Integração ensino-serviço em Porto Alegre : a construção do distrito docente-assistencial Gloria-Cruzeiro-Cristal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/76124 |
Resumo: | A formação permanente de profissionais na saúde constitui-se em um dever do Sistema Único de Saúde no cumprimento de seus princípios doutrinários, sendo imperativo a integração entre os campos da Saúde e Educação. O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas das questões que envolvem o processo de integração ensino-serviço no município de Porto Alegre, considerando os diferentes segmentos implicados nessa ação, como a Gestão Municipal, Instituições de Ensino e Controle Social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise documental de planos e relatórios de gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atas e relatórios do Controle Social, livro A arte de ensinar e fazer saúde, a partir de uma estratégia da apreciação dos dados com base em elementos temáticos como relações entre gestão, instituições de ensino e controle social, formação profissional, prática do cuidado em saúde, trabalho em equipe e educação permanente dos/as trabalhadores dos serviços de saúde do SUS, buscando estabelecer as relações de ensino-serviço ocorridas na implementação do Distrito Docente-Assistencial Glória-Cruzeiro-Cristal. As categorias analisadas foram as relações entre as instituições parceiras, ou seja, Secretaria Municipal de Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, relações entre docentes, discentes, profissionais de saúde da região e a participação do Controle Social nesse processo. A autora trabalha em serviço de saúde da SMS, exercendo atividade de supervisão!preceptoria, com participação junto ao Controle Social, sendo pesquisando e pesquisada. Os resultados do estudo assinalam que os segmentos incluídos no processo de integração ensino-serviço mostram-se envolvidos com as propostas de mudanças imprescindíveis na formação em saúde, comprometidos com o atendimento das necessidades sociais da saúde e com a consolidação das relações entre gestão, instituições de ensino, controle social e serviços de atenção na perspectiva de novos patamares de formação e assistência para a efetivação do SUS. |
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