Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Amanda Collaziol
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32035
Resumo: O presente estudo refere-se às experiências escolares vivenciadas por alunos em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, na qual foi realizado o estágio de docência. Ancorada na perspectiva teórica e investigativa dos Estudos Culturais, esta pesquisa propõe-se a analisar as narrativas e os significados atribuídos por alunos sobre as práticas desenvolvidas na escola. Para isso, baseia-se também em referenciais dos campos da Educação e da Linguagem, em articulação com as discussões promovidas pelos Estudos do Letramento. Neste estudo de caso, o grupo focal destacou-se como técnica para geração de dados através de discussões focalizadas. Além disso, para compor o corpus empírico, contou com fotografias dos alunos representativas de diferentes ações no contexto escolar e com reflexões docentes narradas no diário de classe e no relatório de estágio. Através dos cruzamentos dessas fontes, as análises das narrativas apontam como as práticas de letramentos múltiplos promovem a reflexão sobre a língua e possibilitam o aprimoramento da competência comunicativa nos diversos gêneros textuais. Também viabilizam discussões sobre como os trabalhos em grupo, inseridos em projetos de trabalho, consideram a heterogeneidade dos alunos e promovem o compartilhamento de diferentes conhecimentos. Ainda, sinalizam indícios que possibilitam compreender o que mobiliza os alunos, abrindo espaço para converter suas experiências em aprendizagens.
id UFRGS-2_4aad44d2624c335ef87ef5a7b4dbbfda
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32035
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lara, Amanda CollaziolPiccoli, Luciana2011-09-27T01:17:05Z2011http://hdl.handle.net/10183/32035000786264O presente estudo refere-se às experiências escolares vivenciadas por alunos em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, na qual foi realizado o estágio de docência. Ancorada na perspectiva teórica e investigativa dos Estudos Culturais, esta pesquisa propõe-se a analisar as narrativas e os significados atribuídos por alunos sobre as práticas desenvolvidas na escola. Para isso, baseia-se também em referenciais dos campos da Educação e da Linguagem, em articulação com as discussões promovidas pelos Estudos do Letramento. Neste estudo de caso, o grupo focal destacou-se como técnica para geração de dados através de discussões focalizadas. Além disso, para compor o corpus empírico, contou com fotografias dos alunos representativas de diferentes ações no contexto escolar e com reflexões docentes narradas no diário de classe e no relatório de estágio. Através dos cruzamentos dessas fontes, as análises das narrativas apontam como as práticas de letramentos múltiplos promovem a reflexão sobre a língua e possibilitam o aprimoramento da competência comunicativa nos diversos gêneros textuais. Também viabilizam discussões sobre como os trabalhos em grupo, inseridos em projetos de trabalho, consideram a heterogeneidade dos alunos e promovem o compartilhamento de diferentes conhecimentos. Ainda, sinalizam indícios que possibilitam compreender o que mobiliza os alunos, abrindo espaço para converter suas experiências em aprendizagens.application/pdfporNarrativaEnsino fundamentalLetramentoExperiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786264.pdf.txt000786264.pdf.txtExtracted Texttext/plain98943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32035/2/000786264.pdf.txt4fa9345882fa48dd8a863fbdd758c168MD52ORIGINAL000786264.pdf000786264.pdfTexto completoapplication/pdf755749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32035/1/000786264.pdf6cb4c9a5ae29bf92cde58bc661479ca9MD51THUMBNAIL000786264.pdf.jpg000786264.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32035/3/000786264.pdf.jpgfe04fa60bc515a0c0c77f85d2bd00528MD5310183/320352018-10-10 07:51:09.958oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32035Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:51:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados
title Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados
spellingShingle Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados
Lara, Amanda Collaziol
Narrativa
Ensino fundamental
Letramento
title_short Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados
title_full Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados
title_fullStr Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados
title_full_unstemmed Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados
title_sort Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados
author Lara, Amanda Collaziol
author_facet Lara, Amanda Collaziol
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Amanda Collaziol
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piccoli, Luciana
contributor_str_mv Piccoli, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa
Ensino fundamental
Letramento
topic Narrativa
Ensino fundamental
Letramento
description O presente estudo refere-se às experiências escolares vivenciadas por alunos em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, na qual foi realizado o estágio de docência. Ancorada na perspectiva teórica e investigativa dos Estudos Culturais, esta pesquisa propõe-se a analisar as narrativas e os significados atribuídos por alunos sobre as práticas desenvolvidas na escola. Para isso, baseia-se também em referenciais dos campos da Educação e da Linguagem, em articulação com as discussões promovidas pelos Estudos do Letramento. Neste estudo de caso, o grupo focal destacou-se como técnica para geração de dados através de discussões focalizadas. Além disso, para compor o corpus empírico, contou com fotografias dos alunos representativas de diferentes ações no contexto escolar e com reflexões docentes narradas no diário de classe e no relatório de estágio. Através dos cruzamentos dessas fontes, as análises das narrativas apontam como as práticas de letramentos múltiplos promovem a reflexão sobre a língua e possibilitam o aprimoramento da competência comunicativa nos diversos gêneros textuais. Também viabilizam discussões sobre como os trabalhos em grupo, inseridos em projetos de trabalho, consideram a heterogeneidade dos alunos e promovem o compartilhamento de diferentes conhecimentos. Ainda, sinalizam indícios que possibilitam compreender o que mobiliza os alunos, abrindo espaço para converter suas experiências em aprendizagens.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-27T01:17:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32035
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000786264
url http://hdl.handle.net/10183/32035
identifier_str_mv 000786264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32035/2/000786264.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32035/1/000786264.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32035/3/000786264.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4fa9345882fa48dd8a863fbdd758c168
6cb4c9a5ae29bf92cde58bc661479ca9
fe04fa60bc515a0c0c77f85d2bd00528
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447063139188736