Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Juceline
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147584
Resumo: Trata-se de pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, cujo objetivo foi conhecer as características e percepções dos clientes em relação à Consulta de Enfermagem, na Saúde do Adu lto, e as ações motivadoras que susten!am o retorno a esta atividade privativa do enfermeiro no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O método da produção de dados constituiu no levantamento das características de 81 clientes; que freqüentam o Serviço de Enfermagem em Saúde Pública na área Saúde do adulto, de 1979 a 2005, a partir da observação e registro da reconsulta pelo enfermeiro e entrevista com aplicação de um questionário. Constatou-se que 77 clientes compareceram à reconsulta, sendo a maioria do sexo feminino, faixa etária entre 5là 72 anos de idade, escolaridade predominantemente ensino fundamental incompleto, renda familiar entre R$ 58 1,00 a R$ 1500,00, 96% estão satisfeitos com o acolhimento, qualidade das orientações e atuação do enfermeiro, 63,6% referem excelente aproveitamento e 94,8% excelente relação enfermeiro/cliente e 100% querem retornar com a mesma enfermeira. Ressa lta-se que todas as etapas da consulta foram atribuídos escores oscilando entre excelente e muito bom , reforçando a qualidade da consulta de enfermagem. No universo da pesquisa houve 4 faltosos, destes 75% não compareceram, pois esqueceram a data da consulta e 25% tiveram problemas de saúde fam iliar, mas todos já remarcaram a reconsulta de enfermagem. A relevância 'do estudo mostra um vinculo afetivo/profissional intenso na relação de ajuda entre enfermeiro/cliente, provavelmente pelas prerrogativas fortes das enfermeiras atuantes nos locais da pesquisa, desde a sua implantação.
id UFRGS-2_4a5c09b9d2bf3c45fd8fff1d6e429cb5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147584
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schmitt, JucelineVanzin, Arlete Spencer2016-08-24T02:16:01Z2005http://hdl.handle.net/10183/147584000558421Trata-se de pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, cujo objetivo foi conhecer as características e percepções dos clientes em relação à Consulta de Enfermagem, na Saúde do Adu lto, e as ações motivadoras que susten!am o retorno a esta atividade privativa do enfermeiro no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O método da produção de dados constituiu no levantamento das características de 81 clientes; que freqüentam o Serviço de Enfermagem em Saúde Pública na área Saúde do adulto, de 1979 a 2005, a partir da observação e registro da reconsulta pelo enfermeiro e entrevista com aplicação de um questionário. Constatou-se que 77 clientes compareceram à reconsulta, sendo a maioria do sexo feminino, faixa etária entre 5là 72 anos de idade, escolaridade predominantemente ensino fundamental incompleto, renda familiar entre R$ 58 1,00 a R$ 1500,00, 96% estão satisfeitos com o acolhimento, qualidade das orientações e atuação do enfermeiro, 63,6% referem excelente aproveitamento e 94,8% excelente relação enfermeiro/cliente e 100% querem retornar com a mesma enfermeira. Ressa lta-se que todas as etapas da consulta foram atribuídos escores oscilando entre excelente e muito bom , reforçando a qualidade da consulta de enfermagem. No universo da pesquisa houve 4 faltosos, destes 75% não compareceram, pois esqueceram a data da consulta e 25% tiveram problemas de saúde fam iliar, mas todos já remarcaram a reconsulta de enfermagem. A relevância 'do estudo mostra um vinculo afetivo/profissional intenso na relação de ajuda entre enfermeiro/cliente, provavelmente pelas prerrogativas fortes das enfermeiras atuantes nos locais da pesquisa, desde a sua implantação.application/pdfporConsulta de enfermagemSaúde do adultoRelações enfermeiro-pacienteRelação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Enfermagem2005Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000558421.pdf000558421.pdfTexto completoapplication/pdf6647679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147584/1/000558421.pdf149c49370cfa7e94b12c7416c35d4d4dMD51TEXT000558421.pdf.txt000558421.pdf.txtExtracted Texttext/plain80794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147584/2/000558421.pdf.txtc1bfd1b9eec679f32c2ed80f11ffb09bMD52THUMBNAIL000558421.pdf.jpg000558421.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147584/3/000558421.pdf.jpg55c86ef5fb46163d920d94b2b8a2f945MD5310183/1475842018-10-29 08:40:11.958oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147584Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:40:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem
title Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem
spellingShingle Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem
Schmitt, Juceline
Consulta de enfermagem
Saúde do adulto
Relações enfermeiro-paciente
title_short Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem
title_full Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem
title_fullStr Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem
title_full_unstemmed Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem
title_sort Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem
author Schmitt, Juceline
author_facet Schmitt, Juceline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitt, Juceline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vanzin, Arlete Spencer
contributor_str_mv Vanzin, Arlete Spencer
dc.subject.por.fl_str_mv Consulta de enfermagem
Saúde do adulto
Relações enfermeiro-paciente
topic Consulta de enfermagem
Saúde do adulto
Relações enfermeiro-paciente
description Trata-se de pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, cujo objetivo foi conhecer as características e percepções dos clientes em relação à Consulta de Enfermagem, na Saúde do Adu lto, e as ações motivadoras que susten!am o retorno a esta atividade privativa do enfermeiro no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O método da produção de dados constituiu no levantamento das características de 81 clientes; que freqüentam o Serviço de Enfermagem em Saúde Pública na área Saúde do adulto, de 1979 a 2005, a partir da observação e registro da reconsulta pelo enfermeiro e entrevista com aplicação de um questionário. Constatou-se que 77 clientes compareceram à reconsulta, sendo a maioria do sexo feminino, faixa etária entre 5là 72 anos de idade, escolaridade predominantemente ensino fundamental incompleto, renda familiar entre R$ 58 1,00 a R$ 1500,00, 96% estão satisfeitos com o acolhimento, qualidade das orientações e atuação do enfermeiro, 63,6% referem excelente aproveitamento e 94,8% excelente relação enfermeiro/cliente e 100% querem retornar com a mesma enfermeira. Ressa lta-se que todas as etapas da consulta foram atribuídos escores oscilando entre excelente e muito bom , reforçando a qualidade da consulta de enfermagem. No universo da pesquisa houve 4 faltosos, destes 75% não compareceram, pois esqueceram a data da consulta e 25% tiveram problemas de saúde fam iliar, mas todos já remarcaram a reconsulta de enfermagem. A relevância 'do estudo mostra um vinculo afetivo/profissional intenso na relação de ajuda entre enfermeiro/cliente, provavelmente pelas prerrogativas fortes das enfermeiras atuantes nos locais da pesquisa, desde a sua implantação.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-24T02:16:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147584
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000558421
url http://hdl.handle.net/10183/147584
identifier_str_mv 000558421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147584/1/000558421.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147584/2/000558421.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147584/3/000558421.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 149c49370cfa7e94b12c7416c35d4d4d
c1bfd1b9eec679f32c2ed80f11ffb09b
55c86ef5fb46163d920d94b2b8a2f945
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447180221087744