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, relações entre docentes, discentes, profissionais de saúde da região e a participação do Controle Social nesse processo. A autora trabalha em serviço de saúde da SMS, exercendo atividade de supervisão!preceptoria, com participação junto ao Controle Social, sendo pesquisando e pesquisada. Os resultados do estudo assinalam que os segmentos incluídos no processo de integração ensino-serviço mostram-se envolvidos com as propostas de mudanças imprescindíveis na formação em saúde, comprometidos com o atendimento das necessidades sociais da saúde e com a consolidação das relações entre gestão, instituições de ensino, controle social e serviços de atenção na perspectiva de novos patamares de formação e assistência para a efetivação do SUS.
id UFRGS-2_48e2e5ee449882bda5ce247bd8ad34da
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76124
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Alice FalcãoSilva, Jeane Félix da2013-07-23T01:44:23Z2013http://hdl.handle.net/10183/76124000892642A formação permanente de profissionais na saúde constitui-se em um dever do Sistema Único de Saúde no cumprimento de seus princípios doutrinários, sendo imperativo a integração entre os campos da Saúde e Educação. O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas das questões que envolvem o processo de integração ensino-serviço no município de Porto Alegre, considerando os diferentes segmentos implicados nessa ação, como a Gestão Municipal, Instituições de Ensino e Controle Social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise documental de planos e relatórios de gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atas e relatórios do Controle Social, livro A arte de ensinar e fazer saúde, a partir de uma estratégia da apreciação dos dados com base em elementos temáticos como relações entre gestão, instituições de ensino e controle social, formação profissional, prática do cuidado em saúde, trabalho em equipe e educação permanente dos/as trabalhadores dos serviços de saúde do SUS, buscando estabelecer as relações de ensino-serviço ocorridas na implementação do Distrito Docente-Assistencial Glória-Cruzeiro-Cristal. As categorias analisadas foram as relações entre as instituições parceiras, ou seja, Secretaria Municipal de Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, relações entre docentes, discentes, profissionais de saúde da região e a participação do Controle Social nesse processo. A autora trabalha em serviço de saúde da SMS, exercendo atividade de supervisão!preceptoria, com participação junto ao Controle Social, sendo pesquisando e pesquisada. Os resultados do estudo assinalam que os segmentos incluídos no processo de integração ensino-serviço mostram-se envolvidos com as propostas de mudanças imprescindíveis na formação em saúde, comprometidos com o atendimento das necessidades sociais da saúde e com a consolidação das relações entre gestão, instituições de ensino, controle social e serviços de atenção na perspectiva de novos patamares de formação e assistência para a efetivação do SUS.application/pdfporSistema Único de Saúde.FormaçãoSaúdeIntegração ensino-serviço em Porto Alegre : a construção do distrito docente-assistencial Gloria-Cruzeiro-Cristalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000892642.pdf000892642.pdfTexto completoapplication/pdf363302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76124/1/000892642.pdf270cfc3429285506e2961dfc0d39b715MD51TEXT000892642.pdf.txt000892642.pdf.txtExtracted Texttext/plain134047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76124/2/000892642.pdf.txtd0587f2a0aaf3b6aae9b4a458fe397caMD52THUMBNAIL000892642.pdf.jpg000892642.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76124/3/000892642.pdf.jpg19ec06709fba519cc03437694f27d313MD5310183/761242018-10-15 08:18:52.694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76124Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:18:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integração ensino-serviço em Porto Alegre : a construção do distrito docente-assistencial Gloria-Cruzeiro-Cristal
title Integração ensino-serviço em Porto Alegre : a construção do distrito docente-assistencial Gloria-Cruzeiro-Cristal
spellingShingle Integração ensino-serviço em Porto Alegre : a construção do distrito docente-assistencial Gloria-Cruzeiro-Cristal
Pereira, Alice Falcão
Sistema Único de Saúde.
Formação
Saúde
title_short Integração ensino-serviço em Porto Alegre : a construção do distrito docente-assistencial Gloria-Cruzeiro-Cristal
title_full Integração ensino-serviço em Porto Alegre : a construção do distrito docente-assistencial Gloria-Cruzeiro-Cristal
title_fullStr Integração ensino-serviço em Porto Alegre : a construção do distrito docente-assistencial Gloria-Cruzeiro-Cristal
title_full_unstemmed Integração ensino-serviço em Porto Alegre : a construção do distrito docente-assistencial Gloria-Cruzeiro-Cristal
title_sort Integração ensino-serviço em Porto Alegre : a construção do distrito docente-assistencial Gloria-Cruzeiro-Cristal
author Pereira, Alice Falcão
author_facet Pereira, Alice Falcão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Alice Falcão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Jeane Félix da
contributor_str_mv Silva, Jeane Félix da
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Saúde.
Formação
Saúde
topic Sistema Único de Saúde.
Formação
Saúde
description A formação permanente de profissionais na saúde constitui-se em um dever do Sistema Único de Saúde no cumprimento de seus princípios doutrinários, sendo imperativo a integração entre os campos da Saúde e Educação. O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas das questões que envolvem o processo de integração ensino-serviço no município de Porto Alegre, considerando os diferentes segmentos implicados nessa ação, como a Gestão Municipal, Instituições de Ensino e Controle Social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise documental de planos e relatórios de gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atas e relatórios do Controle Social, livro A arte de ensinar e fazer saúde, a partir de uma estratégia da apreciação dos dados com base em elementos temáticos como relações entre gestão, instituições de ensino e controle social, formação profissional, prática do cuidado em saúde, trabalho em equipe e educação permanente dos/as trabalhadores dos serviços de saúde do SUS, buscando estabelecer as relações de ensino-serviço ocorridas na implementação do Distrito Docente-Assistencial Glória-Cruzeiro-Cristal. As categorias analisadas foram as relações entre as instituições parceiras, ou seja, Secretaria Municipal de Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, relações entre docentes, discentes, profissionais de saúde da região e a participação do Controle Social nesse processo. A autora trabalha em serviço de saúde da SMS, exercendo atividade de supervisão!preceptoria, com participação junto ao Controle Social, sendo pesquisando e pesquisada. Os resultados do estudo assinalam que os segmentos incluídos no processo de integração ensino-serviço mostram-se envolvidos com as propostas de mudanças imprescindíveis na formação em saúde, comprometidos com o atendimento das necessidades sociais da saúde e com a consolidação das relações entre gestão, instituições de ensino, controle social e serviços de atenção na perspectiva de novos patamares de formação e assistência para a efetivação do SUS.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-23T01:44:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/76124
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000892642
url http://hdl.handle.net/10183/76124
identifier_str_mv 000892642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76124/1/000892642.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76124/2/000892642.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76124/3/000892642.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 270cfc3429285506e2961dfc0d39b715
d0587f2a0aaf3b6aae9b4a458fe397ca
19ec06709fba519cc03437694f27d313
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224450063990784