Sistema ferroviário brasileiro de cargas : uma análise do planejamento público recente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rohde, Lucas André Guarnier
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130323
Resumo: O sistema ferroviário de cargas pode transportar grandes volumes a baixos custos, especialmente em percursos de média e longa distâncias. No Brasil, a malha é deficitária, impondo perdas de competitividade logística. Para mudar essa situação, o Estado pode intervir em favor do desenvolvimento do modal em ação articulada por um planejamento. Desse modo, este trabalho busca compreender de que maneira o planejamento público recente no setor pode estar contribuindo para o seu desenvolvimento, o que se relaciona com a promoção ampla do desenvolvimento nacional. Para isso, será realizada uma análise dos planos, dos programas e das instituições envolvidos no planejamento do segmento à luz de teorias, em sua maioria, relacionadas à Economia do Desenvolvimento. De um ponto de vista teórico, o trabalho apresenta o planejamento e a intervenção públicos nos setores de infraestrutura, bem como o processo prático de planejamento desses. Além disso, a trajetória histórica do sistema ferroviário brasileiro de cargas é discutida com foco no planejamento. Posteriormente, os instrumentos e as instituições mais recentes de planejamento desse setor são apresentados. A partir desses elementos, é construída a análise que relaciona o planejamento ao desenvolvimento do modal. Os principais resultados encontrados apontam para a necessidade de se alinharem os objetivos das instituições de planejamento, de se repensar o sequenciamento de alguns projetos ferroviários importantes e de se melhorarem as relações de apoio do setor público ao investimento privado. Por fim, o trabalho mostra a formação de uma nova região de desenvolvimento econômico no país que não altera muito o padrão de integração territorial e que ressalta a importância de redefinir a estratégia de fornecimento de alguns insumos ao segmento férreo, cuja deficiência pode restringir o desenvolvimento do modal no futuro.
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