E se Flusser explorasse cenários de realidade virtual? as quase-coisas em constructos imersivos e multissensoriais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Eduardo Zilles
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236640
Resumo: O artigo aborda a Realidade Virtual (RV), enquanto ambiente comunicacional, a partir dos conceitos de Flusser sobre imagem-técnica, linha e superfície, forma e matéria e mundos codificados nas particularidades das mídias sintéticas. O debate transporta o pensamento do filósofo tcheco para o contexto da RV, numa continuidade dos tensionamentos e articulações do seu debate sobre processos comunicacionais, dispositivos e não-coisas nas interfaces digitais, a partir de dois casos empíricos. Em suma, sugerem-se caminhos para o devir das tecnoexperiências com quase-coisas, numa paradoxal interpretação e decodificação dos significados contidos nas imagens computacionais sintéticas.
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spelling Borba, Eduardo Zilles2022-04-06T04:46:04Z20212357-7126http://hdl.handle.net/10183/236640001136425O artigo aborda a Realidade Virtual (RV), enquanto ambiente comunicacional, a partir dos conceitos de Flusser sobre imagem-técnica, linha e superfície, forma e matéria e mundos codificados nas particularidades das mídias sintéticas. O debate transporta o pensamento do filósofo tcheco para o contexto da RV, numa continuidade dos tensionamentos e articulações do seu debate sobre processos comunicacionais, dispositivos e não-coisas nas interfaces digitais, a partir de dois casos empíricos. Em suma, sugerem-se caminhos para o devir das tecnoexperiências com quase-coisas, numa paradoxal interpretação e decodificação dos significados contidos nas imagens computacionais sintéticas.The article approaches Virtual Reality (VR), as a communicational environment, based on Flusser’s concepts about technical-image, lines and surfaces, form and matter, and encoded worlds in the particularities of synthetic media. The debate transports the Czech philosopher thoughts to the context of VR, in a continuity of tensions and articulations of his debate on communicational processes, devices and non-things in digital interfaces, based on two empirical cases. In short, paths for the coming of techno-experiences with quasi-things are suggested, in a paradoxical interpretation and decoding of the meanings contained in the computational synthetic images.application/pdfporBrazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science. Macapá, AP: Universidade Federal do Amapá, Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (TECCCOG). Vol. 9, n. 2 (dez. 2021), p. 1-16Realidade virtualFlusser, Vilém, 1920-1991 : Crítica e interpretaçãoVirtual realityImmersionQuasi-thingsSynthetic imagesE se Flusser explorasse cenários de realidade virtual? as quase-coisas em constructos imersivos e multissensoriaisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136425.pdf.txt001136425.pdf.txtExtracted Texttext/plain51482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236640/2/001136425.pdf.txt952c27327ce2b7fc7d7e81f9386aa58eMD52ORIGINAL001136425.pdfTexto completoapplication/pdf773163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236640/1/001136425.pdf946bcaa3c469d941682d2d2caa6bfb78MD5110183/2366402022-11-02 04:58:24.114755oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236640Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-11-02T07:58:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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