Um estudo de associação entre desempenho escolar e medidas neuropsicológicas em alunos da terceira série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chardosim, Neusa Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37189
Resumo: Existem várias funções neuropsicológicas envolvidas no processo de aprendizagem formal. O presente estudo abordou a associação entre medidas de desempenho escolar de alunos da terceira série do ensino fundamental de três escolas públicas de Porto Alegre, nas disciplinas de matemática e português, com o desempenho em uma bateria de testes neuropsicológicos selecionados. Foram observadas correlações significativas entre o desempenho escolar em ambas as disciplinas e medidas neuropsicológicas. Esses resultados obtidos evidenciaram a importância de algumas funções envolvidas no processo de aprendizagem formal, tais como atenção e memória operacional ou memória de trabalho (working memory), bem como o tempo de reação em alguns testes. Salienta-se a importância de novos estudos nesta área com o intuito de estabelecer outras correlações significativas dentro deste processo.
id UFRGS-2_4abbaec0e30fb887bd237a206e33abf1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37189
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Chardosim, Neusa Maria de OliveiraKieling, Christian Costa2012-02-28T01:20:07Z2011http://hdl.handle.net/10183/37189000788060Existem várias funções neuropsicológicas envolvidas no processo de aprendizagem formal. O presente estudo abordou a associação entre medidas de desempenho escolar de alunos da terceira série do ensino fundamental de três escolas públicas de Porto Alegre, nas disciplinas de matemática e português, com o desempenho em uma bateria de testes neuropsicológicos selecionados. Foram observadas correlações significativas entre o desempenho escolar em ambas as disciplinas e medidas neuropsicológicas. Esses resultados obtidos evidenciaram a importância de algumas funções envolvidas no processo de aprendizagem formal, tais como atenção e memória operacional ou memória de trabalho (working memory), bem como o tempo de reação em alguns testes. Salienta-se a importância de novos estudos nesta área com o intuito de estabelecer outras correlações significativas dentro deste processo.There are several neuropsychological functions involved in the process of formal learning. The present study addressed the association between measures of academic performance of students in third grade in three public schools of Porto Alegre, in the disciplines of Mathematics and Portuguese, and performance on a battery of selected neuropsychological tests. There were significant correlations between school performance in both disciplines and neuropsychological measures. These results showed the importance of certain functions involved in the process of formal learning such as attention and working memory and reaction time in some tests. Further studies in this area are required in order to establish other significant correlations in this process.application/pdfporDesempenho escolarCriançaAtençãoMemóriaAvaliacao neuropsicologicaNeuropsicologiaAcademic performanceAttentionWorking memoryNeuropsychological assessmentUm estudo de associação entre desempenho escolar e medidas neuropsicológicas em alunos da terceira série do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Neuropsicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000788060.pdf.txt000788060.pdf.txtExtracted Texttext/plain49612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37189/2/000788060.pdf.txt5f486244751fa10c8633381df59bf306MD52ORIGINAL000788060.pdf000788060.pdfTexto completoapplication/pdf226812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37189/1/000788060.pdf6d6560a1c15d3dc99be87256927801f6MD51THUMBNAIL000788060.pdf.jpg000788060.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37189/3/000788060.pdf.jpg12cdb0b5e7a00e3d67cf83608c859124MD5310183/371892018-10-10 07:56:32.797oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37189Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:56:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo de associação entre desempenho escolar e medidas neuropsicológicas em alunos da terceira série do ensino fundamental
title Um estudo de associação entre desempenho escolar e medidas neuropsicológicas em alunos da terceira série do ensino fundamental
spellingShingle Um estudo de associação entre desempenho escolar e medidas neuropsicológicas em alunos da terceira série do ensino fundamental
Chardosim, Neusa Maria de Oliveira
Desempenho escolar
Criança
Atenção
Memória
Avaliacao neuropsicologica
Neuropsicologia
Academic performance
Attention
Working memory
Neuropsychological assessment
title_short Um estudo de associação entre desempenho escolar e medidas neuropsicológicas em alunos da terceira série do ensino fundamental
title_full Um estudo de associação entre desempenho escolar e medidas neuropsicológicas em alunos da terceira série do ensino fundamental
title_fullStr Um estudo de associação entre desempenho escolar e medidas neuropsicológicas em alunos da terceira série do ensino fundamental
title_full_unstemmed Um estudo de associação entre desempenho escolar e medidas neuropsicológicas em alunos da terceira série do ensino fundamental
title_sort Um estudo de associação entre desempenho escolar e medidas neuropsicológicas em alunos da terceira série do ensino fundamental
author Chardosim, Neusa Maria de Oliveira
author_facet Chardosim, Neusa Maria de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chardosim, Neusa Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kieling, Christian Costa
contributor_str_mv Kieling, Christian Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho escolar
Criança
Atenção
Memória
Avaliacao neuropsicologica
Neuropsicologia
topic Desempenho escolar
Criança
Atenção
Memória
Avaliacao neuropsicologica
Neuropsicologia
Academic performance
Attention
Working memory
Neuropsychological assessment
dc.subject.eng.fl_str_mv Academic performance
Attention
Working memory
Neuropsychological assessment
description Existem várias funções neuropsicológicas envolvidas no processo de aprendizagem formal. O presente estudo abordou a associação entre medidas de desempenho escolar de alunos da terceira série do ensino fundamental de três escolas públicas de Porto Alegre, nas disciplinas de matemática e português, com o desempenho em uma bateria de testes neuropsicológicos selecionados. Foram observadas correlações significativas entre o desempenho escolar em ambas as disciplinas e medidas neuropsicológicas. Esses resultados obtidos evidenciaram a importância de algumas funções envolvidas no processo de aprendizagem formal, tais como atenção e memória operacional ou memória de trabalho (working memory), bem como o tempo de reação em alguns testes. Salienta-se a importância de novos estudos nesta área com o intuito de estabelecer outras correlações significativas dentro deste processo.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-02-28T01:20:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37189
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000788060
url http://hdl.handle.net/10183/37189
identifier_str_mv 000788060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37189/2/000788060.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37189/1/000788060.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37189/3/000788060.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f486244751fa10c8633381df59bf306
6d6560a1c15d3dc99be87256927801f6
12cdb0b5e7a00e3d67cf83608c859124
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224422381584384