Fundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massot
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261914 |
Resumo: | Inserido na temática da Sociologia da Educação, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar os elementos que formam a concepção de autoridade na visão dos docentes do Colégio Emílio Massot de Porto Alegre/RS, identificando a importância que esta assume – ou não – no processo educacional na visão dos professores, seu assentamento no referencial de contrato pedagógico, bem como o deslocamento de sua legitimação para a esfera carismática. Utilizando a estrutura conceitual de contrato didático fundada por Guy Brousseau e os tipos ideais de dominação sustentados por Max Weber, apresentam-se como objetivos específicos a investigação dos seguintes pontos: 1. Identificar as bases de autoridade que resultam em interações positivas entre professor e aluno; 2. Observar seu deslocamento de uma premissa racional-burocrática ou tradicional para a esfera carismática e 3. Analisar até que ponto se assentam no referencial de contrato pedagógico e 4. Explorar quais atitudes são esperadas ou indesejadas por parte de alunos e professores. Para tanto são analisadas respostas a questionário estruturado e entrevistas com docentes da instituição de ensino. Os professores da instituição reconhecem a autoridade docente como valor importante no processo ensino-aprendizagem e a compreendem como fundamentada em uma relação horizontal, onde o respeito, o exemplo e o afeto se destacam, revelando a preponderância de características de dominação carismática. Os elementos formadores do referencial de contrato pedagógico estão presentes nas premissas educacionais dos docentes, que identificam obrigações recíprocas entre professor e aluno, o que se confirma na análise das atitudes desejadas e indesejadas por parte de docentes e discentes. |
id |
UFRGS-2_4a15c32738584daa2634edf3f25215c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261914 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Luiz Vicente YungGrisa, CatiaLauda, Luciene Zenaide Andrade2023-07-10T10:28:13Z2023http://hdl.handle.net/10183/261914001172775Inserido na temática da Sociologia da Educação, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar os elementos que formam a concepção de autoridade na visão dos docentes do Colégio Emílio Massot de Porto Alegre/RS, identificando a importância que esta assume – ou não – no processo educacional na visão dos professores, seu assentamento no referencial de contrato pedagógico, bem como o deslocamento de sua legitimação para a esfera carismática. Utilizando a estrutura conceitual de contrato didático fundada por Guy Brousseau e os tipos ideais de dominação sustentados por Max Weber, apresentam-se como objetivos específicos a investigação dos seguintes pontos: 1. Identificar as bases de autoridade que resultam em interações positivas entre professor e aluno; 2. Observar seu deslocamento de uma premissa racional-burocrática ou tradicional para a esfera carismática e 3. Analisar até que ponto se assentam no referencial de contrato pedagógico e 4. Explorar quais atitudes são esperadas ou indesejadas por parte de alunos e professores. Para tanto são analisadas respostas a questionário estruturado e entrevistas com docentes da instituição de ensino. Os professores da instituição reconhecem a autoridade docente como valor importante no processo ensino-aprendizagem e a compreendem como fundamentada em uma relação horizontal, onde o respeito, o exemplo e o afeto se destacam, revelando a preponderância de características de dominação carismática. Os elementos formadores do referencial de contrato pedagógico estão presentes nas premissas educacionais dos docentes, que identificam obrigações recíprocas entre professor e aluno, o que se confirma na análise das atitudes desejadas e indesejadas por parte de docentes e discentes.Insertado en el tema de Sociología de la Educación, el presente trabajo tiene como objetivo general identificar los elementos que forman la concepción de autoridad en la visión de los profesores de la Escuela Emílio Massot de Porto Alegre/ RS, identificando la importancia que asume – o no – en el proceso educativo en la visión de los profesores, su asentamiento en el marco del contrato pedagógico, así como el desplazamiento de su legitimidad a la esfera carismática. Utilizando la estructura conceptual del contrato didáctico fundada por Guy Brousseau y los tipos ideales de dominación apoyados por Max Weber, los objetivos específicos son la investigación de los siguientes puntos: 1. Identificar las bases de autoridad que resultan en interacciones positivas entre profesor y alumno; 2. Observar su desplazamiento de una premisa racional-burocrática o tradicional a la esfera carismática y 3. Analizar en qué medida se basan en el marco del contrato pedagógico y 4. Explore qué actitudes esperan o no son deseadas por estudiantes y maestros. Se analizan las respuestas a un cuestionario estructurado y entrevistas con profesores de la institución educativa. Los docentes de la institución reconocen a la autoridad docente como un valor importante en el proceso de enseñanza-aprendizaje y lo entienden como basado en una relación horizontal, donde se destacan el respeto, el ejemplo y el afecto, revelando la preponderancia de características de dominación carismática. Los elementos formadores del marco del contrato pedagógico están presentes en las premisas educativas de los maestros, que identifican obligaciones recíprocas entre maestro y alumno, lo que se confirma en el análisis de actitudes deseadas y no deseadas por maestros y estudiantes.application/pdfporCiências sociais : EnsinoAutoridadeContrato didáticoAutoridadContrato didácticoContrato pedagógicoEducaciónFundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massotinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172775.pdf.txt001172775.pdf.txtExtracted Texttext/plain72734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261914/2/001172775.pdf.txtb29fecf9812c88dcb5b4d8d5ded49b07MD52ORIGINAL001172775.pdfTexto completoapplication/pdf1026230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261914/1/001172775.pdf2a9102d04f665d883c62b7266f8a9b37MD5110183/2619142023-07-10 10:44:25.121oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261914Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:44:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massot |
title |
Fundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massot |
spellingShingle |
Fundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massot Soares, Luiz Vicente Yung Ciências sociais : Ensino Autoridade Contrato didático Autoridad Contrato didáctico Contrato pedagógico Educación |
title_short |
Fundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massot |
title_full |
Fundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massot |
title_fullStr |
Fundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massot |
title_full_unstemmed |
Fundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massot |
title_sort |
Fundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massot |
author |
Soares, Luiz Vicente Yung |
author_facet |
Soares, Luiz Vicente Yung |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Luiz Vicente Yung |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grisa, Catia |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Lauda, Luciene Zenaide Andrade |
contributor_str_mv |
Grisa, Catia Lauda, Luciene Zenaide Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais : Ensino Autoridade Contrato didático |
topic |
Ciências sociais : Ensino Autoridade Contrato didático Autoridad Contrato didáctico Contrato pedagógico Educación |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Autoridad Contrato didáctico Contrato pedagógico Educación |
description |
Inserido na temática da Sociologia da Educação, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar os elementos que formam a concepção de autoridade na visão dos docentes do Colégio Emílio Massot de Porto Alegre/RS, identificando a importância que esta assume – ou não – no processo educacional na visão dos professores, seu assentamento no referencial de contrato pedagógico, bem como o deslocamento de sua legitimação para a esfera carismática. Utilizando a estrutura conceitual de contrato didático fundada por Guy Brousseau e os tipos ideais de dominação sustentados por Max Weber, apresentam-se como objetivos específicos a investigação dos seguintes pontos: 1. Identificar as bases de autoridade que resultam em interações positivas entre professor e aluno; 2. Observar seu deslocamento de uma premissa racional-burocrática ou tradicional para a esfera carismática e 3. Analisar até que ponto se assentam no referencial de contrato pedagógico e 4. Explorar quais atitudes são esperadas ou indesejadas por parte de alunos e professores. Para tanto são analisadas respostas a questionário estruturado e entrevistas com docentes da instituição de ensino. Os professores da instituição reconhecem a autoridade docente como valor importante no processo ensino-aprendizagem e a compreendem como fundamentada em uma relação horizontal, onde o respeito, o exemplo e o afeto se destacam, revelando a preponderância de características de dominação carismática. Os elementos formadores do referencial de contrato pedagógico estão presentes nas premissas educacionais dos docentes, que identificam obrigações recíprocas entre professor e aluno, o que se confirma na análise das atitudes desejadas e indesejadas por parte de docentes e discentes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-10T10:28:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/261914 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172775 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/261914 |
identifier_str_mv |
001172775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261914/2/001172775.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261914/1/001172775.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b29fecf9812c88dcb5b4d8d5ded49b07 2a9102d04f665d883c62b7266f8a9b37 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447344731127808 |