Docência em Educação Física e maternidades : construindo outras inter-relações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bins, Gabriela Nobre
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Lisandra Oliveira e, Kuhn, Simone Santos, Terragno, Tatiana Martins, Diehl, Vera Regina Oliveira, Tavares, Natacha da Silva, Silva, Caroline Maciel da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265059
Resumo: Este artigo objetiva refletir sobre a maternidade e os modos de viver essa experiência que impactam e são impactados pela docência em Educação Física na Educação Básica e no Ensino Superior, em Porto Alegre/RS e região metropolitana. A temática abordada se fundamenta na análise das interpretações de dois grupos de discussão, constituídos como estratégia metodológica e das informações obtidas que possibilitaram a construção de uma categoria de análise em uma pesquisa de Doutorado. As análises e as interpretações da pesquisa indicam que as professoras participantes do estudo percebem que apesar da maternidade ser uma experiência vivida de modo individual, cercada de exigências sociais e que localiza na mulher significativa responsabilidade pela criação dos/as filhos/as, há possibilidades de se conceitualizar e viver outras experiências de maternar de modo mais coletivo e comunitário.
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spelling Bins, Gabriela NobreSilva, Lisandra Oliveira eKuhn, Simone SantosTerragno, Tatiana MartinsDiehl, Vera Regina OliveiraTavares, Natacha da SilvaSilva, Caroline Maciel da2023-09-23T03:33:56Z20230104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/265059001170405Este artigo objetiva refletir sobre a maternidade e os modos de viver essa experiência que impactam e são impactados pela docência em Educação Física na Educação Básica e no Ensino Superior, em Porto Alegre/RS e região metropolitana. A temática abordada se fundamenta na análise das interpretações de dois grupos de discussão, constituídos como estratégia metodológica e das informações obtidas que possibilitaram a construção de uma categoria de análise em uma pesquisa de Doutorado. As análises e as interpretações da pesquisa indicam que as professoras participantes do estudo percebem que apesar da maternidade ser uma experiência vivida de modo individual, cercada de exigências sociais e que localiza na mulher significativa responsabilidade pela criação dos/as filhos/as, há possibilidades de se conceitualizar e viver outras experiências de maternar de modo mais coletivo e comunitário.This article aims to reflect on motherhood and the ways of living this experience which impact and are impacted by teaching in Physical Education, Basic Education and Higher Education in Porto Alegre/Rio Grande do Sul/Brazil and metropolitan area. The theme addressed is based on the analysis of the interpretations of two discussion groups constituted as a methodological strategy and on information obtained that allowed the construction of a category of a Doctoral research. The analyzes and interpretations of the research indicate that the teachers collaborating in the study realize that despite motherhood being an experience lived individually, surrounded by social demands and which places significant responsibility for raising children on women, there are possibilities to conceptualize and live other experiences of mothering in a way that is more collective and communal.Este artículo busca reflexionar sobre la maternidad y los modos de vivir esta experiencia que impactan y son impactados por la docencia en Educación Física, de la Educación Básica y de la Enseñanza Superior en Porto Alegre/RS y región metropolitana. El tema abordado se basa en el análisis de las interpretaciones de dos grupos de discusión constituidos como estrategia metodológica, así como de la información obtenida que posibilita la construcción de una categoría de análisis en una investigación de Doctorado. Los análisis y las interpretaciones de la investigación indican que las profesoras colaboradoras del estudio perciben que, a pesar de la maternidad ser una experiencia vivida de modo individual, cercada de exigencias sociales y que enfoca en la mujer significativa responsabilidad por la crianza de los/las hijos/as, existen posibilidades de conceptualizarse y de vivir otras experiencias de maternar de manera más colectiva y comunitaria.application/pdfporMovimento. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vol. 29, e29006, (jan./dez. 2023), p. 1-16MaternidadeDocênciaEducação físicaMotherhoodTeachingPhysical educationMaternidadDocenciaEducación FísicaDocência em Educação Física e maternidades : construindo outras inter-relaçõesTeaching in physical education and motherhoods : building other interrelationsDocencia en educación física y maternidades : construyendo otras interrrelacionesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170405.pdf.txt001170405.pdf.txtExtracted Texttext/plain51923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265059/2/001170405.pdf.txt5bf1764a0e9f5a9b22281166f8e1aa75MD52ORIGINAL001170405.pdfTexto completoapplication/pdf597409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265059/1/001170405.pdf5d100d9903dd0c91dcf93c626f30be34MD5110183/2650592023-09-24 03:37:03.243775oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265059Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:37:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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