Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Gustavo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Valentini, Nadia Cristina, Berleze, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20823
Resumo: Este estudo teve o objetivo de investigar como as crianças expressam suas percepções de competência nos diferentes domínios do comportamento humano. Foi utilizada a Escala de Percepção de Competência para Crianças com 96 crianças do ensino fundamental público. Os resultados sugerem que: a) crianças mais velhas apresentam níveis menores de percepção de competência; b) as percepções de competência de meninos e meninas nos diferentes domínios foram semelhantes; c) a percepção de competência escolar é mais baixa para as crianças mais velhas e repetentes; e, d) a menor competência escolar percebida, parece não afetar os níveis de competência nos demais domínios.
id UFRGS-2_4bc491da67d5b66312f12017858e00f0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20823
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Almeida, GustavoValentini, Nadia CristinaBerleze, Adriana2010-04-16T09:16:46Z20090104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/20823000716555Este estudo teve o objetivo de investigar como as crianças expressam suas percepções de competência nos diferentes domínios do comportamento humano. Foi utilizada a Escala de Percepção de Competência para Crianças com 96 crianças do ensino fundamental público. Os resultados sugerem que: a) crianças mais velhas apresentam níveis menores de percepção de competência; b) as percepções de competência de meninos e meninas nos diferentes domínios foram semelhantes; c) a percepção de competência escolar é mais baixa para as crianças mais velhas e repetentes; e, d) a menor competência escolar percebida, parece não afetar os níveis de competência nos demais domínios.The objective of this study was to investigate how children perceived their competence in the different domains of human behavior. The Perceived Competence Scale was used with 96 children from elementary public school. The results suggested that: a) older children showed lower levels of perceived competence; b) boys and girls perceived competence in the different domains were similar; c) cognitive perceptions of competence were lower in older children as well as in children that repeated school year; e, d) the lower perceptions of cognitive competence appears have no effect in the perceptions of competence in the others domains.El objetivo de este estudio fue investigar cómo niños expresan sus percepciones de competencia en los diferentes dominios del comportamiento humano. Se ha utilizado la Escala de Percepción de Competencia para Niños con 96 niños de la enseñanza fundamental pública. Los resultados sugieren que a) niños mayores presentan niveles de percepción de competencia más bajos; b) las percepciones de competencia de niños y niñas en los diferentes dominios han sido semejantes; c) la percepción de competencia escolar es inferior para los niños mayores y repitentes; y d) la menor competencia escolar percibida parece no afectar los niveles de competencia en los demás dominios.application/pdfporMovimento. Vol. 15, n. 1 (jan./mar. 2009), p. 71-97.CompetênciaCriançasAdolescentesPerceptionCompetency-based educationChildrenPercepciónEducación basada en competenciasNiñosPercepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamentalPerceptions of competence in a study with children and adolescents from elementary school Percepciones de competencia : un estudio de niños e adolescentes de la enseñanza fundamentalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000716555-02.pdf000716555-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf66169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/1/000716555-02.pdf49f73fb29a4df8a6c48354c6f530fd19MD51000716555.pdf000716555.pdfTexto completoapplication/pdf124033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/2/000716555.pdfe3c8a5a0bc6360312fd8aa63b19950d9MD52TEXT000716555.pdf.txt000716555.pdf.txtExtracted Texttext/plain59944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/3/000716555.pdf.txt0dbd982cf92c16376b4f6fcbc3136cb3MD53000716555-02.pdf.txt000716555-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain53476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/4/000716555-02.pdf.txt6a5e3463ab3f053912338a5f66c1fa12MD54THUMBNAIL000716555-02.pdf.jpg000716555-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/5/000716555-02.pdf.jpgc887991e01781f0cbeefd71483af6d08MD55000716555.pdf.jpg000716555.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/6/000716555.pdf.jpgc70e683586e67d030e9369b9ba7e5d25MD5610183/208232019-04-20 02:35:41.082263oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20823Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-20T05:35:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Perceptions of competence in a study with children and adolescents from elementary school
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Percepciones de competencia : un estudio de niños e adolescentes de la enseñanza fundamental
title Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental
spellingShingle Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental
Almeida, Gustavo
Competência
Crianças
Adolescentes
Perception
Competency-based education
Children
Percepción
Educación basada en competencias
Niños
title_short Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental
title_full Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental
title_fullStr Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental
title_full_unstemmed Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental
title_sort Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental
author Almeida, Gustavo
author_facet Almeida, Gustavo
Valentini, Nadia Cristina
Berleze, Adriana
author_role author
author2 Valentini, Nadia Cristina
Berleze, Adriana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Gustavo
Valentini, Nadia Cristina
Berleze, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Competência
Crianças
Adolescentes
topic Competência
Crianças
Adolescentes
Perception
Competency-based education
Children
Percepción
Educación basada en competencias
Niños
dc.subject.eng.fl_str_mv Perception
Competency-based education
Children
dc.subject.spa.fl_str_mv Percepción
Educación basada en competencias
Niños
description Este estudo teve o objetivo de investigar como as crianças expressam suas percepções de competência nos diferentes domínios do comportamento humano. Foi utilizada a Escala de Percepção de Competência para Crianças com 96 crianças do ensino fundamental público. Os resultados sugerem que: a) crianças mais velhas apresentam níveis menores de percepção de competência; b) as percepções de competência de meninos e meninas nos diferentes domínios foram semelhantes; c) a percepção de competência escolar é mais baixa para as crianças mais velhas e repetentes; e, d) a menor competência escolar percebida, parece não afetar os níveis de competência nos demais domínios.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:16:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/20823
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000716555
identifier_str_mv 0104-754X
000716555
url http://hdl.handle.net/10183/20823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Vol. 15, n. 1 (jan./mar. 2009), p. 71-97.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/1/000716555-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/2/000716555.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/3/000716555.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/4/000716555-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/5/000716555-02.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/6/000716555.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 49f73fb29a4df8a6c48354c6f530fd19
e3c8a5a0bc6360312fd8aa63b19950d9
0dbd982cf92c16376b4f6fcbc3136cb3
6a5e3463ab3f053912338a5f66c1fa12
c887991e01781f0cbeefd71483af6d08
c70e683586e67d030e9369b9ba7e5d25
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224708656463872