Acompanhando micropolíticas juvenis : estratégias clínico-institucionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carvalho, Julia Dutra de, Becker, Julia Lângaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/119105
Resumo: O Acompanhamento Juvenil (AJ) é proposto no âmbito da prática da psicologia em extensão acadêmica no contexto de políticas públicas. Configura-se como uma prática, inspirada no Acompanhamento Terapêutico (AT), que busca estar com jovens para pensar a infração e o abandono nos processos de institucionalização vividos em medidas socioeducativa e protetiva. O exercício de construção com jovens de novas relações com a cidade evidencia o AJ como uma prática de análise das relações juvenis na rede que compõe as políticas públicas. Para tal tarefa, o diálogo com a pesquisa-intervenção e a esquizoanálise indicou três ferramentas conceituais: experimentar, escrever e cartografar. Os modos de escrever, produzidos pela equipe da psicologia através de um diário coletivo, enunciam a experimentação de percursos geográficos e existências e a análise de acompanhados e acompanhantes. Assim, emerge o AJ como uma estratégia de intervenção clínica e institucional na intervenção juvenil
id UFRGS-2_4a3caa039372292798d5ceec2dc6688f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/119105
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lazzarotto, Gislei Domingas RomanziniCarvalho, Julia Dutra deBecker, Julia Lângaro2015-07-11T02:00:10Z20130102-7182http://hdl.handle.net/10183/119105000963989O Acompanhamento Juvenil (AJ) é proposto no âmbito da prática da psicologia em extensão acadêmica no contexto de políticas públicas. Configura-se como uma prática, inspirada no Acompanhamento Terapêutico (AT), que busca estar com jovens para pensar a infração e o abandono nos processos de institucionalização vividos em medidas socioeducativa e protetiva. O exercício de construção com jovens de novas relações com a cidade evidencia o AJ como uma prática de análise das relações juvenis na rede que compõe as políticas públicas. Para tal tarefa, o diálogo com a pesquisa-intervenção e a esquizoanálise indicou três ferramentas conceituais: experimentar, escrever e cartografar. Os modos de escrever, produzidos pela equipe da psicologia através de um diário coletivo, enunciam a experimentação de percursos geográficos e existências e a análise de acompanhados e acompanhantes. Assim, emerge o AJ como uma estratégia de intervenção clínica e institucional na intervenção juvenilThis study propounds the Youthful Accompaniment (YA) in the ambit of psychology practices, arising from academic extension experiences in public politics. This practice is being taken as work strategy, inspired in another methodology called Therapeutic Accompaniment (TA), and brings the idea to be with young to think the youthful involvement with abandoning and infraction in institutional contexts. The construction of new relations with the city shows how the YA can give visibility to youth movements and your effects into institutional nets – in public politics context. A dialogue with intervention research and esquizoanalyse had shown us three conceptual tools: the experimenting, the writing and the cartography. The ways to write, produced by the psychology team, through a collective diary, announces experimentations produced in existential and geographic territories and in involved people’s analyses. In this way, the YA becomes a clinical and institutional intervention strategy which works with youthful politicsapplication/pdfporPsicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 25, n. spe 2 (2013), p.55-64.Acompanhamento terapêuticoPolíticas públicasYouthful accompanimentTherapeutic accompanimentPsychologyPublic politicsAcompanhando micropolíticas juvenis : estratégias clínico-institucionaisAccompaning youthful micropolitics : a clinic institucional strategyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000963989.pdf000963989.pdfTexto completoapplication/pdf292471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119105/1/000963989.pdf9569e07a12bc0b0be0b473a66c1d3bfbMD51TEXT000963989.pdf.txt000963989.pdf.txtExtracted Texttext/plain50165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119105/2/000963989.pdf.txt5f0398ee841fe1783b089944aa21ab48MD52THUMBNAIL000963989.pdf.jpg000963989.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119105/3/000963989.pdf.jpg2093ea848f34ecd6ab64622e88278ba4MD5310183/1191052018-10-22 09:20:40.754oai:www.lume.ufrgs.br:10183/119105Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:20:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acompanhando micropolíticas juvenis : estratégias clínico-institucionais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Accompaning youthful micropolitics : a clinic institucional strategy
title Acompanhando micropolíticas juvenis : estratégias clínico-institucionais
spellingShingle Acompanhando micropolíticas juvenis : estratégias clínico-institucionais
Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini
Acompanhamento terapêutico
Políticas públicas
Youthful accompaniment
Therapeutic accompaniment
Psychology
Public politics
title_short Acompanhando micropolíticas juvenis : estratégias clínico-institucionais
title_full Acompanhando micropolíticas juvenis : estratégias clínico-institucionais
title_fullStr Acompanhando micropolíticas juvenis : estratégias clínico-institucionais
title_full_unstemmed Acompanhando micropolíticas juvenis : estratégias clínico-institucionais
title_sort Acompanhando micropolíticas juvenis : estratégias clínico-institucionais
author Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini
author_facet Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini
Carvalho, Julia Dutra de
Becker, Julia Lângaro
author_role author
author2 Carvalho, Julia Dutra de
Becker, Julia Lângaro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini
Carvalho, Julia Dutra de
Becker, Julia Lângaro
dc.subject.por.fl_str_mv Acompanhamento terapêutico
Políticas públicas
topic Acompanhamento terapêutico
Políticas públicas
Youthful accompaniment
Therapeutic accompaniment
Psychology
Public politics
dc.subject.eng.fl_str_mv Youthful accompaniment
Therapeutic accompaniment
Psychology
Public politics
description O Acompanhamento Juvenil (AJ) é proposto no âmbito da prática da psicologia em extensão acadêmica no contexto de políticas públicas. Configura-se como uma prática, inspirada no Acompanhamento Terapêutico (AT), que busca estar com jovens para pensar a infração e o abandono nos processos de institucionalização vividos em medidas socioeducativa e protetiva. O exercício de construção com jovens de novas relações com a cidade evidencia o AJ como uma prática de análise das relações juvenis na rede que compõe as políticas públicas. Para tal tarefa, o diálogo com a pesquisa-intervenção e a esquizoanálise indicou três ferramentas conceituais: experimentar, escrever e cartografar. Os modos de escrever, produzidos pela equipe da psicologia através de um diário coletivo, enunciam a experimentação de percursos geográficos e existências e a análise de acompanhados e acompanhantes. Assim, emerge o AJ como uma estratégia de intervenção clínica e institucional na intervenção juvenil
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-11T02:00:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/119105
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7182
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000963989
identifier_str_mv 0102-7182
000963989
url http://hdl.handle.net/10183/119105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 25, n. spe 2 (2013), p.55-64.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119105/1/000963989.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119105/2/000963989.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119105/3/000963989.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9569e07a12bc0b0be0b473a66c1d3bfb
5f0398ee841fe1783b089944aa21ab48
2093ea848f34ecd6ab64622e88278ba4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224878024556544