Concepções políticas pedagógicas para o ensino de histórias e culturas africana e afro-brasileira no município de Cachoeirinha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Priscila Nunes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139303
Resumo: O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é investigar os procedimentos didáticos-pedagógicos e os posicionamentos políticos adotados pelas comunidades escolares, principalmente na área do ensino de história, para a aplicação da temática da Educação das Relações Étnico-Raciais, para tanto realizou-se uma análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP's) das escolas de ensino fundamental da rede municipal de Cachoeirinha, com o objetivo de verificar as presenças/ausências das temáticas e os procedimentos adotados para sua aplicação no texto dos PPP’s. O Projeto Político Pedagógico, como documento escolar, é aqui entendido enquanto importante instrumento de diagnóstico coletivo, visto que sua construção deve ser feita por toda a comunidade escolar e é capaz de revelar elementos da aplicação dos conteúdos da Lei 10.639/03 que alterou os artigos 26 e 79 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -LDBEN 9.394/96 e tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e História e Cultura Afro-Brasileira. Este trabalho não tem por objetivo apontar somente se a nova legislação esta sendo aplicada ou não, e sim entender e analisar os processos de recepção da Lei 10.639/03 no município de Cachoerinha para identificarmos os aspectos que merecem maior atenção e investimento, dentro de políticas públicas e programas de formação docente para a sua implementação.
id UFRGS-2_49d0c67fbfe7c59d81e5d98c5337e188
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139303
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Priscila NunesKoch, Adolar2016-04-20T02:07:23Z2015http://hdl.handle.net/10183/139303000989452O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é investigar os procedimentos didáticos-pedagógicos e os posicionamentos políticos adotados pelas comunidades escolares, principalmente na área do ensino de história, para a aplicação da temática da Educação das Relações Étnico-Raciais, para tanto realizou-se uma análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP's) das escolas de ensino fundamental da rede municipal de Cachoeirinha, com o objetivo de verificar as presenças/ausências das temáticas e os procedimentos adotados para sua aplicação no texto dos PPP’s. O Projeto Político Pedagógico, como documento escolar, é aqui entendido enquanto importante instrumento de diagnóstico coletivo, visto que sua construção deve ser feita por toda a comunidade escolar e é capaz de revelar elementos da aplicação dos conteúdos da Lei 10.639/03 que alterou os artigos 26 e 79 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -LDBEN 9.394/96 e tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e História e Cultura Afro-Brasileira. Este trabalho não tem por objetivo apontar somente se a nova legislação esta sendo aplicada ou não, e sim entender e analisar os processos de recepção da Lei 10.639/03 no município de Cachoerinha para identificarmos os aspectos que merecem maior atenção e investimento, dentro de políticas públicas e programas de formação docente para a sua implementação.application/pdfporEducaçãoRelações étnicas e raciaisMovimento negroRacismoEnsino de históriaCachoeirinha (RS)Concepções políticas pedagógicas para o ensino de histórias e culturas africana e afro-brasileira no município de Cachoeirinhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2015História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989452.pdf000989452.pdfTexto completoapplication/pdf324004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139303/1/000989452.pdf0aeaf90530c5065187ac8e0ac5da9bc9MD51TEXT000989452.pdf.txt000989452.pdf.txtExtracted Texttext/plain132499http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139303/2/000989452.pdf.txt5827d7f867f2e266074301232eacbbb8MD52THUMBNAIL000989452.pdf.jpg000989452.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139303/3/000989452.pdf.jpg432b4b4daa29109153a66f77067d6f58MD5310183/1393032018-10-25 09:10:26.986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139303Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:10:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções políticas pedagógicas para o ensino de histórias e culturas africana e afro-brasileira no município de Cachoeirinha
title Concepções políticas pedagógicas para o ensino de histórias e culturas africana e afro-brasileira no município de Cachoeirinha
spellingShingle Concepções políticas pedagógicas para o ensino de histórias e culturas africana e afro-brasileira no município de Cachoeirinha
Pereira, Priscila Nunes
Educação
Relações étnicas e raciais
Movimento negro
Racismo
Ensino de história
Cachoeirinha (RS)
title_short Concepções políticas pedagógicas para o ensino de histórias e culturas africana e afro-brasileira no município de Cachoeirinha
title_full Concepções políticas pedagógicas para o ensino de histórias e culturas africana e afro-brasileira no município de Cachoeirinha
title_fullStr Concepções políticas pedagógicas para o ensino de histórias e culturas africana e afro-brasileira no município de Cachoeirinha
title_full_unstemmed Concepções políticas pedagógicas para o ensino de histórias e culturas africana e afro-brasileira no município de Cachoeirinha
title_sort Concepções políticas pedagógicas para o ensino de histórias e culturas africana e afro-brasileira no município de Cachoeirinha
author Pereira, Priscila Nunes
author_facet Pereira, Priscila Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Priscila Nunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Koch, Adolar
contributor_str_mv Koch, Adolar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Relações étnicas e raciais
Movimento negro
Racismo
Ensino de história
Cachoeirinha (RS)
topic Educação
Relações étnicas e raciais
Movimento negro
Racismo
Ensino de história
Cachoeirinha (RS)
description O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é investigar os procedimentos didáticos-pedagógicos e os posicionamentos políticos adotados pelas comunidades escolares, principalmente na área do ensino de história, para a aplicação da temática da Educação das Relações Étnico-Raciais, para tanto realizou-se uma análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP's) das escolas de ensino fundamental da rede municipal de Cachoeirinha, com o objetivo de verificar as presenças/ausências das temáticas e os procedimentos adotados para sua aplicação no texto dos PPP’s. O Projeto Político Pedagógico, como documento escolar, é aqui entendido enquanto importante instrumento de diagnóstico coletivo, visto que sua construção deve ser feita por toda a comunidade escolar e é capaz de revelar elementos da aplicação dos conteúdos da Lei 10.639/03 que alterou os artigos 26 e 79 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -LDBEN 9.394/96 e tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e História e Cultura Afro-Brasileira. Este trabalho não tem por objetivo apontar somente se a nova legislação esta sendo aplicada ou não, e sim entender e analisar os processos de recepção da Lei 10.639/03 no município de Cachoerinha para identificarmos os aspectos que merecem maior atenção e investimento, dentro de políticas públicas e programas de formação docente para a sua implementação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-20T02:07:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139303
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989452
url http://hdl.handle.net/10183/139303
identifier_str_mv 000989452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139303/1/000989452.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139303/2/000989452.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139303/3/000989452.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0aeaf90530c5065187ac8e0ac5da9bc9
5827d7f867f2e266074301232eacbbb8
432b4b4daa29109153a66f77067d6f58
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224505941557248