Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manfroi, Waldomiro Carlos
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Machado, Carmen Lúcia Bezerra, Petersen, Ana Maria de Barros, Spina, Maria Julia Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226250
Resumo: o ensino de cardiologia, levada a efeito por alguns professores da FAMED/UFRGS, com o propósito de dinamizar as atividades docentes e discentes, visando uma aprendizagem mais efetiva. O programa destina-se aos alunos do 5° semestre do Curso de Medicina e pretende uma mudança de comportamento de professores e alunos, a fim de promover maior interação, oportunizar trocas, facilitar o processo de ensino aprendizagem, mantendo, sempre, o paciente como centro da ação médica. Métodos - O programa enfatiza o desenvolvimento das atividades por meio da explicitação de objetivos gerais e específicos de cada atividade a ser desenvolvida pelo aluno, com estágios na área de internação do serviço de cardiologia, dando ênfase especial à mudança de comportamento nas áreas cognitiva, motora, afetiva e atitude. A área de conhecimento foi desenvolvida por meio de seminários interativos com o emprego de testes iniciais e finais de avaliação para identificar o desempenho do aluno e do professor. Os alunos foram avaliados de modo imediato, contínuo e progressivo, nas suas atividades diárias e pela comparação da prova de entrada e de saída, elaborada com as mesmas questões. Resultados - Foram avaliados, sistematicamente, 560 alunos durante quatro anos. Os valores dos 244 seminários foram para o pré-testes 7,38±1,66 e para os pós-teste 9,17±0,82 (p<0,0001). Nas provas de entrada e de saída os valores foram, respectivamente, 5,61±1,61 e 9,37± 0,90 (<0,0001). Conclusão - O programa mostrou-se eficiente para a aprendizagem do aluno e para avaliar seu desempenho de forma sistemática e objetiva.
id UFRGS-2_4a2d62f12175a8d05a3afe170523471f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226250
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Manfroi, Waldomiro CarlosMachado, Carmen Lúcia BezerraPetersen, Ana Maria de BarrosSpina, Maria Julia Pereira2021-08-27T04:22:27Z20020066-782Xhttp://hdl.handle.net/10183/226250000314439o ensino de cardiologia, levada a efeito por alguns professores da FAMED/UFRGS, com o propósito de dinamizar as atividades docentes e discentes, visando uma aprendizagem mais efetiva. O programa destina-se aos alunos do 5° semestre do Curso de Medicina e pretende uma mudança de comportamento de professores e alunos, a fim de promover maior interação, oportunizar trocas, facilitar o processo de ensino aprendizagem, mantendo, sempre, o paciente como centro da ação médica. Métodos - O programa enfatiza o desenvolvimento das atividades por meio da explicitação de objetivos gerais e específicos de cada atividade a ser desenvolvida pelo aluno, com estágios na área de internação do serviço de cardiologia, dando ênfase especial à mudança de comportamento nas áreas cognitiva, motora, afetiva e atitude. A área de conhecimento foi desenvolvida por meio de seminários interativos com o emprego de testes iniciais e finais de avaliação para identificar o desempenho do aluno e do professor. Os alunos foram avaliados de modo imediato, contínuo e progressivo, nas suas atividades diárias e pela comparação da prova de entrada e de saída, elaborada com as mesmas questões. Resultados - Foram avaliados, sistematicamente, 560 alunos durante quatro anos. Os valores dos 244 seminários foram para o pré-testes 7,38±1,66 e para os pós-teste 9,17±0,82 (p<0,0001). Nas provas de entrada e de saída os valores foram, respectivamente, 5,61±1,61 e 9,37± 0,90 (<0,0001). Conclusão - O programa mostrou-se eficiente para a aprendizagem do aluno e para avaliar seu desempenho de forma sistemática e objetiva.application/pdfporArquivos brasileiros de cardiologia. São Paulo. Vol. 78, n. 3 (2002), p. 271-275.Educação médicaCardiologiaNecessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000314439.pdf.txt000314439.pdf.txtExtracted Texttext/plain29956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226250/2/000314439.pdf.txtad1566ed118c24cf522650136abc2759MD52ORIGINAL000314439.pdfTexto completoapplication/pdf32178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226250/1/000314439.pdf90dcfd2c51e0333f169e7f415003b86dMD5110183/2262502021-09-19 04:34:11.741022oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226250Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:34:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação
title Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação
spellingShingle Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação
Manfroi, Waldomiro Carlos
Educação médica
Cardiologia
title_short Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação
title_full Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação
title_fullStr Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação
title_full_unstemmed Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação
title_sort Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação
author Manfroi, Waldomiro Carlos
author_facet Manfroi, Waldomiro Carlos
Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Petersen, Ana Maria de Barros
Spina, Maria Julia Pereira
author_role author
author2 Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Petersen, Ana Maria de Barros
Spina, Maria Julia Pereira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manfroi, Waldomiro Carlos
Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Petersen, Ana Maria de Barros
Spina, Maria Julia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Cardiologia
topic Educação médica
Cardiologia
description o ensino de cardiologia, levada a efeito por alguns professores da FAMED/UFRGS, com o propósito de dinamizar as atividades docentes e discentes, visando uma aprendizagem mais efetiva. O programa destina-se aos alunos do 5° semestre do Curso de Medicina e pretende uma mudança de comportamento de professores e alunos, a fim de promover maior interação, oportunizar trocas, facilitar o processo de ensino aprendizagem, mantendo, sempre, o paciente como centro da ação médica. Métodos - O programa enfatiza o desenvolvimento das atividades por meio da explicitação de objetivos gerais e específicos de cada atividade a ser desenvolvida pelo aluno, com estágios na área de internação do serviço de cardiologia, dando ênfase especial à mudança de comportamento nas áreas cognitiva, motora, afetiva e atitude. A área de conhecimento foi desenvolvida por meio de seminários interativos com o emprego de testes iniciais e finais de avaliação para identificar o desempenho do aluno e do professor. Os alunos foram avaliados de modo imediato, contínuo e progressivo, nas suas atividades diárias e pela comparação da prova de entrada e de saída, elaborada com as mesmas questões. Resultados - Foram avaliados, sistematicamente, 560 alunos durante quatro anos. Os valores dos 244 seminários foram para o pré-testes 7,38±1,66 e para os pós-teste 9,17±0,82 (p<0,0001). Nas provas de entrada e de saída os valores foram, respectivamente, 5,61±1,61 e 9,37± 0,90 (<0,0001). Conclusão - O programa mostrou-se eficiente para a aprendizagem do aluno e para avaliar seu desempenho de forma sistemática e objetiva.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-27T04:22:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226250
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0066-782X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000314439
identifier_str_mv 0066-782X
000314439
url http://hdl.handle.net/10183/226250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Arquivos brasileiros de cardiologia. São Paulo. Vol. 78, n. 3 (2002), p. 271-275.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226250/2/000314439.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226250/1/000314439.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ad1566ed118c24cf522650136abc2759
90dcfd2c51e0333f169e7f415003b86d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447764811644928