Adaptação para implementação online de uma intervenção em psicologia positiva para a promoção de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durgante, Helen Bedinoto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dell'Aglio, Debora Dalbosco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263062
Resumo: Este estudo descreve a adaptação online de uma intervenção em Psicologia Positiva para promoção de saúde. Como diretriz metodológica, utilizou-se o The Formative Method for Adapting Psychotherapy e o Consolidated Framework for Implementation Research, nos eixos: características da intervenção; dos indivíduos; contextos interno e externo; processo de implementação. A intervenção consistiu em 6 encontros grupais online, com 10 integrantes da equipe de gestão em saúde de uma associação de aposentados do RS, Brasil, média de idade 43,6 anos (DP=15,86). Um questionário de avaliação foi preenchido ao final das atividades e estatísticas descritivas revelaram satisfação dos participantes com a intervenção e com o moderador, assim como generalização dos conteúdos. Foram sugeridas alterações, especialmente aumento da carga horária das sessões. Sugere-se a sistematização dos processos utilizados neste estudo para embasar pesquisas de implementação e adaptação de intervenções online para diferentes contextos e público-alvo.
id UFRGS-2_4ab8c7845f4084973dc0f3339d4cf706
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263062
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Durgante, Helen BedinotoDell'Aglio, Debora Dalbosco2023-08-03T03:32:16Z20221688-4221http://hdl.handle.net/10183/263062001173319Este estudo descreve a adaptação online de uma intervenção em Psicologia Positiva para promoção de saúde. Como diretriz metodológica, utilizou-se o The Formative Method for Adapting Psychotherapy e o Consolidated Framework for Implementation Research, nos eixos: características da intervenção; dos indivíduos; contextos interno e externo; processo de implementação. A intervenção consistiu em 6 encontros grupais online, com 10 integrantes da equipe de gestão em saúde de uma associação de aposentados do RS, Brasil, média de idade 43,6 anos (DP=15,86). Um questionário de avaliação foi preenchido ao final das atividades e estatísticas descritivas revelaram satisfação dos participantes com a intervenção e com o moderador, assim como generalização dos conteúdos. Foram sugeridas alterações, especialmente aumento da carga horária das sessões. Sugere-se a sistematização dos processos utilizados neste estudo para embasar pesquisas de implementação e adaptação de intervenções online para diferentes contextos e público-alvo.This study describes the online adaptation of a Positive Psychology intervention for health promotion. The methodological guidelines used were The Formative Method for Adapting Psychotherapy and the Consolidated Framework for Implementation, based on: characteristics of the intervention; of the individuals; internal and external contexts; implementation process.The intervention consisted of 6online group sessions, with10 staff members from the health management team of a retiree association in RS/Brazil, mean age 43.6 years (SD=15.86). An evaluation questionnaire was completed at the end of the activities and descriptive statistics revealed participants' satisfactionwith the intervention and with the moderator, as well as generalization of the contents. Changes were suggestedspeciallyto increase the duration of the sessions. We suggest the systematization the processes used in this study to support research on the implementation and adaptation of online interventions for different contexts and populations.Este estudio describe la adaptación online de una intervención en Psicología Positiva para la promoción de la salud. Como guía metodológico se utilizó el The Formative Method for Adapting Psychotherapy y Consolidated Framework for Implementation Research en: características de la intervención; de individuos; contextos internos y externos; proceso de implementación.La intervención consistió en 6 reuniones grupales con 10 miembros del equipo de gestión de salud de una asociación de jubilados en RS (Brasil), con una edad promedio de 43.6 años (DE=15.86). Se completó un cuestionario de evaluación al final de las actividades y las estadísticas descriptivas revelaron la satisfacción de los participantes con la intervención, con el moderador y generalización de los contenidos.Se sugirieron cambios, especialmente aumento en la carga de trabajo de las sesiones. Sugerimos sistematizar los procesos utilizados en este estudio para apoyar la investigación sobre la implementación y adaptación de intervenciones para diferentes contextos y públicos.application/pdfporCiencias psicológicas. Montevideo : Universidad Católica del Uruguay, 2007-. Vol. 16, n. 2 (jul./dez. 2022), e-2350, p. 1-16Intervenção psicológicaPsicologia positivaAdaptaçãoIntervenção baseada em internetPromoção da saúdePositive psychologyHealth promotionOnline adaptationPsicología positivaPromoción de la saludAdaptación onlineAdaptação para implementação online de uma intervenção em psicologia positiva para a promoção de saúdeAdaptation for online implementation of a positive psychology intervention for health Adaptación para la implementación online de una intervención en psicología positiva para la promoción de la salud Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173319.pdf.txt001173319.pdf.txtExtracted Texttext/plain57469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263062/3/001173319.pdf.txt1702b69e6aefd121b491f5a8743d29d0MD53001173319-02.pdf.txt001173319-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain53960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263062/4/001173319-02.pdf.txt6eeb22223b62e9be22f95683860410e7MD54ORIGINAL001173319.pdfTexto completoapplication/pdf420891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263062/1/001173319.pdf6ade3992c9bae716896f02f2c9b423ebMD51001173319-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf417529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263062/2/001173319-02.pdf084608aef6eeb491ece1178696d099a8MD5210183/2630622023-08-04 03:31:41.236108oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263062Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-08-04T06:31:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adaptação para implementação online de uma intervenção em psicologia positiva para a promoção de saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Adaptation for online implementation of a positive psychology intervention for health
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Adaptación para la implementación online de una intervención en psicología positiva para la promoción de la salud
title Adaptação para implementação online de uma intervenção em psicologia positiva para a promoção de saúde
spellingShingle Adaptação para implementação online de uma intervenção em psicologia positiva para a promoção de saúde
Durgante, Helen Bedinoto
Intervenção psicológica
Psicologia positiva
Adaptação
Intervenção baseada em internet
Promoção da saúde
Positive psychology
Health promotion
Online adaptation
Psicología positiva
Promoción de la salud
Adaptación online
title_short Adaptação para implementação online de uma intervenção em psicologia positiva para a promoção de saúde
title_full Adaptação para implementação online de uma intervenção em psicologia positiva para a promoção de saúde
title_fullStr Adaptação para implementação online de uma intervenção em psicologia positiva para a promoção de saúde
title_full_unstemmed Adaptação para implementação online de uma intervenção em psicologia positiva para a promoção de saúde
title_sort Adaptação para implementação online de uma intervenção em psicologia positiva para a promoção de saúde
author Durgante, Helen Bedinoto
author_facet Durgante, Helen Bedinoto
Dell'Aglio, Debora Dalbosco
author_role author
author2 Dell'Aglio, Debora Dalbosco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Durgante, Helen Bedinoto
Dell'Aglio, Debora Dalbosco
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção psicológica
Psicologia positiva
Adaptação
Intervenção baseada em internet
Promoção da saúde
topic Intervenção psicológica
Psicologia positiva
Adaptação
Intervenção baseada em internet
Promoção da saúde
Positive psychology
Health promotion
Online adaptation
Psicología positiva
Promoción de la salud
Adaptación online
dc.subject.eng.fl_str_mv Positive psychology
Health promotion
Online adaptation
dc.subject.spa.fl_str_mv Psicología positiva
Promoción de la salud
Adaptación online
description Este estudo descreve a adaptação online de uma intervenção em Psicologia Positiva para promoção de saúde. Como diretriz metodológica, utilizou-se o The Formative Method for Adapting Psychotherapy e o Consolidated Framework for Implementation Research, nos eixos: características da intervenção; dos indivíduos; contextos interno e externo; processo de implementação. A intervenção consistiu em 6 encontros grupais online, com 10 integrantes da equipe de gestão em saúde de uma associação de aposentados do RS, Brasil, média de idade 43,6 anos (DP=15,86). Um questionário de avaliação foi preenchido ao final das atividades e estatísticas descritivas revelaram satisfação dos participantes com a intervenção e com o moderador, assim como generalização dos conteúdos. Foram sugeridas alterações, especialmente aumento da carga horária das sessões. Sugere-se a sistematização dos processos utilizados neste estudo para embasar pesquisas de implementação e adaptação de intervenções online para diferentes contextos e público-alvo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-03T03:32:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263062
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1688-4221
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173319
identifier_str_mv 1688-4221
001173319
url http://hdl.handle.net/10183/263062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciencias psicológicas. Montevideo : Universidad Católica del Uruguay, 2007-. Vol. 16, n. 2 (jul./dez. 2022), e-2350, p. 1-16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263062/3/001173319.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263062/4/001173319-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263062/1/001173319.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263062/2/001173319-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1702b69e6aefd121b491f5a8743d29d0
6eeb22223b62e9be22f95683860410e7
6ade3992c9bae716896f02f2c9b423eb
084608aef6eeb491ece1178696d099a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725168851615744