Psicologia e educação : a avaliação como analisador de governo e de autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santin, Thiago Rafael
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198050
Resumo: Analisamos o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na sua constituição enquanto técnica de seleção para ingresso no ensino superior e, ao mesmo tempo, indutora de mudanças curriculares e pedagógicas. Objetivamos expor a gênese do ENEM como exame escolar, técnica de governo biopolítico. Escolhemos a perspectiva da psicologia social (crítica), pela qual contextualizamos o desenvolvimento do Estado e da educação. Analisamos obras teóricas, dados estatísticos e documentos referenciais oficiais do ENEM. Este trabalho é dividido em três capítulos: dois teóricos, analítico-argumentativos, um sobre o Estado e outro sobre o ENEM, e o último, narrativo-reflexivo, sobre o governo e a avaliação. Acreditamos ter mostrado através do trajeto realizado parte do papel da psicologia na educação e do governo através da avaliação escolar.
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spelling Santin, Thiago RafaelCosta, Luis Artur2019-08-15T02:30:31Z2019http://hdl.handle.net/10183/198050001099201Analisamos o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na sua constituição enquanto técnica de seleção para ingresso no ensino superior e, ao mesmo tempo, indutora de mudanças curriculares e pedagógicas. Objetivamos expor a gênese do ENEM como exame escolar, técnica de governo biopolítico. Escolhemos a perspectiva da psicologia social (crítica), pela qual contextualizamos o desenvolvimento do Estado e da educação. Analisamos obras teóricas, dados estatísticos e documentos referenciais oficiais do ENEM. Este trabalho é dividido em três capítulos: dois teóricos, analítico-argumentativos, um sobre o Estado e outro sobre o ENEM, e o último, narrativo-reflexivo, sobre o governo e a avaliação. Acreditamos ter mostrado através do trajeto realizado parte do papel da psicologia na educação e do governo através da avaliação escolar.We analyzed the National Exam of High School (NEHS, or ENEM in Portuguese) in your constitution as a selection technique to higher education and at the same time inductor of pedagogical and curricular changes. We intended to show NEHS as a school exam, biopolitical governmental technique. We chose a critical social psychology approach, and using it we contextualized education and government development. We analyzed theoretical works, statistical data and official guidelines of NEHS. This monograph is divided into three chapters: two theoretical, analytical-argumentative, one on the State and another on NEHS, and the last chapter, narrative-reflexive, on government and assessment. We hope we have shown after the path we have gone through part of psychology’s role in education and the government by school assessment.application/pdfporExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)Política educacionalAvaliaçãoSocial psychologyExamEducationGovernmentAssessmentENEMPsychometricsPsicologia e educação : a avaliação como analisador de governo e de autonomiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2019Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099201.pdf.txt001099201.pdf.txtExtracted Texttext/plain158055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198050/2/001099201.pdf.txta62ee465264ee195249b25bc11dd2f25MD52ORIGINAL001099201.pdfTexto completoapplication/pdf725827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198050/1/001099201.pdf8fe29e62a70e3b26551dc5af24e795d5MD5110183/1980502019-08-16 02:31:34.889335oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198050Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-16T05:31:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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