Desenvolvimento e avaliação do uso de um objeto virtual de aprendizagem com simulação virtual sobre o alginato em odontologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253729 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi desenvolver um objeto virtual de aprendizagem sobre materiais de moldagem, com ênfase no alginato e avaliar a influência do seu uso sobre o aprendizado teórico, habilidade clínica e propriedades física e mecânica do alginato em estudantes de graduação em odontologia. Foram descritas as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do OVA e as metodologias de avaliação de seu uso. A amostra foi composta de 64 estudantes de graduação em odontologia que receberam aula teórica expositiva sobre alginato e posteriormente foram divididos em 2 grupos, Controle (n=30) e OVA (n=34). O grupo OVA teve acesso a ferramenta educacional composta de conteúdo teórico e simulação de espatulação do alginato, onde sua habilidade foi avaliada com um percentual variando de 0-100%. Ambos grupos realizaram uma avaliação Pré Teste ao final da aula teórica, testes de habilidade de manipulação do material, e o material foi submetido a ensaio de resistência à compressão e reprodução de detalhes. Por fim, foi realizada a avaliação Pós Teste após quinze dias. Os resultados entre os grupos foram comparados pelo teste t, modelo de regressão logística e as variáveis significativas foram incluídas no modelo de regressão múltipla. Todas as análises foram conduzidas com significância de 5%. Quanto aos resultados, na simulação do OVA 75% dos usuários obtiveram nota máxima e os resultados obtidos nas avaliações teóricas não indicaram diferença estatística no aprendizado teórico entre os grupos. O uso do OVA está relacionado a maior habilidade clínica através de 3,76 mais chances de correta incorporação do pó e no ensaio de resistência a compressão a média dos grupos foi superior ao preconizado pela norma, sendo a média do grupo OVA mais adequada que a obtida pelo grupo controle, 0,86 (±0.03)B e 1,09 (0.04)A, respectivamente. A ferramenta desenvolvida demonstrou ser atrativa, de fácil uso e capaz de exercer influência positiva sobre a habilidade clínica dos seus usuários, propriedade mecânica do material estudado e se mostra como uma possibilidade promissora para introdução de estratégias de aprendizagem virtual na odontologia. |
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Araújo, Gabriele SantosCollares, Fabrício Mezzomo2023-01-14T05:15:04Z2020http://hdl.handle.net/10183/253729001128655O objetivo do presente estudo foi desenvolver um objeto virtual de aprendizagem sobre materiais de moldagem, com ênfase no alginato e avaliar a influência do seu uso sobre o aprendizado teórico, habilidade clínica e propriedades física e mecânica do alginato em estudantes de graduação em odontologia. Foram descritas as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do OVA e as metodologias de avaliação de seu uso. A amostra foi composta de 64 estudantes de graduação em odontologia que receberam aula teórica expositiva sobre alginato e posteriormente foram divididos em 2 grupos, Controle (n=30) e OVA (n=34). O grupo OVA teve acesso a ferramenta educacional composta de conteúdo teórico e simulação de espatulação do alginato, onde sua habilidade foi avaliada com um percentual variando de 0-100%. Ambos grupos realizaram uma avaliação Pré Teste ao final da aula teórica, testes de habilidade de manipulação do material, e o material foi submetido a ensaio de resistência à compressão e reprodução de detalhes. Por fim, foi realizada a avaliação Pós Teste após quinze dias. Os resultados entre os grupos foram comparados pelo teste t, modelo de regressão logística e as variáveis significativas foram incluídas no modelo de regressão múltipla. Todas as análises foram conduzidas com significância de 5%. Quanto aos resultados, na simulação do OVA 75% dos usuários obtiveram nota máxima e os resultados obtidos nas avaliações teóricas não indicaram diferença estatística no aprendizado teórico entre os grupos. O uso do OVA está relacionado a maior habilidade clínica através de 3,76 mais chances de correta incorporação do pó e no ensaio de resistência a compressão a média dos grupos foi superior ao preconizado pela norma, sendo a média do grupo OVA mais adequada que a obtida pelo grupo controle, 0,86 (±0.03)B e 1,09 (0.04)A, respectivamente. A ferramenta desenvolvida demonstrou ser atrativa, de fácil uso e capaz de exercer influência positiva sobre a habilidade clínica dos seus usuários, propriedade mecânica do material estudado e se mostra como uma possibilidade promissora para introdução de estratégias de aprendizagem virtual na odontologia.The aim of this study was to develop and evaluate a Virtual Learning Object (VLO) on Dental Impression Materials with emphasis on alginate verifying its influence in theorical knowledge and practical ability of dentistry students. The tools needed to develop the VLO and the methodology applied to evaluate its use were described. The VLO was applied to 64 dentistry students. All of them had access to a theoretical class about alginate. After that they were divided into 2 groups, Control (n=30) and VLO (n=34). The VLO group had access to an educational tool compose by a theoretical content and a simulation about mixing alginate where the student’s ability was evaluated in a percentual range of 0% to 100%. Both of groups realized a pre-test at the end of the theoretical class. Also, they were submitted to tests to evaluate their ability on material handling and the material resulted was submitted to compressive strength and detail reproduction tests. After 15 days both groups were submitted to a post-test. The different groups were compared by t-test. The response variables were used on a logistic regression model and the significant variables were included in the multiple regression model. All analyses were conducted at 5% significance. As for the results, in the simulation of the VLO 75% of the users obtained a maximum score, the results obtained in the theoretical evaluations did not indicate statistical difference in the theoretical learning between the groups. The use of the VLO is related to greater laboratory skills through 3.76 more chances of correct incorporation of the powder. In the compressive strength test the average of the groups was superior to that recommended by the norm, being the average of the VLO group more adequate than the one obtained by the control group, 0.86 (± 0.03) B and 1.09 (0.04) A, respectively. The developed tool proved to be attractive, easy to use and able to exert a positive influence on the laboratory skills of its users, mechanical property of the material studied and shows itself as a promising possibility for introducing virtual learning strategies in dentistry.application/pdfporMateriais dentáriosMateriais para moldagem odontológicaTreinamento por simulaçãoDental materialsDental impression materialsSimulation trainingDesenvolvimento e avaliação do uso de um objeto virtual de aprendizagem com simulação virtual sobre o alginato em odontologiaDevelopment and evaluation of the use of a virtual learning object with virtual simulation on alginate in dentistry info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2020Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128655.pdf.txt001128655.pdf.txtExtracted Texttext/plain57688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253729/2/001128655.pdf.txt396592e085b5d73764639b368b1a06b2MD52ORIGINAL001128655.pdfTexto completoapplication/pdf916471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253729/1/001128655.pdf2d4499fd631cf7bbe918c123d08e6923MD5110183/2537292023-01-15 06:08:13.36949oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253729Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-15T08:08:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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