E se Flusser explorasse cenários de realidade virtual? as quase-coisas em constructos imersivos e multissensoriais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Eduardo Zilles
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236640
Resumo: O artigo aborda a Realidade Virtual (RV), enquanto ambiente comunicacional, a partir dos conceitos de Flusser sobre imagem-técnica, linha e superfície, forma e matéria e mundos codificados nas particularidades das mídias sintéticas. O debate transporta o pensamento do filósofo tcheco para o contexto da RV, numa continuidade dos tensionamentos e articulações do seu debate sobre processos comunicacionais, dispositivos e não-coisas nas interfaces digitais, a partir de dois casos empíricos. Em suma, sugerem-se caminhos para o devir das tecnoexperiências com quase-coisas, numa paradoxal interpretação e decodificação dos significados contidos nas imagens computacionais sintéticas.
id UFRGS-2_4b4926093259f696875b2708f4b3a813
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236640
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borba, Eduardo Zilles2022-04-06T04:46:04Z20212357-7126http://hdl.handle.net/10183/236640001136425O artigo aborda a Realidade Virtual (RV), enquanto ambiente comunicacional, a partir dos conceitos de Flusser sobre imagem-técnica, linha e superfície, forma e matéria e mundos codificados nas particularidades das mídias sintéticas. O debate transporta o pensamento do filósofo tcheco para o contexto da RV, numa continuidade dos tensionamentos e articulações do seu debate sobre processos comunicacionais, dispositivos e não-coisas nas interfaces digitais, a partir de dois casos empíricos. Em suma, sugerem-se caminhos para o devir das tecnoexperiências com quase-coisas, numa paradoxal interpretação e decodificação dos significados contidos nas imagens computacionais sintéticas.The article approaches Virtual Reality (VR), as a communicational environment, based on Flusser’s concepts about technical-image, lines and surfaces, form and matter, and encoded worlds in the particularities of synthetic media. The debate transports the Czech philosopher thoughts to the context of VR, in a continuity of tensions and articulations of his debate on communicational processes, devices and non-things in digital interfaces, based on two empirical cases. In short, paths for the coming of techno-experiences with quasi-things are suggested, in a paradoxical interpretation and decoding of the meanings contained in the computational synthetic images.application/pdfporBrazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science. Macapá, AP: Universidade Federal do Amapá, Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (TECCCOG). Vol. 9, n. 2 (dez. 2021), p. 1-16Realidade virtualFlusser, Vilém, 1920-1991 : Crítica e interpretaçãoVirtual realityImmersionQuasi-thingsSynthetic imagesE se Flusser explorasse cenários de realidade virtual? as quase-coisas em constructos imersivos e multissensoriaisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136425.pdf.txt001136425.pdf.txtExtracted Texttext/plain51482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236640/2/001136425.pdf.txt952c27327ce2b7fc7d7e81f9386aa58eMD52ORIGINAL001136425.pdfTexto completoapplication/pdf773163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236640/1/001136425.pdf946bcaa3c469d941682d2d2caa6bfb78MD5110183/2366402022-11-02 04:58:24.114755oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236640Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-02T07:58:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv E se Flusser explorasse cenários de realidade virtual? as quase-coisas em constructos imersivos e multissensoriais
title E se Flusser explorasse cenários de realidade virtual? as quase-coisas em constructos imersivos e multissensoriais
spellingShingle E se Flusser explorasse cenários de realidade virtual? as quase-coisas em constructos imersivos e multissensoriais
Borba, Eduardo Zilles
Realidade virtual
Flusser, Vilém, 1920-1991 : Crítica e interpretação
Virtual reality
Immersion
Quasi-things
Synthetic images
title_short E se Flusser explorasse cenários de realidade virtual? as quase-coisas em constructos imersivos e multissensoriais
title_full E se Flusser explorasse cenários de realidade virtual? as quase-coisas em constructos imersivos e multissensoriais
title_fullStr E se Flusser explorasse cenários de realidade virtual? as quase-coisas em constructos imersivos e multissensoriais
title_full_unstemmed E se Flusser explorasse cenários de realidade virtual? as quase-coisas em constructos imersivos e multissensoriais
title_sort E se Flusser explorasse cenários de realidade virtual? as quase-coisas em constructos imersivos e multissensoriais
author Borba, Eduardo Zilles
author_facet Borba, Eduardo Zilles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Eduardo Zilles
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade virtual
Flusser, Vilém, 1920-1991 : Crítica e interpretação
topic Realidade virtual
Flusser, Vilém, 1920-1991 : Crítica e interpretação
Virtual reality
Immersion
Quasi-things
Synthetic images
dc.subject.eng.fl_str_mv Virtual reality
Immersion
Quasi-things
Synthetic images
description O artigo aborda a Realidade Virtual (RV), enquanto ambiente comunicacional, a partir dos conceitos de Flusser sobre imagem-técnica, linha e superfície, forma e matéria e mundos codificados nas particularidades das mídias sintéticas. O debate transporta o pensamento do filósofo tcheco para o contexto da RV, numa continuidade dos tensionamentos e articulações do seu debate sobre processos comunicacionais, dispositivos e não-coisas nas interfaces digitais, a partir de dois casos empíricos. Em suma, sugerem-se caminhos para o devir das tecnoexperiências com quase-coisas, numa paradoxal interpretação e decodificação dos significados contidos nas imagens computacionais sintéticas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-06T04:46:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236640
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2357-7126
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136425
identifier_str_mv 2357-7126
001136425
url http://hdl.handle.net/10183/236640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science. Macapá, AP: Universidade Federal do Amapá, Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (TECCCOG). Vol. 9, n. 2 (dez. 2021), p. 1-16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236640/2/001136425.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236640/1/001136425.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 952c27327ce2b7fc7d7e81f9386aa58e
946bcaa3c469d941682d2d2caa6bfb78
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225052402745344