Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32035 |
Resumo: | O presente estudo refere-se às experiências escolares vivenciadas por alunos em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, na qual foi realizado o estágio de docência. Ancorada na perspectiva teórica e investigativa dos Estudos Culturais, esta pesquisa propõe-se a analisar as narrativas e os significados atribuídos por alunos sobre as práticas desenvolvidas na escola. Para isso, baseia-se também em referenciais dos campos da Educação e da Linguagem, em articulação com as discussões promovidas pelos Estudos do Letramento. Neste estudo de caso, o grupo focal destacou-se como técnica para geração de dados através de discussões focalizadas. Além disso, para compor o corpus empírico, contou com fotografias dos alunos representativas de diferentes ações no contexto escolar e com reflexões docentes narradas no diário de classe e no relatório de estágio. Através dos cruzamentos dessas fontes, as análises das narrativas apontam como as práticas de letramentos múltiplos promovem a reflexão sobre a língua e possibilitam o aprimoramento da competência comunicativa nos diversos gêneros textuais. Também viabilizam discussões sobre como os trabalhos em grupo, inseridos em projetos de trabalho, consideram a heterogeneidade dos alunos e promovem o compartilhamento de diferentes conhecimentos. Ainda, sinalizam indícios que possibilitam compreender o que mobiliza os alunos, abrindo espaço para converter suas experiências em aprendizagens. |
id |
UFRGS-2_4aad44d2624c335ef87ef5a7b4dbbfda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32035 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lara, Amanda CollaziolPiccoli, Luciana2011-09-27T01:17:05Z2011http://hdl.handle.net/10183/32035000786264O presente estudo refere-se às experiências escolares vivenciadas por alunos em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, na qual foi realizado o estágio de docência. Ancorada na perspectiva teórica e investigativa dos Estudos Culturais, esta pesquisa propõe-se a analisar as narrativas e os significados atribuídos por alunos sobre as práticas desenvolvidas na escola. Para isso, baseia-se também em referenciais dos campos da Educação e da Linguagem, em articulação com as discussões promovidas pelos Estudos do Letramento. Neste estudo de caso, o grupo focal destacou-se como técnica para geração de dados através de discussões focalizadas. Além disso, para compor o corpus empírico, contou com fotografias dos alunos representativas de diferentes ações no contexto escolar e com reflexões docentes narradas no diário de classe e no relatório de estágio. Através dos cruzamentos dessas fontes, as análises das narrativas apontam como as práticas de letramentos múltiplos promovem a reflexão sobre a língua e possibilitam o aprimoramento da competência comunicativa nos diversos gêneros textuais. Também viabilizam discussões sobre como os trabalhos em grupo, inseridos em projetos de trabalho, consideram a heterogeneidade dos alunos e promovem o compartilhamento de diferentes conhecimentos. Ainda, sinalizam indícios que possibilitam compreender o que mobiliza os alunos, abrindo espaço para converter suas experiências em aprendizagens.application/pdfporNarrativaEnsino fundamentalLetramentoExperiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786264.pdf.txt000786264.pdf.txtExtracted Texttext/plain98943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32035/2/000786264.pdf.txt4fa9345882fa48dd8a863fbdd758c168MD52ORIGINAL000786264.pdf000786264.pdfTexto completoapplication/pdf755749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32035/1/000786264.pdf6cb4c9a5ae29bf92cde58bc661479ca9MD51THUMBNAIL000786264.pdf.jpg000786264.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32035/3/000786264.pdf.jpgfe04fa60bc515a0c0c77f85d2bd00528MD5310183/320352018-10-10 07:51:09.958oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32035Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:51:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados |
title |
Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados |
spellingShingle |
Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados Lara, Amanda Collaziol Narrativa Ensino fundamental Letramento |
title_short |
Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados |
title_full |
Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados |
title_fullStr |
Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados |
title_full_unstemmed |
Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados |
title_sort |
Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados |
author |
Lara, Amanda Collaziol |
author_facet |
Lara, Amanda Collaziol |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lara, Amanda Collaziol |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piccoli, Luciana |
contributor_str_mv |
Piccoli, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativa Ensino fundamental Letramento |
topic |
Narrativa Ensino fundamental Letramento |
description |
O presente estudo refere-se às experiências escolares vivenciadas por alunos em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, na qual foi realizado o estágio de docência. Ancorada na perspectiva teórica e investigativa dos Estudos Culturais, esta pesquisa propõe-se a analisar as narrativas e os significados atribuídos por alunos sobre as práticas desenvolvidas na escola. Para isso, baseia-se também em referenciais dos campos da Educação e da Linguagem, em articulação com as discussões promovidas pelos Estudos do Letramento. Neste estudo de caso, o grupo focal destacou-se como técnica para geração de dados através de discussões focalizadas. Além disso, para compor o corpus empírico, contou com fotografias dos alunos representativas de diferentes ações no contexto escolar e com reflexões docentes narradas no diário de classe e no relatório de estágio. Através dos cruzamentos dessas fontes, as análises das narrativas apontam como as práticas de letramentos múltiplos promovem a reflexão sobre a língua e possibilitam o aprimoramento da competência comunicativa nos diversos gêneros textuais. Também viabilizam discussões sobre como os trabalhos em grupo, inseridos em projetos de trabalho, consideram a heterogeneidade dos alunos e promovem o compartilhamento de diferentes conhecimentos. Ainda, sinalizam indícios que possibilitam compreender o que mobiliza os alunos, abrindo espaço para converter suas experiências em aprendizagens. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-27T01:17:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32035 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000786264 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32035 |
identifier_str_mv |
000786264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32035/2/000786264.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32035/1/000786264.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32035/3/000786264.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4fa9345882fa48dd8a863fbdd758c168 6cb4c9a5ae29bf92cde58bc661479ca9 fe04fa60bc515a0c0c77f85d2bd00528 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447063139188736 |