Confluindo a linguagem do audiovisual e a educação geográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Emiliano Zuchetti
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265903
Resumo: O texto descreve a jornada de um estudante de Licenciatura em Geografia que se inspirou a explorar a integração entre educação, cinema e geografia. Percebe as produções audiovisuais como uma linguagem artística crescente entre a juventude e com conexões com saberes geográficos. Logo possibilidades de práticas interdisciplinares em contexto escolar. Busca como analisar filmes ao assisti-los. Percebe que as produções têm potenciais educacionais para além da mera ilustração de imagens e sons. Reconhece que experienciar os vídeos carregam consigo muitas memórias, saberes e estereótipos potentes em um processo de troca para uma educação geográfica. Também encontro limites que esta arte possui quando tenta ser representação da realidade ou quando padroniza sua estética com parâmetros hegemônicos. O autor explora sua jornada de pesquisa, comparando-a ao ciclo da água. Tenta ver na arte, uma forma de comunicação da natureza e encontra nessa busca um aliado com a série documental “Da nascente à Foz”. A forma como esta obra aborda as história e as geografias dos Rios brasileiros, de forma artística e socioambientalmente engajada, permite uma união: humana e meio, cultura e natureza. O escrito vislumbra com essa confluência de saberes e práticas, estimular a partilha coletiva em turmas escolares. Com a produção de arte audiovisual junto de um processo de educação geográfica
id UFRGS-2_4bf531535abdfbed541a465ff60a28dd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265903
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Teixeira, Emiliano ZuchettiTonetto, Élida Pasini2023-10-12T03:33:11Z2023http://hdl.handle.net/10183/265903001178172O texto descreve a jornada de um estudante de Licenciatura em Geografia que se inspirou a explorar a integração entre educação, cinema e geografia. Percebe as produções audiovisuais como uma linguagem artística crescente entre a juventude e com conexões com saberes geográficos. Logo possibilidades de práticas interdisciplinares em contexto escolar. Busca como analisar filmes ao assisti-los. Percebe que as produções têm potenciais educacionais para além da mera ilustração de imagens e sons. Reconhece que experienciar os vídeos carregam consigo muitas memórias, saberes e estereótipos potentes em um processo de troca para uma educação geográfica. Também encontro limites que esta arte possui quando tenta ser representação da realidade ou quando padroniza sua estética com parâmetros hegemônicos. O autor explora sua jornada de pesquisa, comparando-a ao ciclo da água. Tenta ver na arte, uma forma de comunicação da natureza e encontra nessa busca um aliado com a série documental “Da nascente à Foz”. A forma como esta obra aborda as história e as geografias dos Rios brasileiros, de forma artística e socioambientalmente engajada, permite uma união: humana e meio, cultura e natureza. O escrito vislumbra com essa confluência de saberes e práticas, estimular a partilha coletiva em turmas escolares. Com a produção de arte audiovisual junto de um processo de educação geográficaThe text describes the journey of a Bachelor's degree student in Geography who was inspired to explore the integration between education, cinema and geography. It perceives audiovisual productions as a growing artistic language among the youth and with connections with geographical knowledge. Soon possibilities of interdisciplinary practices in school context. Looks for how to analyze movies when watching them. He realizes that the productions have educational potentials beyond the mere illustration of images and sounds. It recognizes that experiencing the videos carry with it many memories, knowledge and powerful stereotypes in a process of exchange for a geographical education. I also find limits that this art has when it tries to be a representation of reality or when it standardizes its aesthetics with hegemonic parameters. The author explores his research journey, comparing it to the water cycle. He tries to see in art, a form of communication of nature and finds in this search an ally with the documentary series "From the source to the mouth". The way this work approaches the history and geographies of the Brazilian Rivers, in an artistic and socio-environmentally engaged way, allows a union: human and environmental, culture and nature. The writing envisions with this confluence of knowledge and practices, to stimulate the collective sharing in school classes. With the production of audiovisual art together with a process of geographical education.El texto describe el viaje de un estudiante de licenciatura en Geografía que se inspiró para explorar la integración entre educación, cine y geografía. Percibe las producciones audiovisuales como un lenguaje artístico creciente entre los jóvenes y con conexiones con el conocimiento geográfico. Pronto posibilidades de prácticas interdisciplinarias en el contexto escolar. Busca cómo analizar películas al verlas. Se da cuenta de que las producciones tienen potenciales educativos más allá de la mera ilustración de imágenes y sonidos. Reconoce que experimentar los videos lleva consigo muchos recuerdos, conocimientos y poderosos estereotipos en un proceso de intercambio por una educación geográfica. También encuentro límites que tiene este arte cuando intenta ser una representación de la realidad o cuando estandariza su estética con parámetros hegemónicos. El autor explora su viaje de investigación, comparándolo con el ciclo del agua. Intenta ver en el arte, una forma de comunicación de la naturaleza y encuentra en esta búsqueda un aliado con la serie documental "De la fuente a la boca". La forma en que este trabajo aborda la historia y las geografías de los ríos brasileños, de una manera artística y socio ambiental comprometida, permite una unión: humana y ambiental, cultura y naturaleza. La escritura prevé con esta confluencia de conocimientos y prácticas, estimular el intercambio colectivo en las clases escolares. Con la producción de arte audiovisual junto con un proceso de educación geográfica.application/pdfporGeografia escolarEducação geográficaPráticas educativasAudiovisualAudiovisualGeographic educationInterdisciplinarityEducación geográficaInterdisciplinariedadConfluindo a linguagem do audiovisual e a educação geográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2023Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001178172.pdf.txt001178172.pdf.txtExtracted Texttext/plain107866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265903/2/001178172.pdf.txtf851857568bc356908acef0e0fe78e99MD52ORIGINAL001178172.pdfTexto completoapplication/pdf25946649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265903/1/001178172.pdf135673570f3541a0a6bde8d0b88e0340MD5110183/2659032023-10-13 03:36:41.933124oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265903Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-13T06:36:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Confluindo a linguagem do audiovisual e a educação geográfica
title Confluindo a linguagem do audiovisual e a educação geográfica
spellingShingle Confluindo a linguagem do audiovisual e a educação geográfica
Teixeira, Emiliano Zuchetti
Geografia escolar
Educação geográfica
Práticas educativas
Audiovisual
Audiovisual
Geographic education
Interdisciplinarity
Educación geográfica
Interdisciplinariedad
title_short Confluindo a linguagem do audiovisual e a educação geográfica
title_full Confluindo a linguagem do audiovisual e a educação geográfica
title_fullStr Confluindo a linguagem do audiovisual e a educação geográfica
title_full_unstemmed Confluindo a linguagem do audiovisual e a educação geográfica
title_sort Confluindo a linguagem do audiovisual e a educação geográfica
author Teixeira, Emiliano Zuchetti
author_facet Teixeira, Emiliano Zuchetti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Emiliano Zuchetti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tonetto, Élida Pasini
contributor_str_mv Tonetto, Élida Pasini
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Educação geográfica
Práticas educativas
Audiovisual
topic Geografia escolar
Educação geográfica
Práticas educativas
Audiovisual
Audiovisual
Geographic education
Interdisciplinarity
Educación geográfica
Interdisciplinariedad
dc.subject.eng.fl_str_mv Audiovisual
Geographic education
Interdisciplinarity
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación geográfica
Interdisciplinariedad
description O texto descreve a jornada de um estudante de Licenciatura em Geografia que se inspirou a explorar a integração entre educação, cinema e geografia. Percebe as produções audiovisuais como uma linguagem artística crescente entre a juventude e com conexões com saberes geográficos. Logo possibilidades de práticas interdisciplinares em contexto escolar. Busca como analisar filmes ao assisti-los. Percebe que as produções têm potenciais educacionais para além da mera ilustração de imagens e sons. Reconhece que experienciar os vídeos carregam consigo muitas memórias, saberes e estereótipos potentes em um processo de troca para uma educação geográfica. Também encontro limites que esta arte possui quando tenta ser representação da realidade ou quando padroniza sua estética com parâmetros hegemônicos. O autor explora sua jornada de pesquisa, comparando-a ao ciclo da água. Tenta ver na arte, uma forma de comunicação da natureza e encontra nessa busca um aliado com a série documental “Da nascente à Foz”. A forma como esta obra aborda as história e as geografias dos Rios brasileiros, de forma artística e socioambientalmente engajada, permite uma união: humana e meio, cultura e natureza. O escrito vislumbra com essa confluência de saberes e práticas, estimular a partilha coletiva em turmas escolares. Com a produção de arte audiovisual junto de um processo de educação geográfica
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-12T03:33:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265903
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001178172
url http://hdl.handle.net/10183/265903
identifier_str_mv 001178172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265903/2/001178172.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265903/1/001178172.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f851857568bc356908acef0e0fe78e99
135673570f3541a0a6bde8d0b88e0340
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224668302016512