The pedagogical aspect of beauty in the picture of dorian gray

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noble, Derek Mello
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231007
Resumo: O presente estudo traz à luz determinadas reflexões sobre Beleza em relação à Educação. Para tanto, o romance O Retrato de Dorian Gray (1890), de Oscar Wilde, escritor Irlandês do período Vitoriano, foi escolhido como corpus de análise. Os argumentos são desenvolvidos com base na convicção de que um aspecto pedagógico da Beleza é sugerido no livro em questão, e que isso se presta a relevantes análises. Tal aspecto é assim explorado tanto na forma quanto no conteúdo do livro. A beleza particular de pessoas e objetos pode ser julgada de diversas formas, mas nunca passa despercebida. Pelo contrário, ela atrai nossa atenção por razões que pertencem à ordem das ideias, dos sentidos e da imaginação. Portanto, visto que percebemos frequentemente a Beleza na natureza ou na arte, isso pode ter profundas influências na Educação. Sob a influência de Lord Henry, Dorian Gray busca uma educação voltada para coisas belas, mas acaba falhando. Uma peça literária visa a retratar o que geralmente acontece na vida humana através de uma série de eventos e descrições que exageram as situações possíveis da vida real, independentemente dos elementos fantásticos, e que por fim acabam refinando nossa sensibilidade. Teorias esboçadas por Platão em muitos de seus escritos, juntamente às teorias de Alexander Baumgarten, Northrop Frye, Carlos Velázquez, Roger Scruton e Bertrand Russel, entre outros, incluindo o próprio Wilde, servem ao propósito desta pesquisa. Este trabalho reúne ideias relacionadas à Beleza, à Estética e à Imaginação e advoga pela necessidade de uma educação sensível que capture o papel da Beleza em nossas vidas. Finalmente, como contribuição, esta monografia é uma tentativa de trazer ao debate a importância de encontrar a beleza da experiência literária, nunca esquecendo que somos, ao mesmo tempo e continuamente, educadores e aprendizes.
id UFRGS-2_4b793c030a5c744ed33eed62479e28f3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231007
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Noble, Derek MelloMaggio, Sandra Sirangelo2021-10-21T04:28:49Z2017http://hdl.handle.net/10183/231007001075227O presente estudo traz à luz determinadas reflexões sobre Beleza em relação à Educação. Para tanto, o romance O Retrato de Dorian Gray (1890), de Oscar Wilde, escritor Irlandês do período Vitoriano, foi escolhido como corpus de análise. Os argumentos são desenvolvidos com base na convicção de que um aspecto pedagógico da Beleza é sugerido no livro em questão, e que isso se presta a relevantes análises. Tal aspecto é assim explorado tanto na forma quanto no conteúdo do livro. A beleza particular de pessoas e objetos pode ser julgada de diversas formas, mas nunca passa despercebida. Pelo contrário, ela atrai nossa atenção por razões que pertencem à ordem das ideias, dos sentidos e da imaginação. Portanto, visto que percebemos frequentemente a Beleza na natureza ou na arte, isso pode ter profundas influências na Educação. Sob a influência de Lord Henry, Dorian Gray busca uma educação voltada para coisas belas, mas acaba falhando. Uma peça literária visa a retratar o que geralmente acontece na vida humana através de uma série de eventos e descrições que exageram as situações possíveis da vida real, independentemente dos elementos fantásticos, e que por fim acabam refinando nossa sensibilidade. Teorias esboçadas por Platão em muitos de seus escritos, juntamente às teorias de Alexander Baumgarten, Northrop Frye, Carlos Velázquez, Roger Scruton e Bertrand Russel, entre outros, incluindo o próprio Wilde, servem ao propósito desta pesquisa. Este trabalho reúne ideias relacionadas à Beleza, à Estética e à Imaginação e advoga pela necessidade de uma educação sensível que capture o papel da Beleza em nossas vidas. Finalmente, como contribuição, esta monografia é uma tentativa de trazer ao debate a importância de encontrar a beleza da experiência literária, nunca esquecendo que somos, ao mesmo tempo e continuamente, educadores e aprendizes.The study at hand brings forward reflections upon Beauty in respects to Education. For this purpose, the novel The Picture of Dorian Gray (1890), by Oscar Wilde, Irish writer of the Victorian period, was selected as corpus. The arguments are built upon the conviction that a pedagogical aspect of Beauty is suggested in the book in question, and it might render many relevant analyses. Such aspect is thus explored in both form and content in the book. The particular beauty of people and things can be judged on many ways, but it never goes unnoticed. Instead, it catches our attention for reasons that belong to the world of the ideas, senses, and imagination. Therefore, inasmuch as one often perceives Beauty in Nature or Art, it may occasion profound influences in education. Under the influence of Lord Henry, Dorian Gray seeks an education towards beautiful things, but fails to do so. A literary piece aims at portraying what usually happens in human life through a series of events and descriptions which exaggerate the possible frames of real life, regardless of fantastic elements, and ultimately refine our sensibilities. Theories outlined by Plato in many of his writings, alongside Alexander Baumgarten‟s, Northop Frye‟s, Carlos Velázquez‟s, Roger Scruton‟s and Bertrand Russell‟s, amongst other authors including Oscar Wilde himself, serve the intention of this paper. The work gathers ideas regarding Beauty, Aesthetics and Imagination and advocates for the need of a sensible education that captures the actual role of Beauty in our lives. Eventually, as contribution, it is an attempt to cast light upon the importance of finding the beauty of the literary experience, never forgetting that we all are, at the same time, constant educators and constant learners.application/pdfporWilde, Oscar, 1854-1900. The picture of Dorian GrayLiteratura inglesaEstéticaBelezaEducaçãoBeautyEducationLiteratureImaginationAestheticsThe pedagogical aspect of beauty in the picture of dorian grayinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001075227.pdf.txt001075227.pdf.txtExtracted Texttext/plain90359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231007/2/001075227.pdf.txte277374b12279dd991a2f80ee3867e92MD52ORIGINAL001075227.pdfTexto completoapplication/pdf412257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231007/1/001075227.pdfa21c4c2451a6a005129c7abea9277a45MD5110183/2310072021-11-20 05:43:06.564365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231007Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:43:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The pedagogical aspect of beauty in the picture of dorian gray
title The pedagogical aspect of beauty in the picture of dorian gray
spellingShingle The pedagogical aspect of beauty in the picture of dorian gray
Noble, Derek Mello
Wilde, Oscar, 1854-1900. The picture of Dorian Gray
Literatura inglesa
Estética
Beleza
Educação
Beauty
Education
Literature
Imagination
Aesthetics
title_short The pedagogical aspect of beauty in the picture of dorian gray
title_full The pedagogical aspect of beauty in the picture of dorian gray
title_fullStr The pedagogical aspect of beauty in the picture of dorian gray
title_full_unstemmed The pedagogical aspect of beauty in the picture of dorian gray
title_sort The pedagogical aspect of beauty in the picture of dorian gray
author Noble, Derek Mello
author_facet Noble, Derek Mello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Noble, Derek Mello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maggio, Sandra Sirangelo
contributor_str_mv Maggio, Sandra Sirangelo
dc.subject.por.fl_str_mv Wilde, Oscar, 1854-1900. The picture of Dorian Gray
Literatura inglesa
Estética
Beleza
Educação
topic Wilde, Oscar, 1854-1900. The picture of Dorian Gray
Literatura inglesa
Estética
Beleza
Educação
Beauty
Education
Literature
Imagination
Aesthetics
dc.subject.eng.fl_str_mv Beauty
Education
Literature
Imagination
Aesthetics
description O presente estudo traz à luz determinadas reflexões sobre Beleza em relação à Educação. Para tanto, o romance O Retrato de Dorian Gray (1890), de Oscar Wilde, escritor Irlandês do período Vitoriano, foi escolhido como corpus de análise. Os argumentos são desenvolvidos com base na convicção de que um aspecto pedagógico da Beleza é sugerido no livro em questão, e que isso se presta a relevantes análises. Tal aspecto é assim explorado tanto na forma quanto no conteúdo do livro. A beleza particular de pessoas e objetos pode ser julgada de diversas formas, mas nunca passa despercebida. Pelo contrário, ela atrai nossa atenção por razões que pertencem à ordem das ideias, dos sentidos e da imaginação. Portanto, visto que percebemos frequentemente a Beleza na natureza ou na arte, isso pode ter profundas influências na Educação. Sob a influência de Lord Henry, Dorian Gray busca uma educação voltada para coisas belas, mas acaba falhando. Uma peça literária visa a retratar o que geralmente acontece na vida humana através de uma série de eventos e descrições que exageram as situações possíveis da vida real, independentemente dos elementos fantásticos, e que por fim acabam refinando nossa sensibilidade. Teorias esboçadas por Platão em muitos de seus escritos, juntamente às teorias de Alexander Baumgarten, Northrop Frye, Carlos Velázquez, Roger Scruton e Bertrand Russel, entre outros, incluindo o próprio Wilde, servem ao propósito desta pesquisa. Este trabalho reúne ideias relacionadas à Beleza, à Estética e à Imaginação e advoga pela necessidade de uma educação sensível que capture o papel da Beleza em nossas vidas. Finalmente, como contribuição, esta monografia é uma tentativa de trazer ao debate a importância de encontrar a beleza da experiência literária, nunca esquecendo que somos, ao mesmo tempo e continuamente, educadores e aprendizes.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-21T04:28:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231007
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001075227
url http://hdl.handle.net/10183/231007
identifier_str_mv 001075227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231007/2/001075227.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231007/1/001075227.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e277374b12279dd991a2f80ee3867e92
a21c4c2451a6a005129c7abea9277a45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224614605488128