A dependência entre os seres contadores de histórias : uma síntese entre Alasdair Macintyre e Yuval Noah Harari sobre crenças compartilhadas, justiça política e soberania dos sapiens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Lorenzo de Carpena Ferreira Corrêa de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239258
Resumo: A presente monografia tem como objeto investigar em que medida a filosofia de justiça política de Alasdair MacIntyre está de acordo com os pressupostos de soberania da espécie Homo sapiens, identificados na análise histórica de Yuval Noah Harari, a fim de indicar uma base teórica consistente para se enfrentar questões políticas atuais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, sobretudo das obras Sapiens: a brief history of humankind, de Harari, e After Virtue e Dependent Rational Animals, de MacIntyre. Utiliza-se metodologia hipotéticodedutiva, a fim de averiguar se a filosofia política de MacIntyre está de acordo com as conclusões históricas de Harari. No capítulo 2, é brevemente apresentada a análise histórica de Harari. No capítulo 3, são destacados os pontos centrais da filosofia de justiça de MacIntyre em contraste com as conclusões de Harari. Ao final, propõe-se uma síntese dos pensamentos desses autores. Como contribuição prática, a presente pesquisa pretende: I) descritivamente esclarecer os pressupostos do poderoso agir coletivo dos Homo sapiens, conforme ensina Harari; II) verificar em que medida a filosofia de justiça comunitária de MacIntyre está de acordo com as descritas condições de sucesso de nossa espécie; e, ao fim, III) apontar como esse debate e como as contribuições desses autores são fundamentais a alguns dos principais desafios contemporâneos. As principais conclusões são que: I) os autores partem de conclusões históricas e de evidências empíricas similiares: a nossa soberania enquanto espécie advém da nossa coletividade, a qual é sustentada por crenças intersubjetivas que orientam o agir individual e coletivo; II) MacIntyre enfrenta, na sua teoria de justiça política, os pressupostos ao nosso poder enquanto espécie, apresentados por Harari, assegurando-os em suas conclusões e na própria estrutura da sua filosofia; III) Os autores complementam-se nas considerações acerca da nossa capacidade imaginativa; IV) MacIntyre identifica que, para o sucesso das redes de cooperação dos Sapiens, além dos pressupostos identificados por Harari, é necessária racionalidade prática independente por parte dos agentes deliberadores e são necessárias virtudes próprias das redes de dar e receber. Essas condições adicionais podem combater as opressões nas redes de cooperação, a partir do reconhecimento da dependência interpessoal, da responsabilidade (accountability) para com os demais membros de uma comunidade política, da preservação dos bens internos às práticas e da concepção de unidade narrativa da vida; V) apenas MacIntyre emprega as narrativas de um modo adequado aos Sapiens envolvidos, reconhecendo a sua importância, a partir da sua concepção de justiça políca como unidade narrativa da vida comunitária e individual; VI) se desejarmos manter o nosso poder enquanto espécie, criticando e aprimorando ativamente as questões contemporâneas, precisamos melhor compreender e elaborar as narrativas e as crenças que sustentam o nosso vigente agir coletivo, principalmente para que o poder seja mantido com a coletividade.
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No capítulo 3, são destacados os pontos centrais da filosofia de justiça de MacIntyre em contraste com as conclusões de Harari. Ao final, propõe-se uma síntese dos pensamentos desses autores. Como contribuição prática, a presente pesquisa pretende: I) descritivamente esclarecer os pressupostos do poderoso agir coletivo dos Homo sapiens, conforme ensina Harari; II) verificar em que medida a filosofia de justiça comunitária de MacIntyre está de acordo com as descritas condições de sucesso de nossa espécie; e, ao fim, III) apontar como esse debate e como as contribuições desses autores são fundamentais a alguns dos principais desafios contemporâneos. As principais conclusões são que: I) os autores partem de conclusões históricas e de evidências empíricas similiares: a nossa soberania enquanto espécie advém da nossa coletividade, a qual é sustentada por crenças intersubjetivas que orientam o agir individual e coletivo; II) MacIntyre enfrenta, na sua teoria de justiça política, os pressupostos ao nosso poder enquanto espécie, apresentados por Harari, assegurando-os em suas conclusões e na própria estrutura da sua filosofia; III) Os autores complementam-se nas considerações acerca da nossa capacidade imaginativa; IV) MacIntyre identifica que, para o sucesso das redes de cooperação dos Sapiens, além dos pressupostos identificados por Harari, é necessária racionalidade prática independente por parte dos agentes deliberadores e são necessárias virtudes próprias das redes de dar e receber. Essas condições adicionais podem combater as opressões nas redes de cooperação, a partir do reconhecimento da dependência interpessoal, da responsabilidade (accountability) para com os demais membros de uma comunidade política, da preservação dos bens internos às práticas e da concepção de unidade narrativa da vida; V) apenas MacIntyre emprega as narrativas de um modo adequado aos Sapiens envolvidos, reconhecendo a sua importância, a partir da sua concepção de justiça políca como unidade narrativa da vida comunitária e individual; VI) se desejarmos manter o nosso poder enquanto espécie, criticando e aprimorando ativamente as questões contemporâneas, precisamos melhor compreender e elaborar as narrativas e as crenças que sustentam o nosso vigente agir coletivo, principalmente para que o poder seja mantido com a coletividade.The purpose of this undergraduate thesis is to investigate to what extent Alasdair MacIntyre's philosophy of political justice conforms to the assumptions of sovereignty of the species Homo sapiens, identified in Yuval Noah Harari's historical analysis, in order to indicate a consistent theoretical basis for face current political issues. This is a bibliographical research, especially on Harari’s Sapiens: brief history of humankind, and MacIntyre's After Virtue and Dependent Rational Animals. Hypothetical-deductive methodology is used to ascertain whether MacIntyre's political philosophy conforms to Harari's historical conclusions. In Chapter 2, Harari's historical analysis is briefly presented. In Chapter 3, the central aspects of MacIntyre's philosophy of justice are highlighted in contrast to Harari's conclusions. In the end, we propose a synthesis of the thoughts of these authors. As practical contributions, this research aims to: I) descriptively clarify the assumptions of the powerful collective action of Homo sapiens, as Harari suggest; II) verify to what extent MacIntyre's philosophy of community justice conforms to the described conditions of success of our species; III) point out how this debate and how the contributions of these authors are fundamental to some of the main contemporary challenges. The main conclusions are that: I) the authors start from historical conclusions and similar empirical evidence: our sovereignty as a species comes from our collectivity, which is supported by intersubjective beliefs that guide individual and collective action; II) MacIntyre confronts, in his theory of political justice, the presuppositions to our power as a species, presented by Harari, assuring them in his conclusions and in the very structure of his philosophy; III) the authors complement each other in the considerations about our imaginative capacity; IV) MacIntyre identifies that for the success of the Sapiens' networks of cooperation, beyond the assumptions identified by Harari, independent practical rationality on the part of the deliberating agents is required and the virtues of the networks of giving and receiving are required. These additional conditions can counteract oppression in cooperation networks by recognizing interpersonal dependence, recognizing accountability to other members of a political community, preserving internal goods and practices, and designing the narrative unity of life; V) only MacIntyre employs the narratives in a manner appropriate to the Sapiens involved, recognizing their importance from his conception of political justice as a narrative unit of community and individual life; VI) if we wish to maintain our power as a species by actively criticizing and enhancing contemporary issues, we need to better understand and elaborate the narratives and beliefs that underpin our current collective action, especially so that power is maintained with the collectiveapplication/pdfporPolíticaDependênciaMaclntyre, Alasdair C., 1929-Harari, Yuval N., 1976-DependencyPolitical justiceNarrativitySapiensCommunitarianismA dependência entre os seres contadores de histórias : uma síntese entre Alasdair Macintyre e Yuval Noah Harari sobre crenças compartilhadas, justiça política e soberania dos sapiensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de DireitoPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Jurídicas e Sociaisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125811.pdf.txt001125811.pdf.txtExtracted Texttext/plain272294http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239258/2/001125811.pdf.txtfb3e7bd8053445ac58e9f33ae32ae1d4MD52ORIGINAL001125811.pdfTexto completoapplication/pdf1109974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239258/1/001125811.pdf9abf7f4b2efe2a8fec97b697eded7a18MD5110183/2392582022-05-26 04:38:53.346184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239258Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-26T07:38:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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