O livro e a sua mediação na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Marília Forgearini
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martini, Júlia Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187919
Resumo: O livro na Educação Infantil é um objeto a ser descoberto pelas crianças. Nosso objetivo nesse trabalho foi refletir sobre a mediação do livro como objeto de sentido com características próprias a serem conhecidas pelo leitor na Educação Infantil. Para isso, analisamos um capítulo do livro Alice no jardim de infância (CARROL, [1890]2013) (uma versão recontada pelo próprio autor, adaptada para crianças de zero a cinco anos) para observar como o narrador amplia as possibilidades interativas com a narrativa e com o livro. Essa análise possibilitou percebermos como a voz narrativa associada à organização gráfica do livro podem ser importantes recursos de mediação para aproximar o leitor da Educação Infantil e o livro, contagiando esse leitor a interagir com o suporte do texto, promovendo o seu letramento.
id UFRGS-2_4b9d45a9865e336c15eb0f8e56ceb999
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187919
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Marília ForgeariniMartini, Júlia Soares2019-01-19T02:33:22Z20181982-2014http://hdl.handle.net/10183/187919001082700O livro na Educação Infantil é um objeto a ser descoberto pelas crianças. Nosso objetivo nesse trabalho foi refletir sobre a mediação do livro como objeto de sentido com características próprias a serem conhecidas pelo leitor na Educação Infantil. Para isso, analisamos um capítulo do livro Alice no jardim de infância (CARROL, [1890]2013) (uma versão recontada pelo próprio autor, adaptada para crianças de zero a cinco anos) para observar como o narrador amplia as possibilidades interativas com a narrativa e com o livro. Essa análise possibilitou percebermos como a voz narrativa associada à organização gráfica do livro podem ser importantes recursos de mediação para aproximar o leitor da Educação Infantil e o livro, contagiando esse leitor a interagir com o suporte do texto, promovendo o seu letramento.The book in early childhood education is an object to be discovered by children. Our purpose in this paper was to reflect about the mediation of the book as an object of meaning with singular characteristics to be known by the reader in early childhood education. To this end, we analysed a chapter of the book Alice in Wonderland (Alice no jardim de infância (CARROL, [1890]2013) in Portuguese) (a version retold by the author himself, adapted for children from zero to five years) to observe how the narrator amplifies the possibilities of interaction with the narrative and with the book. This analysis made us realize that the narrative voice, associated with the graphic organization of the book can be important resources of mediation to bring closer the reader in early childhood and the book, affecting this reader into interacting with the text support, promoting his or her’s literacy.application/pdfporRevista signo. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 43, n. 78 (nov. 2018), p. 24-31Livro infantilMediaçãoInteraçãoChildren’s bookMediationInteractionO livro e a sua mediação na infânciaThe book and it’s mediation in childhood info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082700.pdf.txt001082700.pdf.txtExtracted Texttext/plain32191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187919/2/001082700.pdf.txtc1b7548ba9b162055bd3b210da8b3de6MD52ORIGINAL001082700.pdfTexto completoapplication/pdf315225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187919/1/001082700.pdf170502e418d7d3338800ddf82909d77dMD5110183/1879192021-09-19 04:34:48.860236oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187919Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:34:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O livro e a sua mediação na infância
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The book and it’s mediation in childhood
title O livro e a sua mediação na infância
spellingShingle O livro e a sua mediação na infância
Nunes, Marília Forgearini
Livro infantil
Mediação
Interação
Children’s book
Mediation
Interaction
title_short O livro e a sua mediação na infância
title_full O livro e a sua mediação na infância
title_fullStr O livro e a sua mediação na infância
title_full_unstemmed O livro e a sua mediação na infância
title_sort O livro e a sua mediação na infância
author Nunes, Marília Forgearini
author_facet Nunes, Marília Forgearini
Martini, Júlia Soares
author_role author
author2 Martini, Júlia Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Marília Forgearini
Martini, Júlia Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Livro infantil
Mediação
Interação
topic Livro infantil
Mediação
Interação
Children’s book
Mediation
Interaction
dc.subject.eng.fl_str_mv Children’s book
Mediation
Interaction
description O livro na Educação Infantil é um objeto a ser descoberto pelas crianças. Nosso objetivo nesse trabalho foi refletir sobre a mediação do livro como objeto de sentido com características próprias a serem conhecidas pelo leitor na Educação Infantil. Para isso, analisamos um capítulo do livro Alice no jardim de infância (CARROL, [1890]2013) (uma versão recontada pelo próprio autor, adaptada para crianças de zero a cinco anos) para observar como o narrador amplia as possibilidades interativas com a narrativa e com o livro. Essa análise possibilitou percebermos como a voz narrativa associada à organização gráfica do livro podem ser importantes recursos de mediação para aproximar o leitor da Educação Infantil e o livro, contagiando esse leitor a interagir com o suporte do texto, promovendo o seu letramento.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-19T02:33:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187919
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-2014
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001082700
identifier_str_mv 1982-2014
001082700
url http://hdl.handle.net/10183/187919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista signo. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 43, n. 78 (nov. 2018), p. 24-31
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187919/2/001082700.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187919/1/001082700.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c1b7548ba9b162055bd3b210da8b3de6
170502e418d7d3338800ddf82909d77d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224960697434112