Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147584 |
Resumo: | Trata-se de pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, cujo objetivo foi conhecer as características e percepções dos clientes em relação à Consulta de Enfermagem, na Saúde do Adu lto, e as ações motivadoras que susten!am o retorno a esta atividade privativa do enfermeiro no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O método da produção de dados constituiu no levantamento das características de 81 clientes; que freqüentam o Serviço de Enfermagem em Saúde Pública na área Saúde do adulto, de 1979 a 2005, a partir da observação e registro da reconsulta pelo enfermeiro e entrevista com aplicação de um questionário. Constatou-se que 77 clientes compareceram à reconsulta, sendo a maioria do sexo feminino, faixa etária entre 5là 72 anos de idade, escolaridade predominantemente ensino fundamental incompleto, renda familiar entre R$ 58 1,00 a R$ 1500,00, 96% estão satisfeitos com o acolhimento, qualidade das orientações e atuação do enfermeiro, 63,6% referem excelente aproveitamento e 94,8% excelente relação enfermeiro/cliente e 100% querem retornar com a mesma enfermeira. Ressa lta-se que todas as etapas da consulta foram atribuídos escores oscilando entre excelente e muito bom , reforçando a qualidade da consulta de enfermagem. No universo da pesquisa houve 4 faltosos, destes 75% não compareceram, pois esqueceram a data da consulta e 25% tiveram problemas de saúde fam iliar, mas todos já remarcaram a reconsulta de enfermagem. A relevância 'do estudo mostra um vinculo afetivo/profissional intenso na relação de ajuda entre enfermeiro/cliente, provavelmente pelas prerrogativas fortes das enfermeiras atuantes nos locais da pesquisa, desde a sua implantação. |
id |
UFRGS-2_4a5c09b9d2bf3c45fd8fff1d6e429cb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147584 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schmitt, JucelineVanzin, Arlete Spencer2016-08-24T02:16:01Z2005http://hdl.handle.net/10183/147584000558421Trata-se de pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, cujo objetivo foi conhecer as características e percepções dos clientes em relação à Consulta de Enfermagem, na Saúde do Adu lto, e as ações motivadoras que susten!am o retorno a esta atividade privativa do enfermeiro no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O método da produção de dados constituiu no levantamento das características de 81 clientes; que freqüentam o Serviço de Enfermagem em Saúde Pública na área Saúde do adulto, de 1979 a 2005, a partir da observação e registro da reconsulta pelo enfermeiro e entrevista com aplicação de um questionário. Constatou-se que 77 clientes compareceram à reconsulta, sendo a maioria do sexo feminino, faixa etária entre 5là 72 anos de idade, escolaridade predominantemente ensino fundamental incompleto, renda familiar entre R$ 58 1,00 a R$ 1500,00, 96% estão satisfeitos com o acolhimento, qualidade das orientações e atuação do enfermeiro, 63,6% referem excelente aproveitamento e 94,8% excelente relação enfermeiro/cliente e 100% querem retornar com a mesma enfermeira. Ressa lta-se que todas as etapas da consulta foram atribuídos escores oscilando entre excelente e muito bom , reforçando a qualidade da consulta de enfermagem. No universo da pesquisa houve 4 faltosos, destes 75% não compareceram, pois esqueceram a data da consulta e 25% tiveram problemas de saúde fam iliar, mas todos já remarcaram a reconsulta de enfermagem. A relevância 'do estudo mostra um vinculo afetivo/profissional intenso na relação de ajuda entre enfermeiro/cliente, provavelmente pelas prerrogativas fortes das enfermeiras atuantes nos locais da pesquisa, desde a sua implantação.application/pdfporConsulta de enfermagemSaúde do adultoRelações enfermeiro-pacienteRelação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Enfermagem2005Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000558421.pdf000558421.pdfTexto completoapplication/pdf6647679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147584/1/000558421.pdf149c49370cfa7e94b12c7416c35d4d4dMD51TEXT000558421.pdf.txt000558421.pdf.txtExtracted Texttext/plain80794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147584/2/000558421.pdf.txtc1bfd1b9eec679f32c2ed80f11ffb09bMD52THUMBNAIL000558421.pdf.jpg000558421.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147584/3/000558421.pdf.jpg55c86ef5fb46163d920d94b2b8a2f945MD5310183/1475842018-10-29 08:40:11.958oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147584Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:40:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem |
title |
Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem |
spellingShingle |
Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem Schmitt, Juceline Consulta de enfermagem Saúde do adulto Relações enfermeiro-paciente |
title_short |
Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem |
title_full |
Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem |
title_fullStr |
Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem |
title_sort |
Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem |
author |
Schmitt, Juceline |
author_facet |
Schmitt, Juceline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmitt, Juceline |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vanzin, Arlete Spencer |
contributor_str_mv |
Vanzin, Arlete Spencer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consulta de enfermagem Saúde do adulto Relações enfermeiro-paciente |
topic |
Consulta de enfermagem Saúde do adulto Relações enfermeiro-paciente |
description |
Trata-se de pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, cujo objetivo foi conhecer as características e percepções dos clientes em relação à Consulta de Enfermagem, na Saúde do Adu lto, e as ações motivadoras que susten!am o retorno a esta atividade privativa do enfermeiro no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O método da produção de dados constituiu no levantamento das características de 81 clientes; que freqüentam o Serviço de Enfermagem em Saúde Pública na área Saúde do adulto, de 1979 a 2005, a partir da observação e registro da reconsulta pelo enfermeiro e entrevista com aplicação de um questionário. Constatou-se que 77 clientes compareceram à reconsulta, sendo a maioria do sexo feminino, faixa etária entre 5là 72 anos de idade, escolaridade predominantemente ensino fundamental incompleto, renda familiar entre R$ 58 1,00 a R$ 1500,00, 96% estão satisfeitos com o acolhimento, qualidade das orientações e atuação do enfermeiro, 63,6% referem excelente aproveitamento e 94,8% excelente relação enfermeiro/cliente e 100% querem retornar com a mesma enfermeira. Ressa lta-se que todas as etapas da consulta foram atribuídos escores oscilando entre excelente e muito bom , reforçando a qualidade da consulta de enfermagem. No universo da pesquisa houve 4 faltosos, destes 75% não compareceram, pois esqueceram a data da consulta e 25% tiveram problemas de saúde fam iliar, mas todos já remarcaram a reconsulta de enfermagem. A relevância 'do estudo mostra um vinculo afetivo/profissional intenso na relação de ajuda entre enfermeiro/cliente, provavelmente pelas prerrogativas fortes das enfermeiras atuantes nos locais da pesquisa, desde a sua implantação. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-24T02:16:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147584 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000558421 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147584 |
identifier_str_mv |
000558421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147584/1/000558421.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147584/2/000558421.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147584/3/000558421.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
149c49370cfa7e94b12c7416c35d4d4d c1bfd1b9eec679f32c2ed80f11ffb09b 55c86ef5fb46163d920d94b2b8a2f945 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447180221087744 |