Fundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massot

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Luiz Vicente Yung
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261914
Resumo: Inserido na temática da Sociologia da Educação, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar os elementos que formam a concepção de autoridade na visão dos docentes do Colégio Emílio Massot de Porto Alegre/RS, identificando a importância que esta assume – ou não – no processo educacional na visão dos professores, seu assentamento no referencial de contrato pedagógico, bem como o deslocamento de sua legitimação para a esfera carismática. Utilizando a estrutura conceitual de contrato didático fundada por Guy Brousseau e os tipos ideais de dominação sustentados por Max Weber, apresentam-se como objetivos específicos a investigação dos seguintes pontos: 1. Identificar as bases de autoridade que resultam em interações positivas entre professor e aluno; 2. Observar seu deslocamento de uma premissa racional-burocrática ou tradicional para a esfera carismática e 3. Analisar até que ponto se assentam no referencial de contrato pedagógico e 4. Explorar quais atitudes são esperadas ou indesejadas por parte de alunos e professores. Para tanto são analisadas respostas a questionário estruturado e entrevistas com docentes da instituição de ensino. Os professores da instituição reconhecem a autoridade docente como valor importante no processo ensino-aprendizagem e a compreendem como fundamentada em uma relação horizontal, onde o respeito, o exemplo e o afeto se destacam, revelando a preponderância de características de dominação carismática. Os elementos formadores do referencial de contrato pedagógico estão presentes nas premissas educacionais dos docentes, que identificam obrigações recíprocas entre professor e aluno, o que se confirma na análise das atitudes desejadas e indesejadas por parte de docentes e discentes.
id UFRGS-2_4a15c32738584daa2634edf3f25215c2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261914
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Luiz Vicente YungGrisa, CatiaLauda, Luciene Zenaide Andrade2023-07-10T10:28:13Z2023http://hdl.handle.net/10183/261914001172775Inserido na temática da Sociologia da Educação, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar os elementos que formam a concepção de autoridade na visão dos docentes do Colégio Emílio Massot de Porto Alegre/RS, identificando a importância que esta assume – ou não – no processo educacional na visão dos professores, seu assentamento no referencial de contrato pedagógico, bem como o deslocamento de sua legitimação para a esfera carismática. Utilizando a estrutura conceitual de contrato didático fundada por Guy Brousseau e os tipos ideais de dominação sustentados por Max Weber, apresentam-se como objetivos específicos a investigação dos seguintes pontos: 1. Identificar as bases de autoridade que resultam em interações positivas entre professor e aluno; 2. Observar seu deslocamento de uma premissa racional-burocrática ou tradicional para a esfera carismática e 3. Analisar até que ponto se assentam no referencial de contrato pedagógico e 4. Explorar quais atitudes são esperadas ou indesejadas por parte de alunos e professores. Para tanto são analisadas respostas a questionário estruturado e entrevistas com docentes da instituição de ensino. Os professores da instituição reconhecem a autoridade docente como valor importante no processo ensino-aprendizagem e a compreendem como fundamentada em uma relação horizontal, onde o respeito, o exemplo e o afeto se destacam, revelando a preponderância de características de dominação carismática. Os elementos formadores do referencial de contrato pedagógico estão presentes nas premissas educacionais dos docentes, que identificam obrigações recíprocas entre professor e aluno, o que se confirma na análise das atitudes desejadas e indesejadas por parte de docentes e discentes.Insertado en el tema de Sociología de la Educación, el presente trabajo tiene como objetivo general identificar los elementos que forman la concepción de autoridad en la visión de los profesores de la Escuela Emílio Massot de Porto Alegre/ RS, identificando la importancia que asume – o no – en el proceso educativo en la visión de los profesores, su asentamiento en el marco del contrato pedagógico, así como el desplazamiento de su legitimidad a la esfera carismática. Utilizando la estructura conceptual del contrato didáctico fundada por Guy Brousseau y los tipos ideales de dominación apoyados por Max Weber, los objetivos específicos son la investigación de los siguientes puntos: 1. Identificar las bases de autoridad que resultan en interacciones positivas entre profesor y alumno; 2. Observar su desplazamiento de una premisa racional-burocrática o tradicional a la esfera carismática y 3. Analizar en qué medida se basan en el marco del contrato pedagógico y 4. Explore qué actitudes esperan o no son deseadas por estudiantes y maestros. Se analizan las respuestas a un cuestionario estructurado y entrevistas con profesores de la institución educativa. Los docentes de la institución reconocen a la autoridad docente como un valor importante en el proceso de enseñanza-aprendizaje y lo entienden como basado en una relación horizontal, donde se destacan el respeto, el ejemplo y el afecto, revelando la preponderancia de características de dominación carismática. Los elementos formadores del marco del contrato pedagógico están presentes en las premisas educativas de los maestros, que identifican obligaciones recíprocas entre maestro y alumno, lo que se confirma en el análisis de actitudes deseadas y no deseadas por maestros y estudiantes.application/pdfporCiências sociais : EnsinoAutoridadeContrato didáticoAutoridadContrato didácticoContrato pedagógicoEducaciónFundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massotinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172775.pdf.txt001172775.pdf.txtExtracted Texttext/plain72734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261914/2/001172775.pdf.txtb29fecf9812c88dcb5b4d8d5ded49b07MD52ORIGINAL001172775.pdfTexto completoapplication/pdf1026230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261914/1/001172775.pdf2a9102d04f665d883c62b7266f8a9b37MD5110183/2619142023-07-10 10:44:25.121oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261914Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:44:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massot
title Fundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massot
spellingShingle Fundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massot
Soares, Luiz Vicente Yung
Ciências sociais : Ensino
Autoridade
Contrato didático
Autoridad
Contrato didáctico
Contrato pedagógico
Educación
title_short Fundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massot
title_full Fundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massot
title_fullStr Fundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massot
title_full_unstemmed Fundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massot
title_sort Fundamentos de autoridade em sala de aula : a percepção dos docentes do Colégio Estadual Emilio Massot
author Soares, Luiz Vicente Yung
author_facet Soares, Luiz Vicente Yung
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Luiz Vicente Yung
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grisa, Catia
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lauda, Luciene Zenaide Andrade
contributor_str_mv Grisa, Catia
Lauda, Luciene Zenaide Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais : Ensino
Autoridade
Contrato didático
topic Ciências sociais : Ensino
Autoridade
Contrato didático
Autoridad
Contrato didáctico
Contrato pedagógico
Educación
dc.subject.spa.fl_str_mv Autoridad
Contrato didáctico
Contrato pedagógico
Educación
description Inserido na temática da Sociologia da Educação, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar os elementos que formam a concepção de autoridade na visão dos docentes do Colégio Emílio Massot de Porto Alegre/RS, identificando a importância que esta assume – ou não – no processo educacional na visão dos professores, seu assentamento no referencial de contrato pedagógico, bem como o deslocamento de sua legitimação para a esfera carismática. Utilizando a estrutura conceitual de contrato didático fundada por Guy Brousseau e os tipos ideais de dominação sustentados por Max Weber, apresentam-se como objetivos específicos a investigação dos seguintes pontos: 1. Identificar as bases de autoridade que resultam em interações positivas entre professor e aluno; 2. Observar seu deslocamento de uma premissa racional-burocrática ou tradicional para a esfera carismática e 3. Analisar até que ponto se assentam no referencial de contrato pedagógico e 4. Explorar quais atitudes são esperadas ou indesejadas por parte de alunos e professores. Para tanto são analisadas respostas a questionário estruturado e entrevistas com docentes da instituição de ensino. Os professores da instituição reconhecem a autoridade docente como valor importante no processo ensino-aprendizagem e a compreendem como fundamentada em uma relação horizontal, onde o respeito, o exemplo e o afeto se destacam, revelando a preponderância de características de dominação carismática. Os elementos formadores do referencial de contrato pedagógico estão presentes nas premissas educacionais dos docentes, que identificam obrigações recíprocas entre professor e aluno, o que se confirma na análise das atitudes desejadas e indesejadas por parte de docentes e discentes.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T10:28:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261914
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172775
url http://hdl.handle.net/10183/261914
identifier_str_mv 001172775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261914/2/001172775.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261914/1/001172775.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b29fecf9812c88dcb5b4d8d5ded49b07
2a9102d04f665d883c62b7266f8a9b37
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447344731127808