O livro e a sua mediação na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187919 |
Resumo: | O livro na Educação Infantil é um objeto a ser descoberto pelas crianças. Nosso objetivo nesse trabalho foi refletir sobre a mediação do livro como objeto de sentido com características próprias a serem conhecidas pelo leitor na Educação Infantil. Para isso, analisamos um capítulo do livro Alice no jardim de infância (CARROL, [1890]2013) (uma versão recontada pelo próprio autor, adaptada para crianças de zero a cinco anos) para observar como o narrador amplia as possibilidades interativas com a narrativa e com o livro. Essa análise possibilitou percebermos como a voz narrativa associada à organização gráfica do livro podem ser importantes recursos de mediação para aproximar o leitor da Educação Infantil e o livro, contagiando esse leitor a interagir com o suporte do texto, promovendo o seu letramento. |
id |
UFRGS-2_4b9d45a9865e336c15eb0f8e56ceb999 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187919 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Marília ForgeariniMartini, Júlia Soares2019-01-19T02:33:22Z20181982-2014http://hdl.handle.net/10183/187919001082700O livro na Educação Infantil é um objeto a ser descoberto pelas crianças. Nosso objetivo nesse trabalho foi refletir sobre a mediação do livro como objeto de sentido com características próprias a serem conhecidas pelo leitor na Educação Infantil. Para isso, analisamos um capítulo do livro Alice no jardim de infância (CARROL, [1890]2013) (uma versão recontada pelo próprio autor, adaptada para crianças de zero a cinco anos) para observar como o narrador amplia as possibilidades interativas com a narrativa e com o livro. Essa análise possibilitou percebermos como a voz narrativa associada à organização gráfica do livro podem ser importantes recursos de mediação para aproximar o leitor da Educação Infantil e o livro, contagiando esse leitor a interagir com o suporte do texto, promovendo o seu letramento.The book in early childhood education is an object to be discovered by children. Our purpose in this paper was to reflect about the mediation of the book as an object of meaning with singular characteristics to be known by the reader in early childhood education. To this end, we analysed a chapter of the book Alice in Wonderland (Alice no jardim de infância (CARROL, [1890]2013) in Portuguese) (a version retold by the author himself, adapted for children from zero to five years) to observe how the narrator amplifies the possibilities of interaction with the narrative and with the book. This analysis made us realize that the narrative voice, associated with the graphic organization of the book can be important resources of mediation to bring closer the reader in early childhood and the book, affecting this reader into interacting with the text support, promoting his or her’s literacy.application/pdfporRevista signo. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 43, n. 78 (nov. 2018), p. 24-31Livro infantilMediaçãoInteraçãoChildren’s bookMediationInteractionO livro e a sua mediação na infânciaThe book and it’s mediation in childhood info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082700.pdf.txt001082700.pdf.txtExtracted Texttext/plain32191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187919/2/001082700.pdf.txtc1b7548ba9b162055bd3b210da8b3de6MD52ORIGINAL001082700.pdfTexto completoapplication/pdf315225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187919/1/001082700.pdf170502e418d7d3338800ddf82909d77dMD5110183/1879192021-09-19 04:34:48.860236oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187919Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:34:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O livro e a sua mediação na infância |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The book and it’s mediation in childhood |
title |
O livro e a sua mediação na infância |
spellingShingle |
O livro e a sua mediação na infância Nunes, Marília Forgearini Livro infantil Mediação Interação Children’s book Mediation Interaction |
title_short |
O livro e a sua mediação na infância |
title_full |
O livro e a sua mediação na infância |
title_fullStr |
O livro e a sua mediação na infância |
title_full_unstemmed |
O livro e a sua mediação na infância |
title_sort |
O livro e a sua mediação na infância |
author |
Nunes, Marília Forgearini |
author_facet |
Nunes, Marília Forgearini Martini, Júlia Soares |
author_role |
author |
author2 |
Martini, Júlia Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini Martini, Júlia Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro infantil Mediação Interação |
topic |
Livro infantil Mediação Interação Children’s book Mediation Interaction |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Children’s book Mediation Interaction |
description |
O livro na Educação Infantil é um objeto a ser descoberto pelas crianças. Nosso objetivo nesse trabalho foi refletir sobre a mediação do livro como objeto de sentido com características próprias a serem conhecidas pelo leitor na Educação Infantil. Para isso, analisamos um capítulo do livro Alice no jardim de infância (CARROL, [1890]2013) (uma versão recontada pelo próprio autor, adaptada para crianças de zero a cinco anos) para observar como o narrador amplia as possibilidades interativas com a narrativa e com o livro. Essa análise possibilitou percebermos como a voz narrativa associada à organização gráfica do livro podem ser importantes recursos de mediação para aproximar o leitor da Educação Infantil e o livro, contagiando esse leitor a interagir com o suporte do texto, promovendo o seu letramento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-19T02:33:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187919 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-2014 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001082700 |
identifier_str_mv |
1982-2014 001082700 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista signo. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 43, n. 78 (nov. 2018), p. 24-31 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187919/2/001082700.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187919/1/001082700.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c1b7548ba9b162055bd3b210da8b3de6 170502e418d7d3338800ddf82909d77d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224960697434112 |