Reestruturação de material didático para atividades práticas de química analítica segundo os princípios dos 3r's

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nectoux, Aline da Silveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153398
Resumo: O presente trabalho analisa a viabilidade da utilização de um material didático de apoio para a disciplina de Análise Química I, em um curso técnico de química da cidade de Porto Alegre onde foi implementado um Projeto de Gestão de Resíduos. O material elaborado consiste em um roteiro de aulas práticas que aborda temas fundamentais como: noções de segurança, gestão de resíduos, identificação e funções das principais vidrarias, bem como formas de lavagem e manuseio desses materiais, entre outros. Após os conceitos fundamentais, iniciam-se as atividades experimentais que são compostas por uma breve introdução e algumas questões a serem respondidas ao longo do trabalho. Todos os experimentos foram desenvolvidos de modo a atender os princípios dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e de forma a fazer com que os estudantes adquiram a consciência de sua responsabilidade perante a sociedade quanto aos resíduos gerados durante as atividades experimentais. Na elaboração do Roteiro de Aulas Práticas, buscou-se uma linguagem simples e explicativa, com exemplos para elucidação dos conceitos Para sua avaliação, o material aqui elaborado foi analisado por professores de Química Analítica Qualitativa e por professores da área de Educação em Química em nível de Ensino Superior, por um professor de Curso Técnico em Química e por um profissional Técnico em Química habituado com o preparo de atividades práticas na área de Química Geral e Química Analítica Qualitativa. A maioria dos avaliadores apontou que o Roteiro de Aulas Práticas elaborado apresenta clareza e simplicidade na explanação dos conceitos e a abordagem dos princípios dos 3R’s foi realizada de forma satisfatória através da redução do volume de reagentes utilizados. Além disso, este roteiro foi considerado adequado para o nível técnico. As sugestões feitas pelos avaliadores foram, em sua grande maioria, consideradas para aperfeiçoamento e correção do material.
id UFRGS-2_4a3d6b164f7e92e546a8b90884a53372
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153398
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nectoux, Aline da SilveiraSirtori, CarlaPassos, Camila Greff2017-03-18T02:24:54Z2016http://hdl.handle.net/10183/153398001013448O presente trabalho analisa a viabilidade da utilização de um material didático de apoio para a disciplina de Análise Química I, em um curso técnico de química da cidade de Porto Alegre onde foi implementado um Projeto de Gestão de Resíduos. O material elaborado consiste em um roteiro de aulas práticas que aborda temas fundamentais como: noções de segurança, gestão de resíduos, identificação e funções das principais vidrarias, bem como formas de lavagem e manuseio desses materiais, entre outros. Após os conceitos fundamentais, iniciam-se as atividades experimentais que são compostas por uma breve introdução e algumas questões a serem respondidas ao longo do trabalho. Todos os experimentos foram desenvolvidos de modo a atender os princípios dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e de forma a fazer com que os estudantes adquiram a consciência de sua responsabilidade perante a sociedade quanto aos resíduos gerados durante as atividades experimentais. Na elaboração do Roteiro de Aulas Práticas, buscou-se uma linguagem simples e explicativa, com exemplos para elucidação dos conceitos Para sua avaliação, o material aqui elaborado foi analisado por professores de Química Analítica Qualitativa e por professores da área de Educação em Química em nível de Ensino Superior, por um professor de Curso Técnico em Química e por um profissional Técnico em Química habituado com o preparo de atividades práticas na área de Química Geral e Química Analítica Qualitativa. A maioria dos avaliadores apontou que o Roteiro de Aulas Práticas elaborado apresenta clareza e simplicidade na explanação dos conceitos e a abordagem dos princípios dos 3R’s foi realizada de forma satisfatória através da redução do volume de reagentes utilizados. Além disso, este roteiro foi considerado adequado para o nível técnico. As sugestões feitas pelos avaliadores foram, em sua grande maioria, consideradas para aperfeiçoamento e correção do material.The present work analyzes the feasibility of the use of a teaching material for the discipline of chemical analysis I in a chemical technician course in the city of Porto Alegre where it was implemented a waste management Project. The material produced is the fundamental issues for a good development of practical activities in a chemistry lab, as notions of safety, waste management, identification and functions of the leading glassware, as well as forms of washing and handling of these materials, among others. After the fundamental concepts, initiated experimental activities that consist of a brief introduction and some questions to be answered throughout the work. All the experiments were developed in order to meet the principles of 3R's (Reduce, reuse, recycle) and in order to make students acquire awareness of its responsibility towards society as for the waste generated during experimental activities. In drawing up the Roadmap of practical activities, a simple and explanatory language was sought, with examples for elucidation of the concepts For its evaluation, the elaborated handout was analyzed by Qualitative Analytical Chemistry teachers and professors of education in chemistry at higher education level, by a Chemical Technician Course teacher and a technical professionals in chemistry used to prepare practical activities of Qualitative Analytical Chemistry. Most reviewers pointed out that the script of practical activities designed features clarity and simplicity in the explanation of the concepts and approach the 3Rs principles was addressed satisfactorily by reducing the volume of reagent used. In addition, this script was considered suitable for the technical level. The suggestions made by the reviewers were, for the most part, considered for improvement and correction of the material.application/pdfporQuímica analítica qualitativaGestão de resíduosEnsino de quimicaFormação profissionalExperimental activitiesQualitative analytical chemistryWaste managementChemistry teachingVocational trainingReestruturação de material didático para atividades práticas de química analítica segundo os princípios dos 3r'sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2016Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013448.pdf001013448.pdfTexto completoapplication/pdf3881113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153398/1/001013448.pdfcacae4deb141afa3784a1656d227b276MD51TEXT001013448.pdf.txt001013448.pdf.txtExtracted Texttext/plain288181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153398/2/001013448.pdf.txt8b5de5da2148bd03f4d4686f41ad8896MD52THUMBNAIL001013448.pdf.jpg001013448.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153398/3/001013448.pdf.jpg056eadfb41f733c7fe5b54eca32c69ccMD5310183/1533982018-10-22 08:22:26.311oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153398Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:22:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reestruturação de material didático para atividades práticas de química analítica segundo os princípios dos 3r's
title Reestruturação de material didático para atividades práticas de química analítica segundo os princípios dos 3r's
spellingShingle Reestruturação de material didático para atividades práticas de química analítica segundo os princípios dos 3r's
Nectoux, Aline da Silveira
Química analítica qualitativa
Gestão de resíduos
Ensino de quimica
Formação profissional
Experimental activities
Qualitative analytical chemistry
Waste management
Chemistry teaching
Vocational training
title_short Reestruturação de material didático para atividades práticas de química analítica segundo os princípios dos 3r's
title_full Reestruturação de material didático para atividades práticas de química analítica segundo os princípios dos 3r's
title_fullStr Reestruturação de material didático para atividades práticas de química analítica segundo os princípios dos 3r's
title_full_unstemmed Reestruturação de material didático para atividades práticas de química analítica segundo os princípios dos 3r's
title_sort Reestruturação de material didático para atividades práticas de química analítica segundo os princípios dos 3r's
author Nectoux, Aline da Silveira
author_facet Nectoux, Aline da Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nectoux, Aline da Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sirtori, Carla
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Passos, Camila Greff
contributor_str_mv Sirtori, Carla
Passos, Camila Greff
dc.subject.por.fl_str_mv Química analítica qualitativa
Gestão de resíduos
Ensino de quimica
Formação profissional
topic Química analítica qualitativa
Gestão de resíduos
Ensino de quimica
Formação profissional
Experimental activities
Qualitative analytical chemistry
Waste management
Chemistry teaching
Vocational training
dc.subject.eng.fl_str_mv Experimental activities
Qualitative analytical chemistry
Waste management
Chemistry teaching
Vocational training
description O presente trabalho analisa a viabilidade da utilização de um material didático de apoio para a disciplina de Análise Química I, em um curso técnico de química da cidade de Porto Alegre onde foi implementado um Projeto de Gestão de Resíduos. O material elaborado consiste em um roteiro de aulas práticas que aborda temas fundamentais como: noções de segurança, gestão de resíduos, identificação e funções das principais vidrarias, bem como formas de lavagem e manuseio desses materiais, entre outros. Após os conceitos fundamentais, iniciam-se as atividades experimentais que são compostas por uma breve introdução e algumas questões a serem respondidas ao longo do trabalho. Todos os experimentos foram desenvolvidos de modo a atender os princípios dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e de forma a fazer com que os estudantes adquiram a consciência de sua responsabilidade perante a sociedade quanto aos resíduos gerados durante as atividades experimentais. Na elaboração do Roteiro de Aulas Práticas, buscou-se uma linguagem simples e explicativa, com exemplos para elucidação dos conceitos Para sua avaliação, o material aqui elaborado foi analisado por professores de Química Analítica Qualitativa e por professores da área de Educação em Química em nível de Ensino Superior, por um professor de Curso Técnico em Química e por um profissional Técnico em Química habituado com o preparo de atividades práticas na área de Química Geral e Química Analítica Qualitativa. A maioria dos avaliadores apontou que o Roteiro de Aulas Práticas elaborado apresenta clareza e simplicidade na explanação dos conceitos e a abordagem dos princípios dos 3R’s foi realizada de forma satisfatória através da redução do volume de reagentes utilizados. Além disso, este roteiro foi considerado adequado para o nível técnico. As sugestões feitas pelos avaliadores foram, em sua grande maioria, consideradas para aperfeiçoamento e correção do material.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-18T02:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/153398
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013448
url http://hdl.handle.net/10183/153398
identifier_str_mv 001013448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153398/1/001013448.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153398/2/001013448.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153398/3/001013448.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cacae4deb141afa3784a1656d227b276
8b5de5da2148bd03f4d4686f41ad8896
056eadfb41f733c7fe5b54eca32c69cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224525521616896