Influência do lazer no desempenho acadêmico em estudantes de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casarin, Arlindo
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Brenner, Max, Santos, Emanuel Burck dos, Saueressig, Mauricio Guidi, Salazar, Cristiano Caetano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250921
Resumo: Estudos prévios sugerem que o tempo de lazer diminui progressivamente durante o curso médico, e que a redução da qualidade de vida pode se refletir na redução do desempenho curricular. Não há relatos da associação entre a quantidade de lazer e a performance acadêmica. Para avaliar essa associação, foi realizado um estudo de corte transversal controlado, onde se aferiram as horas semanais de lazer e o escore de desempenho acadêmico de 77 estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Observou-se ausência de associação entre lazer e desempenho (risco relativo de 1,1 e P=0,9553). Houve uma discreta correlação positiva entre valorização dos conceitos e desempenho (r = 0,27 ± 0,20) e outra negativa entre o grau de valorização do conceito e as horas semanais de lazer (r = cO,23 ± 0,22). Estes resultados permitem concluir que não foi observada associação entre horas semanais de lazer e desempenho.
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