Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/20823 |
Resumo: | Este estudo teve o objetivo de investigar como as crianças expressam suas percepções de competência nos diferentes domínios do comportamento humano. Foi utilizada a Escala de Percepção de Competência para Crianças com 96 crianças do ensino fundamental público. Os resultados sugerem que: a) crianças mais velhas apresentam níveis menores de percepção de competência; b) as percepções de competência de meninos e meninas nos diferentes domínios foram semelhantes; c) a percepção de competência escolar é mais baixa para as crianças mais velhas e repetentes; e, d) a menor competência escolar percebida, parece não afetar os níveis de competência nos demais domínios. |
id |
UFRGS-2_4bc491da67d5b66312f12017858e00f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20823 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, GustavoValentini, Nadia CristinaBerleze, Adriana2010-04-16T09:16:46Z20090104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/20823000716555Este estudo teve o objetivo de investigar como as crianças expressam suas percepções de competência nos diferentes domínios do comportamento humano. Foi utilizada a Escala de Percepção de Competência para Crianças com 96 crianças do ensino fundamental público. Os resultados sugerem que: a) crianças mais velhas apresentam níveis menores de percepção de competência; b) as percepções de competência de meninos e meninas nos diferentes domínios foram semelhantes; c) a percepção de competência escolar é mais baixa para as crianças mais velhas e repetentes; e, d) a menor competência escolar percebida, parece não afetar os níveis de competência nos demais domínios.The objective of this study was to investigate how children perceived their competence in the different domains of human behavior. The Perceived Competence Scale was used with 96 children from elementary public school. The results suggested that: a) older children showed lower levels of perceived competence; b) boys and girls perceived competence in the different domains were similar; c) cognitive perceptions of competence were lower in older children as well as in children that repeated school year; e, d) the lower perceptions of cognitive competence appears have no effect in the perceptions of competence in the others domains.El objetivo de este estudio fue investigar cómo niños expresan sus percepciones de competencia en los diferentes dominios del comportamiento humano. Se ha utilizado la Escala de Percepción de Competencia para Niños con 96 niños de la enseñanza fundamental pública. Los resultados sugieren que a) niños mayores presentan niveles de percepción de competencia más bajos; b) las percepciones de competencia de niños y niñas en los diferentes dominios han sido semejantes; c) la percepción de competencia escolar es inferior para los niños mayores y repitentes; y d) la menor competencia escolar percibida parece no afectar los niveles de competencia en los demás dominios.application/pdfporMovimento. Vol. 15, n. 1 (jan./mar. 2009), p. 71-97.CompetênciaCriançasAdolescentesPerceptionCompetency-based educationChildrenPercepciónEducación basada en competenciasNiñosPercepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamentalPerceptions of competence in a study with children and adolescents from elementary school Percepciones de competencia : un estudio de niños e adolescentes de la enseñanza fundamentalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000716555-02.pdf000716555-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf66169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/1/000716555-02.pdf49f73fb29a4df8a6c48354c6f530fd19MD51000716555.pdf000716555.pdfTexto completoapplication/pdf124033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/2/000716555.pdfe3c8a5a0bc6360312fd8aa63b19950d9MD52TEXT000716555.pdf.txt000716555.pdf.txtExtracted Texttext/plain59944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/3/000716555.pdf.txt0dbd982cf92c16376b4f6fcbc3136cb3MD53000716555-02.pdf.txt000716555-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain53476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/4/000716555-02.pdf.txt6a5e3463ab3f053912338a5f66c1fa12MD54THUMBNAIL000716555-02.pdf.jpg000716555-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/5/000716555-02.pdf.jpgc887991e01781f0cbeefd71483af6d08MD55000716555.pdf.jpg000716555.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/6/000716555.pdf.jpgc70e683586e67d030e9369b9ba7e5d25MD5610183/208232019-04-20 02:35:41.082263oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20823Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-20T05:35:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Perceptions of competence in a study with children and adolescents from elementary school |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Percepciones de competencia : un estudio de niños e adolescentes de la enseñanza fundamental |
title |
Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental |
spellingShingle |
Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental Almeida, Gustavo Competência Crianças Adolescentes Perception Competency-based education Children Percepción Educación basada en competencias Niños |
title_short |
Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental |
title_full |
Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental |
title_fullStr |
Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental |
title_sort |
Percepções de competência : um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental |
author |
Almeida, Gustavo |
author_facet |
Almeida, Gustavo Valentini, Nadia Cristina Berleze, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Valentini, Nadia Cristina Berleze, Adriana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Gustavo Valentini, Nadia Cristina Berleze, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência Crianças Adolescentes |
topic |
Competência Crianças Adolescentes Perception Competency-based education Children Percepción Educación basada en competencias Niños |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Perception Competency-based education Children |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Percepción Educación basada en competencias Niños |
description |
Este estudo teve o objetivo de investigar como as crianças expressam suas percepções de competência nos diferentes domínios do comportamento humano. Foi utilizada a Escala de Percepção de Competência para Crianças com 96 crianças do ensino fundamental público. Os resultados sugerem que: a) crianças mais velhas apresentam níveis menores de percepção de competência; b) as percepções de competência de meninos e meninas nos diferentes domínios foram semelhantes; c) a percepção de competência escolar é mais baixa para as crianças mais velhas e repetentes; e, d) a menor competência escolar percebida, parece não afetar os níveis de competência nos demais domínios. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:16:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/20823 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-754X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000716555 |
identifier_str_mv |
0104-754X 000716555 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/20823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimento. Vol. 15, n. 1 (jan./mar. 2009), p. 71-97. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/1/000716555-02.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/2/000716555.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/3/000716555.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/4/000716555-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/5/000716555-02.pdf.jpg http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20823/6/000716555.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
49f73fb29a4df8a6c48354c6f530fd19 e3c8a5a0bc6360312fd8aa63b19950d9 0dbd982cf92c16376b4f6fcbc3136cb3 6a5e3463ab3f053912338a5f66c1fa12 c887991e01781f0cbeefd71483af6d08 c70e683586e67d030e9369b9ba7e5d25 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224708656463872 |