Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226250 |
Resumo: | o ensino de cardiologia, levada a efeito por alguns professores da FAMED/UFRGS, com o propósito de dinamizar as atividades docentes e discentes, visando uma aprendizagem mais efetiva. O programa destina-se aos alunos do 5° semestre do Curso de Medicina e pretende uma mudança de comportamento de professores e alunos, a fim de promover maior interação, oportunizar trocas, facilitar o processo de ensino aprendizagem, mantendo, sempre, o paciente como centro da ação médica. Métodos - O programa enfatiza o desenvolvimento das atividades por meio da explicitação de objetivos gerais e específicos de cada atividade a ser desenvolvida pelo aluno, com estágios na área de internação do serviço de cardiologia, dando ênfase especial à mudança de comportamento nas áreas cognitiva, motora, afetiva e atitude. A área de conhecimento foi desenvolvida por meio de seminários interativos com o emprego de testes iniciais e finais de avaliação para identificar o desempenho do aluno e do professor. Os alunos foram avaliados de modo imediato, contínuo e progressivo, nas suas atividades diárias e pela comparação da prova de entrada e de saída, elaborada com as mesmas questões. Resultados - Foram avaliados, sistematicamente, 560 alunos durante quatro anos. Os valores dos 244 seminários foram para o pré-testes 7,38±1,66 e para os pós-teste 9,17±0,82 (p<0,0001). Nas provas de entrada e de saída os valores foram, respectivamente, 5,61±1,61 e 9,37± 0,90 (<0,0001). Conclusão - O programa mostrou-se eficiente para a aprendizagem do aluno e para avaliar seu desempenho de forma sistemática e objetiva. |
id |
UFRGS-2_4a2d62f12175a8d05a3afe170523471f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226250 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Manfroi, Waldomiro CarlosMachado, Carmen Lúcia BezerraPetersen, Ana Maria de BarrosSpina, Maria Julia Pereira2021-08-27T04:22:27Z20020066-782Xhttp://hdl.handle.net/10183/226250000314439o ensino de cardiologia, levada a efeito por alguns professores da FAMED/UFRGS, com o propósito de dinamizar as atividades docentes e discentes, visando uma aprendizagem mais efetiva. O programa destina-se aos alunos do 5° semestre do Curso de Medicina e pretende uma mudança de comportamento de professores e alunos, a fim de promover maior interação, oportunizar trocas, facilitar o processo de ensino aprendizagem, mantendo, sempre, o paciente como centro da ação médica. Métodos - O programa enfatiza o desenvolvimento das atividades por meio da explicitação de objetivos gerais e específicos de cada atividade a ser desenvolvida pelo aluno, com estágios na área de internação do serviço de cardiologia, dando ênfase especial à mudança de comportamento nas áreas cognitiva, motora, afetiva e atitude. A área de conhecimento foi desenvolvida por meio de seminários interativos com o emprego de testes iniciais e finais de avaliação para identificar o desempenho do aluno e do professor. Os alunos foram avaliados de modo imediato, contínuo e progressivo, nas suas atividades diárias e pela comparação da prova de entrada e de saída, elaborada com as mesmas questões. Resultados - Foram avaliados, sistematicamente, 560 alunos durante quatro anos. Os valores dos 244 seminários foram para o pré-testes 7,38±1,66 e para os pós-teste 9,17±0,82 (p<0,0001). Nas provas de entrada e de saída os valores foram, respectivamente, 5,61±1,61 e 9,37± 0,90 (<0,0001). Conclusão - O programa mostrou-se eficiente para a aprendizagem do aluno e para avaliar seu desempenho de forma sistemática e objetiva.application/pdfporArquivos brasileiros de cardiologia. São Paulo. Vol. 78, n. 3 (2002), p. 271-275.Educação médicaCardiologiaNecessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000314439.pdf.txt000314439.pdf.txtExtracted Texttext/plain29956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226250/2/000314439.pdf.txtad1566ed118c24cf522650136abc2759MD52ORIGINAL000314439.pdfTexto completoapplication/pdf32178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226250/1/000314439.pdf90dcfd2c51e0333f169e7f415003b86dMD5110183/2262502021-09-19 04:34:11.741022oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226250Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:34:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação |
title |
Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação |
spellingShingle |
Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação Manfroi, Waldomiro Carlos Educação médica Cardiologia |
title_short |
Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação |
title_full |
Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação |
title_fullStr |
Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação |
title_full_unstemmed |
Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação |
title_sort |
Necessidade de referências pedagógicas para o ensino de cardiologia no curso de graduação |
author |
Manfroi, Waldomiro Carlos |
author_facet |
Manfroi, Waldomiro Carlos Machado, Carmen Lúcia Bezerra Petersen, Ana Maria de Barros Spina, Maria Julia Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra Petersen, Ana Maria de Barros Spina, Maria Julia Pereira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manfroi, Waldomiro Carlos Machado, Carmen Lúcia Bezerra Petersen, Ana Maria de Barros Spina, Maria Julia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica Cardiologia |
topic |
Educação médica Cardiologia |
description |
o ensino de cardiologia, levada a efeito por alguns professores da FAMED/UFRGS, com o propósito de dinamizar as atividades docentes e discentes, visando uma aprendizagem mais efetiva. O programa destina-se aos alunos do 5° semestre do Curso de Medicina e pretende uma mudança de comportamento de professores e alunos, a fim de promover maior interação, oportunizar trocas, facilitar o processo de ensino aprendizagem, mantendo, sempre, o paciente como centro da ação médica. Métodos - O programa enfatiza o desenvolvimento das atividades por meio da explicitação de objetivos gerais e específicos de cada atividade a ser desenvolvida pelo aluno, com estágios na área de internação do serviço de cardiologia, dando ênfase especial à mudança de comportamento nas áreas cognitiva, motora, afetiva e atitude. A área de conhecimento foi desenvolvida por meio de seminários interativos com o emprego de testes iniciais e finais de avaliação para identificar o desempenho do aluno e do professor. Os alunos foram avaliados de modo imediato, contínuo e progressivo, nas suas atividades diárias e pela comparação da prova de entrada e de saída, elaborada com as mesmas questões. Resultados - Foram avaliados, sistematicamente, 560 alunos durante quatro anos. Os valores dos 244 seminários foram para o pré-testes 7,38±1,66 e para os pós-teste 9,17±0,82 (p<0,0001). Nas provas de entrada e de saída os valores foram, respectivamente, 5,61±1,61 e 9,37± 0,90 (<0,0001). Conclusão - O programa mostrou-se eficiente para a aprendizagem do aluno e para avaliar seu desempenho de forma sistemática e objetiva. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-27T04:22:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226250 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0066-782X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000314439 |
identifier_str_mv |
0066-782X 000314439 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Arquivos brasileiros de cardiologia. São Paulo. Vol. 78, n. 3 (2002), p. 271-275. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226250/2/000314439.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226250/1/000314439.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad1566ed118c24cf522650136abc2759 90dcfd2c51e0333f169e7f415003b86d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447764811644928 |